Ernesto Candeias Martins


Nota biográfica

É Doutor em Ciências da Educação (Área de Teoria e H.ª da Educação/H.ª da Educação Social) pela Universitat de les Illes Balears (Palma de Mallorca –Espanha), Mestre em Educação (Área de Desenvolvimento Pessoal e Social) pela Universidade Católica Portuguesa/Faculdade de Ciências Humanas, licenciado em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa de Braga e em Pedagogia/Ciencias da Educação pela Universidade Pontíficia de Salamanca / Universidade de Lisboa – FPCE e Master em Comunidades Europeias (Área do Desenvolvimento regional).

É docente no Instituto Politécnico de Castelo Branco/Escola Superior de Educação, coordenador dos Mestrados em Educação do 1.º Ciclo, do 1.º / 2.º Ciclo e do Curso de Licenciatura em Educação Básica, membro das Comissões Científicas de outros mestrados na ESECB. Leciona nos mestrados de Gerontologia Social, Animação Artística, Pré e 1.º Ciclo do Ensino Básico, Intervenção Social Escolar e Educação Especial e no 1.º Ciclo de Estudos da formação de professores e de Serviço Social.

É membro da SPCE (fundador), da Sociedad Española de Pedagogia, do Institut Estuds Catalans e coordenador da Secção de Filosofia da Educação da SPCE. Faz parte dos conselhos editoriais de várias revistas nacionais e estrangeiras (Espanha, Brasil, Colombia).

É consultor e avaliador de alguns Agrupamentos de Escola e de Centros de Formação de Professores. Faz parte, como membro efectivo, do Centro de Investigação – CeiED da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa e do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora.

É autor e co-autor de vários livros e de algumas centenas de artigos científicos nas áreas: História da Educação Social/Pedagogia Social; Teoria e Filosofia da Educação; H.ª da Educação; Educação Georontológica e Intergeracional; Estudos da Criança Inadatada e/ou em Risco; Formação de Professores; Animação Sociocultural e Socioeducativa.

Grupo de investigação: Grupo 3 – Cultura, Memória e Território

Áreas de interesse académico e científico

  • Teoria e H.ª da Educação
  • H.ª da Educação Social/Pedagogia Social
  • Educação não formal
  • Ética e F.ª dos valores
  • Formação de Professores