Publicações

Artigos em revistas internacionais

  • Oliveira, M., Craveiro, C., & Silva, B. (2017). Formação de Professores: perceção de estudantes sobre a sua formação. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Vol. Extr.  6, 164-168. doi: doi.org.
  • Craveiro, C. (2016). Formação inicial de educadores de infância, realidade e identidade profissional em análise. RELAdEI, 5(4), 31-42. Disponível em doi.org.
  • Silva, B. & Craveiro, C. (2014). O Portefólio como estratégia de avaliação das aprendizagens na educação de infância: considerações sobre a sua prática. Revista Zero-a-seis, 16 (29), 33-53. doi doi.org.

Artigos em revistas científicas nacionais

  • Craveiro, C., & Freitas, L. (2018). Documentação e fotografia pedagógica na ação e no desenvolvimento profissional do educador de infância: uma reflexão na senda da supervisão pedagógica. Da Investigação às Práticas, 8(2), 98 – 114. DOI: doi.org.
  • Craveiro, C. & Ferreira, I. (2007). A educação pré-escolar face aos desafios da sociedade do futuro. Cadernos de Estudo, 6, 15-21.
  • Craveiro, C. & Lucas, M. (2004) A observação e o registo educacional. Um tópico para formação reflexiva no âmbito da supervisão. Revista Saber e Educar, 9, 47-62.
  • Craveiro, C. & Formosinho, J. (2002). Orientações curriculares para a educação Pré-escolar e identidade profissional de educadores de infância. Revista Saber e Educar, 7, 9-28.
  • Craveiro, C., Neves, I & Pequito, P. (1997). O projecto em Jardim de Infância: da construção das ideias à construção do futuro. Revista Saber e Educar, 2, 77-82.

Livros

  • De Mãos Dadas (DMD). (2014). Pedagogia da Consideração pela criança – Inovar em Educação de Infância. ISBN 978-989-987033-8. Porto: Impulso Positivo.
  • Pinheiro, A., Santos, A., Silva, B. & Craveiro, C. (2010). Tecnologia dos mais pequeninos. Porto: Edição de Autor. Disponível aqui.

Capítulos de livro

  • Oliveira, M., Craveiro, C. & Silva, B. (2019). Formação de educadores de infância: perceção de estudantes sobre a sua formação. In Conhecimentos e Saberes da Psicopedagogia Clínica e Institucional, (127-135). Ponta Grossa (PR): Atena Editora. ISBN 978-85-7247-103-9. doi 10.22533/at.ed.039190402. Disponível em Disponível aqui.
  • Craveiro, C. (2018). Formação inicial de educadores de infância: realidade e identidade profissional em análise. In A. Teodoro (Ed.), O Outro lado do espelho: percursos de investigação (CeiED 2013-2017), (pp. 214-229). Lisboa: Edições Universitárias. Disponível  Repositório ESEPF
  • Craveiro, C., Gonçalves, D. & Gouveia, J. (2014). Formação de professores. A Relação Educativa baseada em Valores, Saberes e Práticas de Referência. In Memórias e Rumos (pp. 99 – 102). Porto: ESEPF.ISBN: 978-989-98940-0-6.
  • Craveiro, C., Gonçalves, D. & Gouveia, J. (2014). Supervisão Pedagógica. Uma área consolidada na ESEPF. In Memórias e Rumos (pp. 115 – 119). Porto: ESEPF.ISBN 978-989-98940-0-6.
  • Craveiro, C. (2009). Desenvolvendo a qualidade em parcerias – um Estudo de Caso. In J. Oliveira-Formosinho (Org.), DQP-Desenvolvendo a qualidade em parcerias – Estudos de Caso (pp. 101-122). Lisboa: ME-DGIDC. ISBN 978-972-742-299-9.

Comunicações em eventos internacionais

  • Craveiro, C., Silva, B., Dalila, L., Friães, R., Parente,C. & Vieira, F.  (no prelo). Practicum in Preschool Teacher Education: The Role of Pedagogical Supervision for Students Professional Development. Artigo aceite para as Atas da 20th International Conference on Early Childhood Education and Care (ICECEC) 2018. New York.
  • Craveiro, C., Silva, B., Dalila, L., Friães, R., Parente,C. & Vieira, F. (no prelo). O papel do practicum na formação inicial dos educadores de infância: As perspetivas dos orientadores cooperantes e dos estudantes. Artigo aceite para Atas do XXVI Colóquio da Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education (AFIRSE)- Tempos, espaços e artefactos em educação. Lisboa.
  • Craveiro, C., Silva, B, Friães, R., Lino, D.& Parente, C. (2019). The role of practicum for early childhood teacher education: the perspectives of student teachers. In 11th annual International Conference of Education, Research and Innovation, Proceedings of ICERI 2018 (pp. 3352-3360). doi 10.21125/iceri.2018.1746
  • Oliveira, M., Craveiro, C. & Silva, B. (2017). Formação de professores: perceção de estudantes sobre a sua formação. In XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga/Campus Gualtar – Universidade do Minho (6,7 e 8 de setembro de 2017).
  • Craveiro, C. & Silva, B. (2016). A consideração pela opinião da criança em contextos e quotidianos de educação de infância. In F. I Ferreira, C. I. Anjos, A. A. Duarte, E. Fernandes, N. H. Franco & T. Sarmento (Orgs.), Atas II Seminário Luso-Brasileiro de educação de infância – investigação, formação docente e culturas da infância. Santo Tirso: Whitebooks. ISBN 978-989-8765-46-8. Disponível aqui.
  • Gouveia, J., Craveiro, C., Silva, B., Santos, C., Brandão, I. & Martins, M. (2014), Competências transversais de Educadores/as e Professores/as do 1º ciclo do Ensino Básico: o futuro como razão de ser do presente. In Atas do II Encontro Luso-Brasileiro, Trabalho Docente e Formação: Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança (pp.2052-2067). Porto: CIIE. ISBN 978-989-8471-13-0. Disponível em  Disponível aqui.
  • Gouveia, J., Craveiro, C., Silva, B., & Martins, M. (2013). Empreendedorismo em Escolas Superiores de Educação: uma reflexão sobre as competências mais valorizadas. Trabalho apresentado em Conference on Enabling Teachers for Entrepreneirship Education – ENTENP 2013. Guarda, Instituto Politécnico de Guarda (7 e 8 de junho de 2013).
  • Craveiro, C. (2009). Formação contextualizada – um apoio à transformação da Pedagogia em creche. Trabalho apresentado em IX Simpósio Internacional GEDEI (22 e 23 de maio de 2009).
  • Craveiro, C., Xavier, C., Alves, C., Oliveira, D., Pacheco, D., Oliveira, M., … Cambalacho, P.(2007). Projectos numa Pedagogia da consideração “Eu não sei, mas vou à sala pesquisar e já te digo”. In Actas do 2º Congresso Internacional de Aprendizagem em Educação de Infância – CIANEI (pp. 61-81). Porto: ESEPF/Gailivro. ISBN 978-989-557-488-9.
  • Craveiro, C. (2001). A formação prática de professores de crianças Trabalho apresentado em II Simpósio Internacional GEDEI (30 e 31 de março de 2001).

Comunicações em eventos nacionais

  • Pinheiro, A., Silva, B., Craveiro, C. & Sousa, J. (no prelo). Educação de Infância em Moçambique: As Escolinhas Comunitárias da Província do Niassa. Artigo aceite para o IV Congresso de Cooperação e Educação (COOPEDU): Cooperação e Educação de Qualidade, 2018. Lisboa.
  • Craveiro, C. (2018). Pedagogia(s) da infância – um olhar sobre a Educação de infância com as lentes das pedagogias. Trabalho apresentado em “Educação Social e Intervenção Comunitária
    – educação, envelhecimento, eclosão social, espiritualidade”. Auditório Armando Guebuza – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – Lisboa
  • Craveiro, C. (2016). Analisar e debater as orientações curriculares para a educação de infância: a experiência do grupo do Porto – Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF). Trabalho apresentado em Encontros Regionais da APEI – Apresentação das Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar. Viana do Castelo, Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (26 novembro de 2016).
  • Craveiro, C. (2016). Creche e docência em análise. In Atas II Seminário Educação da primeira infância: da criança à infância. Fafe, Instituto de Estudos Superiores de Fafe (23 de maio de 2016).
  • Gouveia, J., Craveiro, C., Martins, M., Silva, B., Santos, C., Brandão, I. … & Santos, A. (2012). Competências Transversais … e daí? Trabalho apresentado em III Encontro Nacional de Educação Básica – Formação de educadores e de professores do 1º e 2º CEB. Universidade de Aveiro (12 e 13 de outubro de 2012).
  • Gouveia, J., Craveiro, C., Martins, M., Silva, B., Santos, C., Brandão, I. … & Santos, A. (2014). Competências transversais : a construção do perfil profissional dos docentes de educação básica. In Formação inicial de professores e educadores (pp.301-320). Aveiro : UA Editora. ISBN 978-972-789-428-4. Disponível aqui.
  • Craveiro, C. (2011). Sabemos e fazemos – a utilização das escalas de envolvimento da criança e de empenhamento do adulto em creche. Trabalho apresentado em Encontro Ser Bebé VII. Porto, Fundação Cupertino de Miranda (15 outubro de 2011).
  • Craveiro, C. (2010). Escutando educadoras de infância de creche. In Atas do Seminário Educação das crianças dos 0 aos 3 anos. Lisboa: CNE. Disponível aqui.
  • Craveiro, C. (2009). Formação contextualizada – um apoio à transformação da Pedagogia em creche. Trabalho apresentado em Encontro Ser Bebé V. Coimbra, Fundação Bissaya Barreto (7 novembro de 2009).
  • Craveiro, C. & Serapicos, A. (2009). Apresentação do modelo de iniciação à Prática Profissional da ESEPF. Trabalho apresentado em Encontro de Partilha: olhares sobre os novos desafios da prática profissional Arcozelo, ESE de Jean Piaget (14 junho de 2009).
  • Craveiro, C. et al. (1999). Formação contínua no âmbito da Reforma Curricular. In Atas do II Colóquio Sobre Questões Curriculares – Reforma curricular: da intenção à realidade (pp.225-232). Braga: Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho.

Outras publicações

  • Craveiro, C. (2009). Comentário ao livro “Podiam chamar-se lenços de amor”. In J. Oliveira-Formosinho (Org.) (2009), Podiam chamar-se lenços de amor (62). Lisboa: ME-DGIDC. ISBN: 978-972-742-301-9.
  • Craveiro, C. (2008). Prefácio do Projecto Educativo: De Mãos Dadas – Associação de Solidariedade Social. Rio Tinto.