Carla Silva


Nota biográfica

Nascida em Coimbra, ingressa em 1997 na FCT da Universidade de Coimbra, onde se gradua em Geologia num curso de 5 anos (pré Bolonha) com 210 ECTS de Formação Científica e Pedagógica. Obtém a formação específica de estatística e matemática.

Começa por assumir um cargo de professora no ensino secundário pelo Ministério da Educação e passa por algumas cidades das quais, Lisboa onde reside. Obtém uma formação graduada em Psicoterapia de Crianças e Jovens e através desta, lidera e funda uma associação de educação onde começa por prestar serviços e atendimento a jovens em risco.

A sua formação em Antropologia começa por motivar a investigação mas é a pesquisa ligada à educação onde desenvolve os seus estudos. Entra para o doutoramento em Educação em 2010 e em 2012 torna-se assistente investigadora na Faculdade de Sociologia e Ciências Económicas na Universidade Autónoma de Barcelona com uma bolsa de mobilidade e investigação. Principia os estudos sobre reprodução cultural e estratégias de mobilidade social em jovens na região de Barcelona. Trabalha vários anos na formação profissional de jovens e tenta enquadrar a sua investigação na dicotomia entre os conceitos subjectivismo e objectivismo das ciências humanas e ciências exactas da qual faz parte a sua formação académica.

Em 2014 defende o seu Doutoramento Europeu em Educação com Louvor e Distinção por unanimidade, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia de Lisboa. Dedica parte significativa da vida académica para os estudos no campo da educação, concentrada em demonstrar os mecanismos escolares de reprodução cultural e social e as “estratégias” de mobilidade social em diferentes grupos sociais da juventude. Tem interesse ainda, no estudo dos retornos educativos, noção de accountability e performance no Ensino Superior e métodos quantitativos de pesquisa.

É Professora Associada Convidada na Faculdade de Ciências Sociais e Administração da Universidade Lusófona de Lisboa e membro do Conselho Científico da mesma Faculdade.

Investigadora no Centre of Technology and Systems na FCT da Universidade Nova de Lisboa onde realiza uma investigação de Pós Doutoramento em Inteligência Artificial e Sistemas de Decisão Inteligente, utilizando técnicas de Data Mining na área da Computação e Ciências da Informação.


Áreas de interesse académico e científico

  • Reprodução cultural
  • Educação e mercado de trabalho
  • Mobilidade social
  • Reprodução em serie
  • Modelos empíricos e analíticos do retorno educativo
  • Análises de regressão e modelos por path analisys de trajetórias de vida de jovens no ensino
  • Ensino profissional