Publicações

Artigos em revistas internacionais

  • Galego, C. (2016). Políticas Educativas e Ensino Superior: análise da internacionalização no contexto de trabalho da profissão académica em Portugal. RIESup – Revista Internacional de Ensino Superior, 1, (II), 10-30. Disponível aqui.
  • Galego, C. e Gomes, A. A. (2005). Emancipação, Ruptura e inovação: o «focus groups» como instrumento de investigação. Revista Lusófona de Educação, 5: 173-184.

Artigos em revistas científicas nacionais

  • Gomes, A. A. & Galego, C. (2006). Emancipação, ruptura e inovação: O focus group como instrumento de investigação. Educação & Linguagem, 13, 196-209.2005
  • Galego, C. e Gomes, A. A. (2005). Emancipação, Ruptura e inovação: o «focus groups» como instrumento de investigação. Revista Lusófona de Educação, 5: 173-184.

Livros

  • Galego, C., Ricardo, M. M. C. &, Teodoro, A. (Org.) (2018). A Educação Comparada para além dos números: contextos locais, realidades nacionais e processos transnacionais. Lisboa: Edições Lusofonas.
  • António, A. S.; Estrela, E.; Galego, C. & Teodoro, A. (Eds.) (2009).Educando o Cidadão Global: Globalização, Educação e Novos Modos de Governação. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. ISBN 978 972 8881 63 4 (eBook)

Capítulos de livro

  • Galego, C. &, Pires, C. G. (2017). Construção do Espaço Europeu de Ensino Superior: os sistemas de avaliação e a profissão académica em Portugal e Espanha. In Fávero, A. A. &, Tauchen, G. (orgs.). Avaliação do Ensino Superior: perspectivas mundiais (Vol.1). Curitiba- Brasil: Editora CRV.
  • Teodoro, A., Galego, C. & Marques, F. (2010). Do fim dos eleitos ao processo de Bolonha. As políticas de educação superior em Portugal (1970-2008). In A. Teodoro (Org.) A Educação Superior no Espaço Iberamericano. Do Elitismo à Transnacionalização (pp. 93 – 116). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
  • Mendes, M. & Galego, C. (2009). La regulación transnacional de las politicas educativas. El rol de los indicadores de comparación internacional en la construción de una agenda global de educación. In A. Teodoro & A. Montané (org). Espejos e Reflexos. Politicas Curriculares y avaliaciones internacionales. Valencia: Germania

Comunicações em eventos internacionais

  • Galego, C. (2018, janeiro). Reconfiguração da profissão académica em Portugal e Espanha: do professor que investiga ao investigador que ensina. Comunicação apresentada na II Conferência Internacional de Educação Comparada: O Professor do Século XXI em perspetiva comparada: Transformações e Desafios para a construção de sociedades sustentáveis, Universidade da Madeira, Funchal, Portugal, de 29, 30 e 31 de janeiro.
  • Rodrigues, P. H. M. &, Galego, C. (2018, janeiro). As Representações Sociais Emergentes nas Narrativas de Professores Universitários: um modelo de intervenção na educação superior privada. Comunicação apresentada na II Conferência Internacional de Educação Comparada: O Professor do Século XXI em perspetiva comparada: Transformações e Desafios para a construção de sociedades sustentáveis, Universidade da Madeira, Funchal, Portugal, de 29, 30 e 31 de janeiro.
  • Galego, C. (2017, junho). Políticas Educativas e a Internacionalização da Universidade: estratégias e desafios institucionais. Mesa Temática: Internacionalização e Educação Superior no território ibero-americano. In V Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, o III Encontro de Políticas e Processos de Educação Superior e a XI Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Catarina: Brasil, de 21 a 23 de junho.
  • Galego, C. (coord.) (2017). Mesa Temática: Sistemas de avaliação e acreditação da educação superior: modalidades e tendências. As experiências do Brasil, Colômbia, Portugal e Uruguai. In 2º Congresso Ibero-americano de Educação Comparada e do 7º Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Educação Comparada, com o tema Processos e Efeitos nas Políticas, Metodologias e Práticas da Educação. Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, na cidade de João Pessoa, Paraíba, Brasil, de 24 a 27 de maio. 
  • Galego, C. (2016). Academic Profession in the EHEA context: academic freedom and production of knowledge in Portugal and Spain. Comunicação apresentada na 29ª Conferência anual do Consorcio de Investigadores em Educação Superior (CHER), com o tema The University as a Critical Institution? Universidade de Cambridge-Queens College, de 5-7 setembro.
  • Galego, C. (2016). A profissão académica na Europa: da alta formação e qualificação para a precarização do trabalho académico. Coordenação e apresentação de mesa temática com o mesmo título na 1ª Conferência Internacional da SEC-SPCE, com o tema Educação Comparada para além dos números: contextos locais, realidades nacionais e processos transnacionais. Centro Cultural de Belém/ULHT, de 25-27 de janeiro.
  • Galego, C. (2014). A europeização da educação superior e a construção do Espaço Europeu de Educação Superior: contexto, percurso e mecanismos. Comunicação apresentada no XIV Congreso Nacional y Iberoamericano de Educación Comparada – Educación, Supranacionalidade y Ciudadanía. Educación de ciudadanos en contextos supranacionales: aportaciones desde la Educación Comparada. Madrid, Espanha, 18-21 de novembro.
  • Galego, C., & Teodoro, A. (2014). National Educational Systems and Academic Profession: Portuguese and Spanish Cases. Comunicação apresentada no XVIII ISA World Congress of Sociology – Facing an Unequal World:  Challenges for Global Sociology. Yokohama, Japão, 13-19 de Julho.

Comunicações em eventos nacionais

  • Galego, C. (2016). Educação comparada e seus dilemas. Comunicação integrada na Mesa Redonda com o título A Educação Comparada: debates, agendas e perspetivas, apresentada no XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, sob a temática Fronteiras, Diálogos e Transições. Viseu: Escola Superior de Educação, de 6-8 de outubro.
  • Galego, C. (2015, novembro). Processo de Bolonha e a Construção do Espaço Europeu de Educação Superior: experiências vividas e narradas por professores universitários. Comunicação apresentada no Congresso O Ensino Superior Pós Bolonha. Tempo de Balanço, Tempo de Mudança. Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra.
  • Galego, C. (2015, junho). A Universidade e os desafios da profissão académica em Portugal e Espanha: vozes vividas, vozes sentidas em tempos de crise. Comunicação apresentada no Simpósio I – Crise, Austeridade e Educação: análise das consequências e antecipação de alternativas, da I Conferência Ibérica de Sociologia da Educação. A Educação na Europa do Sul: Constrangimentos e desafios em tempos incertos. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
  • Galego, C. & Teodoro, A. (2014). Sistemas de Educação Nacional e a profissão académica em universidades públicas: os casos de Portugal e Espanha. Comunicação apresentada no V Encontro de Investigadores do CeiED. (Lisboa: ULHT 4 de Julho).

Outras publicações

  • Galego, C. &, Teodoro, A. (2016). 1ª Conferência SPCE-SEC A Educação Comparada para além dos números: contextos locais, realidades nacionais, processos transnacionais (Reseña). Revista Latinoamericana de Educación Comparada, 9, pp. 104-107. Disponível aqui.
  • Galego, C. et al (2016). Educação 2016: transição e expectativas (Relatório). Lisboa: Op-Edu.
  • Galego, C. et al (2015). Menos Estado Social, uma Escola mais Desigual – 2015 (Relatório). Lisboa: OP-EDU. Disponível aqui..
  • Galego, C. (2015). A Universidade e os desafios da profissão académica em Portugal e Espanha: vozes vividas, vozes sentidas em tempos de crise. In M. G. Alves, L. L. Torres, B. Dionísio &, P. Abrantes (Orgs.). A Educação na Europa do Sul: Constrangimentos e desafios em tempos incertos. Lisboa: FCSH/UNL. Disponível aqui.
  • Galego, C, (2014). Profissão Académica e o contexto e condições de investigação em Portugal: encruzilhada de um futuro incerto. Ensino Superior – Revista SNESup, nº 50, 28 – 38.