Ana Sofia António


Nota biográfica

Doutorada em Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em 2013. Foi equiparada a bolseira pelo Ministério da Educação, o que lhe permitiu investigar as relações entre os artigos de opinião sobre a educação, publicados em jornais de referência, e os valores e as aspirações defendidos pela nova classe média. É Mestre pela mesma Universidade, em Ciências da Educação com especialização em educação, desenvolvimento e políticas educativas, a sua dissertação foi publicada pelas Edições Asa com o título O Outro Lado do Espelho. Sentimenstos, vivências, imaginários. Professores no lugar do morto. Licenciou-se em Educação na área de Matemática e Ciências, pela Escola Superior de Educação de Lisboa, em 1997. É atualmente professora do 2.º ciclo do ensino básico pertencendo ao 230.º grupo de recrutamento do Agrupamento de Escolas da Parede, no concelho de Cascais. Tem procurado divulgar os resultados das suas investigações em artigos científicos e em encontros com outros investigadores.

Ana Sofia António participou no projeto The Construction of Teacher Profession in Secondary School (1947 – 1974). Training, Paths, Identities, realizado no âmbito da Unidade de Investigação e Desenvolvimento: Observatório de Políticas de Educação e de Contextos Educativos, com a coordenação científica do Professor Doutor António Teodoro; no âmbito deste projecto produziu uma investigação com o título: De menina a mestra: Memórias do Curso de Formação Feminina, o resultado desta investigação está disponível online, nela procurou-se conhecer os enredos que abraçavam um curso destinado apenas a meninas e, à partida, orientados para que as mesmas adquirissem um saber feminino e mais tarde fossem capazes de realizar determinadas tarefas domésticas dando continuidade a uma estrutura económica-familiar.

Integrou o projecto de investigação Educating the Global Citizen: Globalization, Educational Reform and the Politics of Equity and Inclusion in 12 Countries, com a coordenação científica do Professor Doutor António Teodoro.

É membro da Rede Iberoamericana de Investigação em Políticas de Educação (RIAIPE); projecto avaliado e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Áreas de interesse académico e científico

  • O mandato atribuído à escola pela nova classe média
  • Análise crítica do discurso
  • Comunicação social
  • Educação
  • Meritocracia
  • Nova classe média