Publicações

Artigos em revistas internacionais

  • Fraga, N. & Teodoro, A. (2016). A reconfiguração da gestão da coisa pública face à emergência de processos participativos centrados no cidadão. O caso do orçamento participativo de Palmela Educação, Sociedade & Culturas, 47: 111-130. Disponível aqui.
  • Santos, A. A. Dos, Teodoro, A.& Queiroz, S. (2016). Educação em saúde: um mapeamento dos estudos produzidos no Brasil e em Portugal (2000-2013). Revista Lusófona de Educação, 33, 9 12  Disponível aqui.
  • Teodoro, A. (2016). Governando por números: os grandes inquéritos estatísticos internacionais e a construção de uma agenda global nas políticas de educação. Em Aberto, 29(96), 41-52. Disponível em Disponível aqui.
  • Teodoro, A. (2016). A construção da educação mundial ou o lugar da Educação Comparada no estudo das políticas (e práticas) da educação. Revista Brasileira de Pós-Graduação, 12(29), 859-877. DOI: Disponível aqui.
  • Teodoro, A. (2015). A Universidade no Século XXI. Desenhando futuros possíveis. Universidades. Revista de UDUAL, 64, 31-42. Disponível aqui.
  • Sultz, A.R. & Teodoro, T. (2014). Evolução do Desenho Técnico e a divisão do trabalho industrial: Entre o Centro e Periferia mundial. Revista Lusófona de Educação, 27: 93-109. logo-adobe-white Disponível aqui.
  • Teodoro, A. (2014). A Educação Superior na Europa e América Latina: Propostas para uma Universidade Cidadã no século XXI. Revista Argentina de Educacíon Superior, 6(8): 219-250. Disponível aqui.
  • Teodoro, A. (2014). Critique et utopie, ou une pédagogie de la possibilité dans la construction de politiques d’éducation démocratiques, Revista Lusófona de Educação, 26: 125-139. Disponível aqui.
  • Teodoro, A. (2013). Educação Superior e Inclusão. Tendências e desafios no século XXI. Revista Temas em Educação, 22(2): 225-238. Disponível aqui.
  • Chapani, D. T., Carvalho, L.M.O. & Teodoro, A. (2012). Políticas de formação docente na Bahia: Uma análise a partir de pressupostos da teoria social de Habermas. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, 3(3). Disponível aqui.
  • Linhares, M. & Teodoro, A. (2010). Educando para a Liberdade. A natureza da educação carcerária e a (re)socialização de presidiários. Educação, Sociedade & Culturas, 30: 57-73. Disponível aqui.
  • Teodoro, A. Estrela, E. (2010) Curriculum policy in Portugal (1995-2007): global agendas and regional and national reconfigurations, Journal of Curriculum Studies, 42: 5, 621-647 Disponível aqui.
  • Alvarenga, A. M. & Teodoro, A. (2009). “A “Lenda” ou História da Borboleta: Os Movimentos Sociais e a Educação – o caso do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e a Educação do Campo”, EccoS. Revista Científica, 11 (1), 193 – 207. Disponível aqui.
  • Alvarenga, A. M. & Teodoro, A. (2009). O diálogo na construção das identidades docentes: Significados e caminhos para a construção de uma escola instituinte. Revista Brasileira de Formação de Professores, 1(2), 118-137.
  • Marques, F.; Aníbal, G.; Graça, V. Teodoro, A. (2008). A política educativa da União Europeia. O processo de unionização no contexto de globalização. Revista Iberoamericana de Educación, 48, 93-110. Disponível aqui.
  • Teodoro, A. Aníbal, G. (2008). Education in Times of Globalisation. Modernization and Hybridism in the Educational Politics in Portugal. International Journal of Contemporary Sociology, 45(2), 103-118. Disponível aqui.
  • Teodoro, A. Aníbal. G. (2008). A Educação em Tempos de Globalização. Modernização e Hibridismo nas Políticas Educativas em Portugal. Revista Iberoamericana de Educación, 48, 73-91. Disponível aqui.
  • Teodoro, A.(2007). Nouvelles modalités de régulation transnationale des politiques éducatives. Evidences et possibilités. Carrefours de l´Education, 24: 201-215. Disponível aqui.

Artigos em revistas científicas nacionais

  • Sanches, I. & Teodoro, A. (2011). Espaço pedagógico o que os professores de apoio educativo dizem que gostariam de fazer. REP – Revista Espaço Pedagógico, 17, 1, 7-39. Disponível aqui.
  • Linhares, M. & Teodoro, A. (2010). Educando para a Liberdade. A natureza da educação carcerária e a (re)socialização de presidiários. Educação, Sociedade Culturas, 30, 57-73. Disponível aqui.
  • Teodoro, A. (2008). No fio da navalha: as tecnologias políticas de reforma e a luta pela fabricação da alma dos professores. In J. A. Costa, A. Neto-Mendes & A. Ventura (Org.).Trabalho Docente e Organizações Educativas (pp. 29-37). Aveiro: Universidade de Aveiro. Disponível aqui.
  • Sanches, I. & Teodoro, A. (2007). Procurando Indicadores de Educação Inclusiva: as Práticas dos Professores de Apoio Educativo. Revista Portuguesa de Educação, 20 (2), 105-149. ISSN 0871 – 9187. Disponível aqui.
  • Teodoro, A. & Aníbal, G. (2007). A Educação em Tempos de Globalização. Modernização e hibridismo nas políticas de educação em Portugal. Revista Lusófona de Educação, 10, 13-26. Disponível aqui.

Livros

  • Teodoro, A. & Guilherme, M. (eds). (2014). European and Latin American Higher Education Between Mirrors. Conceptual Frameworks and Policies of Equity and Social Cohesion. Rotherdam & Boston: Sense Publishers. ISBN 978-94-6209-543-4. [link] Disponível aqui.
  • Beltrán, J. & Teodoro, A. (Coords) (2013). Educación Superior e Inclusión Social: aproximaciones conceptuales y perspectivas internacionales. Buenos Aires: Miño y Dávila Editores. [link] Disponível aqui.
  • Teodoro, A., Mendizábal, C. H., Lourenço, F., Villegas, M. (Orgs.) (2013). Interculturalidad y Educación Superior. Desafios de la diversidad para un cambio educativo. Buenos Aires: Biblos.
  • Teodoro, A. (2010). Educação, Globalização e Neoliberalismo. Novos modos de regulação transnacional das políticas de educação. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. Disponível aqui.
  • Teodoro, A. (Org.) (2010). A Educação Superior no Espaço Iberoamericano. Do Elitismo à Transnacionalização. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
  • António, A. S.; Estrela, E.; Galego, C. & Teodoro, A. (Eds.) (2009).Educando o Cidadão Global: Globalização, Educação e Novos Modos de Governação. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. ISBN 978 972 8881 63 4 (eBook). Disponível aqui.
  • Teodoro, A. & Montané, A. (Eds.) (2009). Espejos e Reflexos. Politicas Curriculares y avaliaciones internacionales. Valencia: Germania.
  • Teodoro, A. (ed.) (2008) Tempos e Andamentos nas Políticas de Educação. Estudos Iberoamericanos. Brasília: Liber Livro. Disponível aqui.
  • Torres, C. A. & Teodoro, A. (Eds.) (2007). Critique and Utopia. New Developments in The Sociology of Education In the Twenty-First Century. Lanham: Rowman & Littlefield.
  • Teodoro, A. (2006). Professores, para quê? Mudanças e desafios na profissão docente. Porto: Profedições.
  • Teodoro, A. & Torres, C. A. (Orgs.) (2005). Educação Crítica e Utopia. Perspectivas para o Século XXI. Porto: Edições Afrontamento.
  • Teodoro, A. & Torres, C. A. (Orgs.) (2005). Educação Crítica e Utopia. Perspectivas para o Século XXI. São Paulo: Cortez Editora.

Capítulos de livro

  • Teodoro, A. (2016). La construcción política de la educación en el Escenario Europeo. In R. F. Arnove, C. A. Torres & S. Franz (Eds). Educación Comparada. La dialéctica de lo global y lo local (pp. 635-649). Valencia: Tirant Humanidades.
  • Santos, E., Teodoro, A. & Costa Junior, R. Dos (2016). Rankings universitários: entre a regulação do mercado e a difusão de modelos organizacionais – o caso brasileiro. In A. Del Vecchio & E. Santos (Orgs.). Educação Superior no Brasil: modelos e missões institucionais (pp. 33-56). S. Paulo: BT Acadêmica.  ISBN: 978-85-9485-013-3 
  • Teodoro, A. (2015). A Educação como Frente de Luta. Recortes sobre um Programa de Democratização da Escola Básica em Portugal (1974-1976). In F. C. Pinto (coord.). Educação, História e Políticas. Tributo a Rogério Fernandes (pp. 103-136). Lisboa: Edições Piaget.
  • Lourenço, F. & Teodoro, A. (2013). Espaços, identidades e culturas na América Latina: alternativas epistémicas para um outro mundo possível. In A. Teodoro, C. H. Mendizabal F. Lourenço & M. Villegas. (Orgs.). Interculturalidad y Educación superior. Desafios de la diversidad para un cambio educativo (pp. 175-193). Buenos Aires: Editorial Biblos.
  • Teodoro, A. (2013). Políticas Educativas o la Transdisciplinaridad de un Campo de Estudio. In C. Tello (Org.). Epistemologías de Política Educativa. Posicionamientos, perspectivas y enfoques (pp. 485-494).Campinas, SP: Mercado de Letras.
  • Teodoro, A. (2013). The Political Construction of European Education Space. In R. F. Arnove, C. A. Torres & S. Franz (Eds.) Comparative Education. The Dialectic of the Global and the Local (pp. 445 – 457). New York, US & Plimouth, UK: Rowman & Littlefield.
  • Teodoro, A., Duarte, R. S. & Gonçalves, M. N. (2013). Associativismo, sindicalismo e identidade(s) docente(s): algumas particularidades do percurso português. In J. Gindin, M. O. V. Ferreira & S. Del Rosso. (Orgs.). Associativismo e sindicalismo em educação: teoria, história e movimentos (pp. 29-41). Brasília: Paralelo 15.
  • Jezine, E., Batista, M. do S. X., Monfredini, I. ; Santos, E. (2010) Globalização e Políticas para a Educação Superior no Brasil: as lutas sociais e a lógica mercantilista.. In A. Teodoro. (Org.). Educação Superior no Espaço Iberoamericano. Do elitismo à Transnacionalização. (pp. 288-326). Lisboa: Edições Lusófonas.
  • Martins, E. C. (2010a). (In) Exclusão dos menores delinquentes portugueses (Política jurídico-social no Estado Novo – 1926 – 1974), Capítulo I. In A. P. Souza; A.Teodoro; A. Bolívar; C. H. A. Carvalho; E. Jezine ; E.Candeias; M. F. Enguita; E. P. R. Camargo, et al.Educação e Cidadania no Neoliberalismo: da experiência à análise crítica. São Paulo: Editora Mercado de Letras.
  • Romão, J. E. & Teodoro, A. (2010). Neoliberalismo, globalização hegemônica e internacionalização da educação superior. In E. T. Dal Mas Dias & M. A. Lorieri (Eds.) Teorias e Politicas em Educação (pp. 161 – 171. São Paulo: Xamã.
  • Teodoro, A., Galego, C. & Marques, F. (2010). Do fim dos eleitos ao processo de Bolonha. As políticas de educação superior em Portugal (1970-2008). In A. Teodoro (Org.) A Educação Superior no Espaço Iberamericano. Do Elitismo à Transnacionalização (pp. 93 – 116). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. Disponível aqui.
  • Baixinho, A. F. (2009). Educação e autarquias. Lógicas de ação do poder autárquico face ao poder central e aos micro-poderes locais. In A. S. António, E. Estrela, C. Galego & A. Teodoro, (Orgs.), Educando o Cidadão Global: Globalização, Educação e Novos Modos de Regulação (pp. 141 – 161). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas & Autores.
  • Brás, J. V. & Gonçalves, M. N. (2009). A disciplina do Corpo nas Sociedades de Instrução Militar Preparatória. In A. S. António, E, Estrela, C. Galego & A. Teodoro (Orgs.). Educando o Cidadão Global: Globalização, Educação e Novos Modos de Governação (pp.464-487). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
  • Dantas, L. A. (2009). É Possível Educar para um Outro Mundo: relato de um caso de sucesso. 1005-1024. In A. S. António, E. Estrela, C. Galego & A. Teodoro (Orgs.). Educando o Cidadão Global: Globalização, Educação e Novos Modos de Governação,(1005-1024). Lisboa: Edições Universitárias Disponível aqui.
  • Estrela, E. & Teodoro, A. (2009) La reconfiguración de las Políticas Curriculares. El Caso Portugués. In A. Teodoro & A. Montané (Coord.). Espejo y Reflejo: Políticas Curriculares y Evaluaciones Internacionais, (pp. 131-165). Valência: Editora Germânia.
  • Mendes, M. & Galego, C. (2009). La regulacion transnacional de las politicas educativas. El rol de los indicadores de comparacion internacional en la construcion de una agenda global de educacion. In A. Teodoro & A. Montané (org). Espejos e Reflexos. Politicas Curriculares y avaliaciones internacionales. Valencia: Germania.
  • Montané, A. & Teodoro, A. (2009). Evaluaciones internacionales y políticas curriculares. In Espejo y Reflejo: Políticas curriculares y Evaluaciones Internacionales. In A. Teodoro & A. Montané (Ed.), Espejos e Reflexos. Politicas Curriculares y avaliaciones internacionales. (pp. 13 – 22). Valencia: Germania.
  • Sanches, I. & Teodoro, A. (2009). Em busca de indicadores de educação inclusiva: o que os Professores de Apoio Educativo dizem que gostariam de fazer. In M. V. Rodriguez & M. de L. P. de Almeida (Orgs.). Políticas educacionais e formação de professores em tempos de globalização, (pp. 107 – 148). Brasilia-DF: Liber Livro e UCDB Editora.
  • Teodoro, A. ( 2009). Crítica e Utopística: contributos para uma agenda política educacional cosmopolita. In J. Mafra, J. E. Romão, A. C. Scocuglia & M. Gadotti (Orgs.). Globalização, Educação e Movimentos Sociais. 40 anos de Pedagogia do Oprimido (pp. 13 – 21). São Paulo: Editora Paulo Freire e Editora Esfera.
  • Aníbal, G. & Teodoro, A. (2008). A Educação em Tempos de Globalização. Modernização e hibridismo nas políticas educativas em Portugal. In A. Teodoro (Org.) Tempos e Andamentos nas Políticas de Educação. Estudos Iberoamericanos (pp. 105-122). Brasília: Liber Livro.
  • Marques, F., Aníbal, G., Graça, V. & Teodoro, A. (2008). A política educativa da União Europeia. O processo de unionização no contexto de globalização. In A. Teodoro (org.). Tempos e andamentos nas politicas de educação. Estudos iberoamericanos (pp. 123-160). Brasília: Liber Livro.
  • Sanches, I. & Teodoro, A. (2008). Em busca de indicadores de Educação Inclusiva. O que os Professores de Apoio Educativo dizem que gostariam de fazer. Em M. Rodriguez e M. Almeida (Org.), Políticas Educacionais e Formação de Professores em tempos de globalização. Pp 115-146. LIBER LIVRO EDITORA ISBN: 978-85-98843-86-5
  • Teodoro, A. (2008) Globalização e reconstrução das identidades docentes: a luta pela fabricação da alma dos professores. In J. Á. de Lima & H. R. Pereira (Eds.). Políticas Públicas e Conhecimento Profissional. A Educação e a Enfermagem em reestruturação (pp. 155-162). Porto: Livpsic / Legis Editora.
  • Teodoro, A. (2008). New Ways of Transnational Regulation of Educational Policies: Evidences and Possibilities. In C. A. Torres & P. Noguera (Eds.). Social Justice Education for Teachers. Paulo Freire and the Possible Dream (pp. 191-203). Rotherdham: Sense Publishers. https://www.sensepublishers.com/media/967-social-justice-education-for-teachers.pdf
  • Teodoro, A. (2008). No fio da navalha: as tecnologias políticas de reforma e a luta pela fabricação da alma dos professores. In J. A. Costa, A. Neto-Mendes & A. Ventura (Org.).Trabalho Docente e Organizações Educativas (pp. 29-37). Aveiro: Universidade de Aveiro.
  • Teodoro, A. (2008). Novos modos de regulação transnacional de políticas educativas. Evidências e possibilidades. In A. Teodoro. Tempos e Andamentos nas Políticas de Educação. Estudos Iberoamericanos (pp. 19-38). Brasília: Liber Livro.
  • Revista Iberoamericana de Educación, nº 48, 2008. Organização com Adriana Marrero (Universidad de la Republica, Uruguay). Disponível aqui.
  • Sanches, I. & Teodoro, A.(2007). Em busca de indicadores de Educação Inclusiva no contexto legislativo português. Em L. Boneti e M. Almeida (Org.), A cidadania no neoliberalismo: da experiência à análise crítica. Pp 58-74. Disponível aqui.
  • António, A. (2004). Histórias de Vida: auto-representações e construção das identidades docentes. In A. Teodoro (Ed.). Histórias (Re)construídas (pp.97-119). São Paulo: Cortez Editora.

Comunicações em eventos internacionais

  • Teodoro, A. (marzo 2014). Educación Superior, Equidad y Cohesión Social.
    Tendencias y desafíos en el Siglo XXI. Conferencia de Abertura (videoconferência). Seminário Lideranças da Universidad Nacional Autónoma de Honduras, 19 março 2014.
  • Teodoro, A. & Guilherme, M. (September, 2014). European and Latin American Higher Education between mirrors. Joint session Networks 22-23. European Conference Educational Research (ECER), The Past, the Present and Future of Educational Research in Europe, University of Porto, Porto, 2-5 september 2014.
  • Teodoro, A. (Agosto 2014). O Estado e o mercado face ao provimento e regulação do Ensino Superior. 6º Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Educação Comparada, Bento Gonçalves, 18-20 agosto 2014.
  • Teodoro, A. & Guilherme, M. (July, 2014). European and Latin American Higher Education between mirrors. XVIII World Congress of Sociology. Facing an Unequal World: Challenges for Global Sociology. RC 04, Yokhoma, Japan, 13-19 july 2014.
  • Galego, C. & Teodoro, A. (July, 2014). National Educational Systems and Academic Profession: Portuguese and Spanish Cases. XVIII World Congress of Sociology. Facing an Unequal World: Challenges for Global Sociology. RC 04, Yokhoma, Japan, 13-19 july 2014.
  • Hey, A.; Teodoro, A.; Nunes, J. A. & Caria, T. (2014). Mesa Plenária sobre ciências sociais e humanas e ciências da educação: diálogos e sinergias em tempos de crise. Comunicação apresentada no XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Conference (Universidade de Vila Real, 11-13 Setembro de 2014).
  • Teodoro, A. (2014). Mesa Redonda: Aspectos históricos e políticos da emergência do sindicalismo docente em Portugal – intervenção e projetos educacionais. Encontro Rumo ao V Seminário Internacional da Rede ASTE: “Os Sindicatos, Associações e suas Propostas Educacionais” (S. Paulo, Uninove,  4, 5 e 6 de junho de 2014).
  • Guilherme, M., Beltran, J. & Teodoro, A. (2013, Maio). The RIAIPE Network: a knowledge community. 6th International Conference on Higher Education. GUNI – Global University Network for Innovation, Universidad Politécnica de Barcelona, Barcelona.
  • Teodoro, A. (2013). Novas tecnologias de governação e reconfiguração dos modos de regulação das políticas de educação. III Seminário Internacional em Política e Governança Educacional. Universidade Católica de Brasília, Brasília.
  • Teodoro, A. (2013). Tendências e desafios na Educação Superior. III Congresso Acadêmico da UNCISAL, Maceió.
  • Teodoro, A. (2013, Abril). Políticas de Equidad y Cohesión Social en la Educación Superior. Conselho de Reitores das Universidades Peruanas – Universidad Agraria de La Molina, Lima.
  • Teodoro, A. (2013, Maio). Educação Superior e Inclusão. Tendências e desafios no Século XXI. Seminário 50 anos do Conselho Estadual de Educação de S. Paulo. S. Paulo. 2013.
  • Teodoro, A. (2013, Outubro). A gestão de revistas científicas e o papel do SCIELO. Seminário Scielo 15 anos, SCIELO-Brasil, São Paulo.
  • Teodoro, A. (2013, Setembro). Igualdade e diferença numa escola para todos. Pode a escola ser outra coisa? VII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade (EDUCON), Universidade Federal de Sergipe, Aracaju.

Comunicações em eventos nacionais

  • Teodoro, A. (2016). Problemas críticos e agendas de investigação. Comunicação apresentada na Conferência de Abertura do XIII Congresso da SPCE, A Educação em tempos de mudança. (Instituto Politécnico de Viseu, Viseu, outubro)
  • Corrêa, F. M. & As políticas educacionais de formação continuada de gestores escolares e suas implicações na gestão democrática e na organização do trabalho pedagógico. Comunicação apresentada no 6º Encontro do CeiED “Educação, Espaço e Tempo: investigação, conhecimento e intervenção social ( Lisboa, ULHT, Julho).
  • Cunha, A.  S.  &  Teodoro, A. (2015).  A prática pedagógica nos CEEJA da rede de ensino do estado de são Paulo, Brasil: a abordagem da política educacional e sua reconfiguração no desenvolvimento do trabalho docente. Comunicação apresentada no 6º Encontro do CeiED “Educação, Espaço e Tempo: investigação, conhecimento e intervenção social (Lisboa, ULHT, Julho).
  • António, A. S.  & Teodoro, A. (2014). Olhar a Escola pelos artigos de opinião. Da parentocracia à meritocracia ou um mandato da nova classe média. Comunicação apresentada no V Encontro de Investigadores do CeiED. (Lisboa: ULHT 4 de Julho).
  • Galego, C. & Teodoro, A. (2014). Sistemas de Educação Nacional e a profissão académica em universidades públicas: os casos de Portugal e Espanha. Comunicação apresentada no V Encontro de Investigadores do CeiED. (Lisboa: ULHT 4 de Julho).
  • Kandingi, A.  & Teodoro, A. (2014). A expansão do ensino superior privado em Angola perante a procura crescente do bem social que é a educação. Comunicação apresentada no V Encontro de Investigadores do CeiED. (Lisboa: ULHT 4 de Julho).