Publicações

Artigos em revistas internacionais

  • Estrela, E. & Ricardo, M. M. (em avaliação). Inovação e Mudança: reflexões sobre o processo de autonomia e flexibilização curricular nas escolas portuguesas. Educação, Sociedade e Culturas
  • Estrela, E. (2018). The Knowledge of Policies: The Personal Dimension in Curriculum Policies in Portugal. British Journal of Educational Studies, 2: 1 – 17. doi: 10.1080/00071005.2018.1444730
  • Teodoro, A., & Estrela, E. (2010) Curriculum policy in Portugal (1995-2007): global agendas and regional and national reconfigurations, Journal of Curriculum Studies, 42: 5, 621-647

Livros

  • António, A. S., Estrela, E., Galego, C., & Teodoro, A. (Eds.) (2009). Educando o Cidadão Global: Globalização, Educação e Novos Modos de Governação. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. ISBN 978 972 8881 63 4 (eBook)

Capítulos de livro

  • Estrela, E. (2019). A formação de professores num quadro de flexibilização curricular: contributos para um novo modelo de formação contínua. In M. Alves & C. Lagartixa (Eds.). Formação Contínua de Professores: Impactes e Perspetivas. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
  • Estrela, E. (2019). The two faces of the same coin. National and individual refraction in curriculum policies in Portugal. In M. Delgado, I. Goodson and G. McCulloch (Eds.). Transnational Perspectives on Curriculum History. London: Routledge.
  • Estrela, E. & Costa, C. S. (2019). “Reflections on territorial capacity – the interplay between education and understanding and acting in the urban fabric”. In M. Menezes & C. S. Costa (Eds.). Neighbourhood & City – Between digital and analogue perspectives. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
  • Estrela, E., & Teodoro, A. (2009) La reconfiguración de las Políticas Curriculares. El Caso Portugués. In A. Teodoro & A. Montané (Coord.). Espejo y Reflejo: Políticas Curriculares y Evaluaciones Internacionais, (pp. 131-165). Valência: Editora Germânia.

Comunicações em eventos internacionais

  • Gonçalves, L. & Estrela, E. (2019). International baccalaureate education in global and local on the planet – planglocal education. Trabalho selecionado para apresentação no ISCHE 41, Spaces and Places of Education, 16-20 julho 2019, Porto, Portugal.
  • Estrela, E. (2019). What counts as school knowledge? Reflections on Curriculum Policies in Portugal. Trabalho selecionado para apresentação 4th European Conference on Curriculum Studies, Curriculum: origins, trajectories and practices, 7-8 june 2019, Maynooth, Ireland.
  • Estrela, E. (2019). A Educação pela Inovação. Novos ambientes, novas aprendizagens, outros conhecimentos. Trabalho apresentado em XXVI Congresso Afirse, Tempos, espaços e artefactos em educação, 31 de janeiro e 1 e 2 de fevereiro de 2019, Lisboa, Portugal.
  • Estrela, E. (2018). The two faces of the same coin. National and individual refraction on curriculum policies in Portugal. Trabalho apresentado em 6th World Curriculum Studies Conference, Transnational Curriculum Inquiry: Challenges and Opportunities in a Changing World, 10-12 dezembro de 2018, Melbourne, Austrália.
  • Estrela, E., & Ricardo, M. M. C. (2018). Inovação e Mudança: reflexões sobre o processo de autonomia e flexibilização curricular nas escolas portuguesas, in IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares/ IX Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo/ XIII Colóquio sobre Questões Curriculares, Decisões Curriculares: Ensinar e Aprender na Escola e na Sociedade, 10-12 setembro de 2018, Lisboa, Portugal.
  • Estrela, E. (2018). The two faces of the same coin. National and individual refraction on curriculum policies in Portugal. Trabalho apresentado no XIX ISA World Congress of Sociology, Power, Violence and Justice: Reflections, Responses and Responsibilities, 15-21 de julho de 2018, Toronto, Canadá.
  • Estrela, E., & Ricardo, M. M. C. (2018). Inovação e Mudança: reflexões sobre o processo de autonomia e flexibilização curricular nas escolas portuguesas, in Ciência 2018 – Encontro de Ciência e Tecnologia em Portugal – 2- 4 de julho de 2018, Lisboa, Portugal.
  • Estrela, E. (2018). O Conhecimento das Políticas. A dimensão pessoal nas políticas curriculares em Portugal (1970-2009), Trabalho apresentado em XXV Congresso AFIRSE – A investigação, a formação, as políticas e as práticas em educação – 30 anos de AFIRSE em Portugal, 1- 3 de fevereiro de 2018, Lisboa, Portugal.
  • Estrela, E., & Ricardo, M. M. C. (2018). Inovação e Mudança: reflexões sobre o processo de autonomia e flexibilização curricular nas escolas portuguesas, in IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares/ IX Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo/ XIII Colóquio sobre Questões Curriculares, Decisões Curriculares: Ensinar e Aprender na Escola e na Sociedade, 10-12 setembro de 2018, Lisboa, Portugal.
  • Estrela, E. (2018). The two faces of the same coin. National and individual refraction on curriculum policies in Portugal, Trabalho apresentado no XIX ISA World Congress of Sociology, Power, Violence and Justice: Reflections, Responses and Responsibilities, 15-21 de julho de 2018, Toronto, Canadá.
  • Estrela, E., & Ricardo, M. M. C. (2018). Inovação e Mudança: reflexões sobre o processo de autonomia e flexibilização curricular nas escolas portuguesas, in Ciência 2018 – Encontro de Ciência e Tecnologia em Portugal – 2- 4 de julho de 2018, Lisboa, Portugal.
  • Estrela, E. (2018). O Conhecimento das Políticas. A dimensão pessoal nas políticas curriculares em Portugal (1970-2009), Trabalho apresentado em XXV Congresso AFIRSE – A investigação, a formação, as políticas e as práticas em educação – 30 anos de AFIRSE em Portugal, 1- 3 de fevereiro de 2018, Lisboa, Portugal.
  • Estrela, E. (2018). The two faces of the same coin. National and individual refraction on curriculum policies in Portugal”, Trabalho apresentado em II Conferência Internacional de Educação Comparada – O Professor do Século XXI em Perspetiva Comparada: Transformações e Desafios para a construção de sociedades sustentáveis, 29, 30 e 31 de janeiro de 2018, Funchal, Portugal.
  • Estrela, E. (2016). The Knowledge of Policy in Curriculum History in Portugal (1970-2009), ECER 2016 – Leading Education: The Distinct Contributions of Educational Research and Researchers – 22-26 de agosto de 2016, Universidade de Dublin, Dublin, Irlanda.
  • Estrela, E. (2016). Educational Change beyond National Spaces, Cocoordenação de Grupo de Trabalho com Ivor Goodson, 1ª Conferência Internacional SPCE-SEC A Educação Comparada para além dos números: contextos locais, realidades nacionais e processos transnacionais, 25-27 de janeiro de 2016, CCB/ULHT, Lisboa, Portugal.
  • Estrela, E. (2015). Life Histories and Curriculum Change: The Individual to understand the Collective.  ECER 2015, Education and Transition – Contributions from educational research, 8-11 de setembro de 2015, Universidade de Budapeste, Budapeste, Hungria.

Comunicações em eventos nacionais

  • Estrela, E. (2016). A Dimensão Pessoal nas Políticas Curriculares em Portugal (1970-2009), XI Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, Investigar, Intervir e Preservar – Caminhos da História da Educação Luso-Brasileira, 20-23 de junho de 2016, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto, Portugal.
  • Estrela, E., & Dentinho, L. (2014). Uma Experiência Integrada entre TIC e Português, in Encontro TIC@Portugual’14, Centro de Competência TIC da Educom, 4 de julho de 2014, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Monte da Caparica.