Publicações

Artigos em revistas internacionais

  • Cavadas, B. (2016). O mecanismo da visão: o percurso da luz através do olho humano nos manuais escolares portugueses de Ciências Naturais (1900-1950). Scientiae studia, 14(2), 357-386. doi.org.
  • Cavadas, B. (2015). Dos pombos descoordenados às rãs sem rumo: O ensino do encéfalo através dos manuais escolares de Ciências Naturais (1900-1950). Espacio, Tiempo y Educación, 2(1), 41-68. doi.org.
  • Cavadas, B. (2013). O corpo diferente: representações das raças humanas nos manuais escolares de zoologia. Revista de História da Educação, 17(39): 189-212. Disponível aqui.
  • Correia, J., & Cavadas, B. (2013). A promoção da autonomia dos alunos do ensino básico nas atividades experimentais de ciências. Revista da UIIPS, 3(1): 116-137. Disponível aqui.
  • Linhares, E., & Cavadas, B. (2013). Aprender a investigar: uma proposta de trabalho na formação inicial de professores. Nuances: estudos sobre Educação, 20 (3): 47-66. Disponível aqui.
  • Glória, A. C., Rosa, C., & Cavadas, B. (2012). Conceções dos alunos do 1.º CEB sobre o lobo-ibérico. Revista Electronica de Enseñanza de las Ciencias, 11 (3): 620-634. Disponível aqui.
  • Cavadas, B. (2011). O ensino do evolucionismo em Portugal, nas primeiras décadas do século XX, através dos programas e manuais escolares de Zoologia. Aula. Revista de Pedagogia de la Universidad de Salamanca, 17: 109-131. Disponível aqui.
  • Cavadas, B. (2010). As teorias da origem das espécies nos manuais escolares portugueses de Ciências Naturais (1905-1959). Revista de Educação, 17 (1): 31-81. Disponível aqui.
  • Cavadas, B. (2009). O darwinismo nos manuais escolares portugueses de Zoologia Disponível aqui. (1859-1909). Cadernos de Investigação Aplicada, 3, 63-95.
  • Cavadas, B. (2009). O darwinismo nos manuais escolares portugueses de Zoologia (1859-1909). Cadernos de Investigação Aplicada, 3, 63-95.

Artigos em revistas científicas nacionais

  • Correia, J., & Cavadas, B. (2013). A promoção da autonomia dos alunos do ensino básico nas atividades experimentais de ciências. Revista da UIIPS, 3(1), 116-137. Disponível aqui.
  • Cavadas, B.(2010).As teorias da origem das espécies nos manuais escolares portugueses de Ciências Naturais (1905 – 1959). Revista da Educação, XVII, 1. Disponível aqui.

Livros

  • Cavadas, B., & Marques, R. (2015). Manual de Metodologia do Ensino das Ciências Naturais e Sociais. Formação inicial Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian/República Democrática de São Tomé e Príncipe.
  • Cavadas, B., & Marques, R. (2015). Guia de Apoio à Metodologia do Ensino das Ciências Naturais e Sociais. Formação contínua. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian/República Democrática de São Tomé e Príncipe.
  • Cavadas, B., & Ribeiro, N. (2014). Preparar os testes Ciências Naturais. 5.º ano. Segundo ciclo. Areal Editores.
  • Mimoso, A., & Cavadas, B. (orgs.) (2013). Os congressos pedagógicos do ensino secundário oficial (1927-1931). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. ISBN: 978-989-851-2550

Capítulos de livro

  • Cavadas, B. (2013). O Corpo Negro vs O Corpo Branco: Estereótipos Raciais nos Manuais Escolares de Zoologia. In J. V. Brás & M. N. Gonçalves (orgs.) O Corpo – Memória e identidade (pp.77-87). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. ISBN: 978-989-8512-68-0.
  • Alves, C., Bento, D., Paulino, V., Soares, V., Correia, V., & Cavadas, B. (2012). Um olhar sobre as memórias dos professores. Póster apresentado nas XIII Jornadas da Prática Profissional, subordinadas ao tema Investigar em Educação (Escola Superior de Educação de Santarém; Santarém).
  • Cavadas, B., Pereira, D., Borges, S., & Jesus, V. (2012). Memórias do brincar e dos brinquedos. Póster apresentado no I Seminário Brincar em Portugal. A psicologia e a pedagogia por detrás do brincar. (Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Leiria). Disponível aqui.
  • Cavadas, B. (2012). O corpo diferente: representações das raças humanas nos manuais escolares de Zoologia. Seminário O corpo. Memória e identidade. (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa).
  • Cavadas, B., & Freitas, A. (2012). A discussão em torno dos manuais escolares nos Congressos Pedagógicos do Ensino Secundário Oficial (1927-1931). Comunicação apresentada no IX Congresso Luso-brasileiro de História da Educação, dedicado ao tema Rituais, Espaços e Patrimónios Escolares, que decorreu entre 12 e 15 de julho (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; Lisboa).
  • Cavadas, B., & Guimarães, F. (2012). Práticas inovadoras nos manuais escolares de Zoologia: a introdução das atividades laboratoriais. In J. B. Duarte, S. Claudino & L. Carvalho (Orgs.), Os manuais escolares e os jovens: tédio ou curiosidade pelos saberes (pp. 117-134). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. http://repositorio.ipsantarem.pt/handle/10400.15/640
  • Linhares, E., & Cavadas, B. (2012). O papel da investigação na formação de professores e educadores: Um estudo de caso. Póster apresentado no III Encontro Nacional de Educação Básica. Formação de Educadores e de Professores do 1.º e 2.º CEB (Universidade de Aveiro, Aveiro). Disponível aqui.
  • Moreira, D., Almeida, L., Lopes, M., Veiga, V., & Cavadas, B. (2012). Conceções dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre o sistema digestivo. Póster apresentado no SeminárioO corpo. Memória e identidade. (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa). Disponível aqui.
  • Rosário, M., Almeida, S., & Cavadas, B. (2012). A abordagem das educadoras à educação sexual. Póster apresentado no Congresso Investigação e Desenvolvimento no IPS. (Escola Superior Agrária de Santarém, Santarém).
  • Cavadas, B. (2011). A transposição didáctica dos mecanismos de evolução darwinista para os manuais escolares portugueses de zoologia (1887-1907). In J. M. Hernández Díaz (Coord.), Influencias Inglesas en la Educación Española e Iberoamericana (1810-2010) (pp. 597-613). Salamanca: Hergar Ediciones Antema Y Alexia Cachazo Vasallo.
  • Cavadas, B. (2011). O ensino liceal da higiene na 1.ª República através dos manuais escolares de Zoologia. In J. V. Brás & M. N. Gonçalves (Orgs.), O imperativo republicano em debate (pp. 143-167). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
  • Cavadas, B., & Guimarães, F. (2011). Os manuais liceais de ciências da 1.ª República. In J. B. Duarte (Org.), Manuais Escolares: mudanças nos discursos e nas práticas (pp. 57-72). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. Disponível aqui.
  • Cavadas, B. (2009). A evolução dos manuais escolares de Ciências Naturais do ensino secundário em Portugal 1836-2005. In Joaquim Pintassilgo, et al. (Orgs.). A história das Disciplinas Escolares de Matemática e de Ciências. CDrom. Lisboa: Escolar Editora.
  • Cavadas, B.; Guimarães, F. (2009). As ilustrações dos manuais de Botânica de Seomara da Costa Primo. In José B. Duarte (Org.). Manuais escolares e dinâmica da aprendizagem, (pp. 117-142). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
  • Cavadas, B.; Franco, D. (2009). A Teoria da Deriva dos Continentes de Alfred Wegener nos manuais escolares de Ciências Naturais Portugueses. In Hernández Díaz (coord.). Influencias Alemanas en la Educación Española e Iberoamericana (1809-2009), (pp. 503-517). Salamanca: Globalia Ediciones Anthema y José Luis Hernández Huerta.
  • Guimarães, F., & Cavadas, B. (2009). A especificidade de ser professor de Ciências da Natureza: Reflexões em torno do conhecimento científico/escolar e dos manuais escolares. In Atas do IV Encontro de Investigação e Formação do CIED. Formar Professores Investigar as Práticas (Escola Superior de Educação de Lisboa; Lisboa). Disponível aqui.
  • Cavadas, B. (2008). A influência dos naturalistas franceses nos manuais escolares portugueses de Ciências Naturais: o caso das teorias da origem das espécies. In J. M. Hernández Díaz (Coord.), Influencias Francesas en la Educación Española e Iberoamericana (1808-2008). Actas de las III Conversaciones Pedagógicas de Salamanca 15, 16, 17, 18 de Octobre de 2008 (pp. 567-584). Salamanca: Globalia Ediciones Anthema y José Luis Hernández Huerta.

Comunicações em eventos internacionais

  • Cavadas, B. (2016). Os programas de Ciências Naturais da 1.ª República. XI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Investigar, intervir e preservar: Caminhos da História da Educação Luso-Brasileira. Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal, 20 a 23 junho 2016
  • Cavadas, B., & Branco, N. (2016). Avaliação na prática de ensino supervisionada em matemática e ciências naturais do 2.º CEB: contributos da observação de aulas. In C. Mesquita, M. V. Pires & R. P. Lopes (Eds.) Livro de resumos do 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE). Bragança, Portugal: Instituto Politécnico de Bragança. http://hdl.handle.net/10198/11434
  • Farinha, B., Gonçalves, C., Vasques, D., Silva, E., Costa, V., & Cavadas, B. (2015). O que faz bem e o que faz mal aos dentes? As ideias das crianças do jardim-de-infância sobre a saúde oral. I Congresso Internacional de Investigação em Saúde da Criança “Refletir o presente … projetar o futuro”. Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho, Braga, Portugal, de 19 a 20 novembro 2015. Disponível aqui.
  • Linhares, E., Cavadas, B., Coelho, A., Freitas, L., Batista, M, Petra, F., & Pedro, S. (2015). A problemática da poluição da água: a visão de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. III Congresso Internacional de Educação Ambiental dos países e comunidades de língua portuguesa. Torreira (Murtosa), Portugal, de 08 a 11 julho 2015
  • Linhares, E., Cavadas, B., Lopes, A. R., Esteves, J., Quitério, C, & Gomes, M. C. (2015). Conceções sobre o ciclo natural e urbano da água de futuros professores e educadores. III Congresso Internacional de Educação Ambiental dos países e comunidades de língua portuguesa. Torreira (Murtosa), Portugal, de 8 a 11 julho 2015.
  • Cavadas, B. (2015). The transition of Portuguese science textbooks from dictatorship to democracy: From textbooks to memorize to textbooks that stimulate reflection. International Symposium Education in Periods of Political Transition, in Centro Internacional de la Cultura Escolar (CEINCE). Berlanga de Duero, Soria, Spain, from 13 to 15 april 2015.
  • Cavadas, B., & Linhares, E. (2013). A elaboração de pósteres como método de iniciação à investigação na formação inicial de professores de educação básica. Comunicação apresentada no II Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente e Formação: Políticas, práticas e investigação: pontes para a mudança. (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto,1 – 3 de novembro de 2013). Disponível aqui.
  • Cavadas, B., & Linhares, E. (2013). Sai da concha e investiga caracóis. Comunicação apresentada no Workshop “Actively learning evolution: methods and resources” do XIV Congress of the European Society for Evolutionary Biology realizado de 19 a 24 de agosto 2013. (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa).
  • Cavadas, B., Linhares, E., Pires, F., Blindorro, J., Comes, M., Clemente, R., & Santos, S. (2013). Conceções dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre a origem das espécies. Póster apresentado no Workshop “Actively learning evolution: methods and resources” do XIV Congress of the European Society for Evolutionary Biology realizado a 19 de agosto 2013. (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa). Disponível aqui. 

Comunicações em eventos nacionais

  • Cavadas, B. (2016). Inquiry in science textbooks. 7.º Colóquio Internacional Manuais Escolares e Atividades. Universidade Lusófona, Lisboa, 15 julho 2016.
  • Cavadas, B., & Mestrinho, N. (2016). Project Inquiry in Science & Mathematics: Creative seeds, presented in Atelier of Practice Based Research Projects, promoted by Program for Modernization and Valorization of Polytechnics (Ministry of Science, Technology and High Education). that occurred, in School of Tourism and Maritime Technology, Peniche, Portugal. from 12 to 13 July 2016
  • Cavadas, B., & Mestrinho, N. (2016). Projeto Inquiry in Science & Mathematics: Creative seeds. Projeto apresentado no #V Artibytes: Ideas to re(use), secção E. Educação e Formação, que decorreu a 31 maio 2016 na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém.
  • Cavadas, B. (2015). As aulas abertas como forma de comunicação científica em saúde. Póster apresentado no Congresso de Comunicação de Ciência SciCom 15. Centro Cultural de Lagos.que decorreu entre 28 e 30 maio 2015 no
  • Cavadas, B., Galinha, S., Madeira, A. R., Pardal, A. S., Cardoso, A., Sobral, J., & Faria, M. (2015). As estratégias utilizadas por professores e educadores para prevenir comportamentos de indisciplina. Póster apresentado na Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação que decorreu entre 08 e 09 maio 2015 na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.
  • Tavares, M., Libânio, S., Valadas, S., Rebelo, S., Cavadas, B., & Galinha, S. (2015). Conceções dos alunos do 1.º CEB sobre a segurança rodoviária dos peões e ciclistas. Póster apresentado na Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação que decorreu entre 08 e 09 maio 2015 na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria
  • Amaral, C., Chipenda, C., Carvalho, S., Ferreira, S., Linhares, E., & Cavadas, B. (2014). Sexualidade e contraceção: crenças e atitudes de alunos do 6.º ano de escolaridade. Comunicação apresentada no Congresso da UIIPS “Investigação, Inovação e Tecnologia: novos desafios” (Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Santarém,  6 e 7 de fevereiro de 2014).
  • Vilhena, A. R., Correia, I., Borges, J., Rosa, S., Cavadas, B., & Linhares, E. (2014). Conceções das crianças do jardim-de-infância sobre os órgãos dos sentidos. Póster apresentado no Congresso da UIIPS “Investigação, Inovação e Tecnologia: novos desafios”, que decorreu nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2014, na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Santarém, Santarém.
  • Cavadas, B., & Linhares, E. (2013). O processo tutorial e as competências investigativas na formação inicial de estudantes da licenciatura em Educação Básica. XX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE. Formação Educacional: Investigação Educacional sobre teorias, políticas e práticas. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
  • Felizardo, A., Bento, J., Noné, L., Conde, M. & Cavadas, B. (2013). As conceções dos alunos do 1.º CEB sobre a Roda dos Alimentos. Póster apresentado na Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação que decorreu entre 10 e 11 maio 2013 na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Disponível aqui.
  • Mimoso, A., & Cavadas, B. (2013). O ensino da língua portuguesa e da biologia nos Congressos Pedagógicos do Ensino Secundário Oficial (1927-1931). Comunicação apresentada no Seminário História das Disciplinas Escolares que se realizou a 11 de maio 2013. (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa).
  • Mimoso, A., & Cavadas, B. (2013). Revisitar o ensino da língua e literatura portuguesa. O pensamento pedagógico dos docentes participantes nos Congressos Pedagógicos do Ensino Secundário Oficial (1927-1931). Comunicação apresentada no III Encontro Internacional do Português. III Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa. (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém; Santarém).