Clara Craveiro


Nota biográfica

Professora coordenadora da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF), no Porto.

Doutora em Estudos da Criança – na especialidade de Metodologia e Supervisão em Educação de Infância, pela Universidade do Minho.

Professora de Pedagogia da Infância, de Teoria e Desenvolvimento Curricular, de Formação de Formadores e de Trabalho de Projeto.

Professora/Supervisora de Prática de Ensino Supervisionada (Estágio) Diretora do Mestrado em Ciências da Educação – área de especialização em Supervisão Pedagógica (ESEPF).

Coordenadora do Departamento de Formação em Educação Básica, entre 2008 e abril de 2011 e Coordenadora-adjunta do mesmo departamento entre 2011 e 2014.

Diretora do Mestrado em Educação Pré-escolar e do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico, entre 2010 e 2014.

Diretora da Licenciatura em Educação Básica, entre 2007/08 e 2009/10. Diretora da Licenciatura em Educação de Infância, entre 2008/09 e 2009/10.

Coordenadora da Pós-graduação Educação da Criança em Creche – área de especialização em Desenvolvimento Curricular.

Perita externa TEIP (Território Educativo de Intervenção Prioritária) e consultora de instituições educativas.

Membro efetivo do Conselho Científico (2007/08) e Membro do Conselho Técnico Científico (entre 2008/09 e 2016/17) da ESEPF.

Delegada Regional da Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI).

Membro do Conselho Executivo da Revista científica Saber & Educar (ESEPF – Portugal)

Membro do Projeto Othukumame – “Juntos” – Reforço das Capacidades da Rede Diocesana Católica de Ensino Pré-escolar de Niassa (Moçambique) – de 2015 até ao presente Membro do Observatório de Educação da ESEPF, entre 2006 e 2009.

Investigadora do Centro de investigação de Paula Frassinetti (CIPAF)

Investigadora do Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa (CIED)

Investigadora do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) Autora de obra científica e de intervenção no campo da educação.

Áreas de interesse académico e científico

  • Estudos da criança
  • Formação de Educadores de infância e Professores
  • Supervisão Pedagógica