Publicações

Artigos em revistas internacionais

  • Martins, E. C. (2017). Inclusão no ensino básico português: Intervenção cognitivo comportamental em crianças com deficiência mental. Cadernos de Pós-Graduação,16 (1), 26 – 47.
  • Martins, E. C. (2017). Política de educação inclusiva portuguesa: perceção dos alunos do 10º ano escolaridade em relação aos seus pares deficientes. Cadernos de Pós-Graduação, 16 (2), 39 – 53. Disponível aqui.
  • Martins, E. C. (2017). The experience at a new school education with abnormal children: Faria de Vasconcelos (1880-1939) in the context of special education. In Acta Scientiarum Education, Maringá, 39 (2), (pp. 119-130).
  • Martins, E. C., & Martins, S.I.B. (2017). Educação parental na transição e adaptação das crianças portuguesas da pré-escola ao 1.º ciclo do Ensino Básico. Revista de Educação PUC, 22 (1), 19-35.   Disponível aqui.
  • MARTINS, Ernesto C. (2016). Governação e (re) educação institucional da infância portuguesa errante e infratora nos começos do séc. XX.  Educació i Història (Revista d’ Història de l’Educació – Univ. Illes Balears -España), n.º 28 (jul./desembre) p. 195-227 (ISSN 1134-0258).
  • MARTINS, Ernesto C.; MARTINS, Susana I.B. (2016). “A gravitação da ética do cuidado na mediação: intervenção social e escolar nas escolas”. P o i é s i s – Revista do Programa de Pós-graduação em Educação – Mestrado – Universidade do Sul de Santa Catarina, v.10, n.18 (Jun./Dez.), 371 – 388.
  • MARTINS, Ernesto C.; MARTINS, Susana I. B. (2016). “A visão do ensino técnico profissional português: evolução histórica das medidas e ruturas”. SENAC –Boletim Técnico (Rio de Janeiro), V. 42, n.º 2 (maio/agosto), p. 6-31.
  • Martins, E.C. & Martins, S. (2015). “Alunos do ensino vocacional e profissional do interior de Portugal nos meandros da Intervenção social e escolar.” Boletim Técnico do Senac (Rio de Janeiro), Vol. 41, n.º 2, p. 136-161 (ISSN 0102-549X).
  • Martins, E.C. & Martins, E. N. (2015a). “Integração intergeracional socioeducativa na integração dum adulto deficiente numa residência portuguesa (Estudo de caso)”. Revista Temas em Educação (Universidade João Pessoa/Brasil), Vol. 24, nº 1 (jan./jun.), p. 51-76 (ISSN 0104-2777. On-line – 2359-7003)
  • Martins, E.C. & Martins, E. N. (2015b). ‘O hoje e o amanhã na inclusão dum adulto com deficiência intelectual num lar residencial português na região de Coimbra’. Educação Unisinos (ISSN 2177-6210), Vol. 19, n.º 3, p. 390-400.Martins., E. C. (2015). Educar Adultos Maiores na área da Educação Social: A intergeracionalidade numa sociedade para todas as idades. Inter-Ação (Goiânia/Brasil), Vol. 40, n.º 30, p. 665-686-146
  • Martins., E. C. (2015). Pedagogia social em contexto comunitário: nos meandros das aprendizagens não formais. Educación y Cultura (Palma de Mallorca-Spain), n.25, p.127-146
  • Martins., E. C. (2015). Faria de Vasconcelos ‘Pioneiro da educação ativa’: orientação escolar e profissional e o sistema educativo português.” Imagens da Educação (Brasil), Vol. 5, n.º 3, p. 70-82 (ISSN 2179-8427 – Online).
  • Martins., E. C. (2015). As representações das famílias de crianças frequentadoras do 1º ciclo do ensino básico com necessidades educativas especiais. Revista Alpha (Brasil), nº15, (nov.), p.154-170.
  • Martins., E. C. (2015). Do olhar à escuta e ao convite intercultural: reflexões socioeducativas para uma pedagogia do encontro e comunitária. Educere et Educare (Revista de Educação –Projeto Saber –Brasil), Vol. 10, nº 20, p. 783-797 (ISSN 1809-5208; e-ISSN 1981-4712)
  • Martins., E. C. (2015). A corporeidade na aprendizagem escolar (Entrelaços fenomenológicos do pensar e agir). Educar em Revista (Brasil), nº 56, (abr./jun.) p. 163-180.
  • Martins., E. C. (2015). Integração intergeracional socioeducativa na integração dum adulto deficiente numa residência portuguesa (Estudo de caso). Revista Temas em Educação (Univ. João pessoa/Brasil) (ISSN 0104-2777 -on line), vol. 24, 1 (jan/jun), p. 51-76.
  • Martins., E. C. (2012). Análisis de la eficácia de un programa de inteligência emocional com professores de educación secundaria de Badajoz. INFAD-Revista de Psicologia, 1 (III): 29-38.
  • Martins., E. C. (2012). Indigentes (incapacitados) sem voz e sem vez… (histórias de vida de deficientes mentais. Educació i Cultura, 23: 75-98.
  • Martins, E. C. (2011). A (des) construção do saber educativo nos laços da teoria da educação. Revista Lusófona de Educação. 17: 49-64. Disponível aqui.
  • Martins., E. C. (2010a). ‘ A escola como espaço multicultural ‘de’ e ‘para’ a cidadania’. Revista do CFCH, 2, (I): 34-53.
  • Martins., E. C. (2010b). ‘A lógica das parcerias na relação ‘escola – poder local’ no contexto educativo português’. Revista Montagem, 12 (XII): 42-52.
  • Martins., E. C. (2010c) – Oportunidades, estrangulamentos e impactos no cenário da globalização. Mal-Estar e Sociedade. 4 (III): 113-138.
  • Martins., E. C. (2009). ‘No Cenário da escola (re) vemos a disciplina versus indisciplina escolar’. Revista Querubim – Revista Electrónica, 5, (VIII), 46-55.
  • Martins., E. C. (2009). ‘Rompendo fronteiras. A escola aberta às parcerias e à territorização’. Educação Unisinos, 13 (I), 63-75.
  • Martins., E. C. (2009). ‘Autonomia e gestão democrática das escolas portuguesas no contexto da descentralização’. Educació i Història, 14 95-125.
  • Martins., E. C. (2009). ‘A escola como espaço gerador de cultura de e para a cidadania. Revista Plures – Humanidades, 12 (X) 12-30.
  • Martins., E. C. (2009). ‘O desiderato de uma escola acolhedora para todos: Inclusão educativa’. Revista ALPHA, 10 (X), 242-252.
  • Martins., E. C. (2009). ‘A política portuguesa de educação e assistência social no período do Estado Novo (1930-1974). Série – Estudos, 27, 151-176.
  • Martins., E. C (2008). Ideário da Escola Pública portuguesa entre o século XIX e XX’. Revista Montagem, 10 (X), 12-28.

Artigos em revistas científicas nacionais

  • Martins, E. C. (2015). A Pedagogia social/Educação social nos meandros da comunidade e da escola. Educere et Educare, (1), 5 – 24. Disponível aqui.
  • Martins., E. C. (2015). A proteção e (re) educação da criança portuguesa errante e em conflito social na história da educação social. Revista Querubim –Revista Eletrónica  (ISSN 1809-3264), Ano 11, Vol. 2, n.º 27, p. 28-146.

Livros

  • Martins, E. C. (2018). As Infâncias na História Social da Educação: Fronteiras de interceções e relações. Lisboa: Caritas Editora.
  • Martins, E. C. (coord.) (2017). A ação (socio)educativa dos jesuítas e o Colégio de São Fiel (1863-1910). Lisboa Cáritas Editoras (em imprensa)
  • Martins, E. C. (2016). Crianças ‘SEM’ a sua infância. História Social da Infância: Acolher/Assistir e Reprimir/Reeducar. Lisboa: Caritas Editora
  • Martins, E. C. (2015). Infância Marginalizada e delinquente na 1ª Republica (1910-1926) de Perdidos a protegidos e …educados. Coimbra: Palimage/Terra Ocre Editora.
  • Martins, E. C. (2013). Gerontologia & Gerontagogia e Animação Sociocultural em Idosos. Lisboa: Cáritas Editora.
  • Martins, E. C. (2012). Proteção social e (R) educação de Menores: O P.e António d’ Oliveira (1867-1923). Lisboa: Cáritas Editora.
  • Martins, E. C. (2012). Criminalidade, Geração e educação de menores. Seleção de Textos comentados da obra do Padre António d’ Oliveira. Lisboa: Cáritas Editora.
  • Martins, E. C. (2010). Luzes e Sombras em tempo de ruturas. Educação e ética nos laços da (Pós) Modernidade. Coimbra: Terra Ocre Edições/Palimage.
  • Martins, E.C. (2009). Amor, Meditação e Ação. A Pedagogia Social do Padre Américo Monteiro de Aguiar. Coimbra: Terra Ocre Edições/Palimage.

Capítulos de livro

  • Martins, E. C. (2017). Orfanato/Seminário de Meninos Órfãos em São Fiel: A ação educativa e assistencial de Frei Agostinho d’Anunciação’. In E. C. Martins, A ação (socio)educativa dos jesuítas e o Colégio de São Fiel no Louriçal do Campo (p. 75-108) Lisboa: Caritas Editora  – ISBN 978-972-9008-48-1
  • Martins, E. C. (2017). A instrução pedagógica dos jesuítas no ‘Collegii Santi Fidelis’ (Louriçal do Campo), de 1863-1910’. In E. C. Martins, A Ação (socio)educativa dos jesuítas e o Colégio de São Fiel no Louriçal do Campo (p. 143-242). Lisboa: Caritas Editora  – ISBN 978-972-9008-48-1
  • Martins, E. C. (2016). A intergeracionalidade numa sociedade para todas as idades: papel da animação gerontológica na convivência comunitária e institucional. In J. Pereira, L. Dantas, M. S. Lopes, &  M.ª do Céu Cabral, (Org), Animação Sociocultural. Globalização, multiculturalidade, educação intercultural e intervenção comunitária. Chaves: Intervenção-Associação para a Promoção e Divulgação Cultural, (17-26). Chaves: Intervenção-UTAD –  ISBN:978-989-97571-9-6)
  • Martins, E. C. (2016). O Colégio de São Fiel em ‘Res Memorandae’: Das origens à governação e estrutura do ensino (período de 1863-1910). In Associação Hisculteduca, O Ensino dos jesuítas e Colégio de São Fiel 1863-1910 (pp. 329-398). Castelo Branco: RVJ Magazine/Câmara Municipal de Castelo Branco
  • Martins, E.C. (2014) Intervenção escolar no 1º ciclo CEB: animar o recreio Prevenindo atos agressivos e indisciplinares. In I. Fialho et al (Org), Políticas educativas, eficácia e melhoria das escolas (pp. 63 – 80). Évora: CIEP-EU.
  • Martins, E.C. (2014) O comportamento indisciplinado dos alunos do 1º ciclo do ensino básico em sala de aula (estudo de caso numa escola urbana de Castelo Branco). In I. Fialho et al (Org.). Políticas educativas, eficácia e melhoria das escolas (p. 81 – 99). Évora: CIEP-UE.
  • Martins, E.C. (2014). Animação (Sociocultural) e educação turística e cultural na frágua duma pedagogia do Encontro e diálogo entre saberes. In J. D. Pereira, M. S. Lopes, & M. A. Maltez (Coord.s), Animação Sociocultural: Turismo, Património, Cultura e Desenvolvimento Local (pp. 145-156). Chaves: Edição Intervenção-Associação para a Promoção e Divulgação Cultural.
  • Martins, E.C. (2014). As Narrações dos professores na memória educativa portuguesa durante o Estado Novo e depois de 1974 (Historias de Vida de professores aposentados). In F. Comas Rubi, S. G. Gómez, X. Motilla Salas, & B. S. Garcia, (Eds), Imatges de L‘ Escola Imatge de L’Educació, (pp. 113-126). Palma de Mallorca: Universitat de les Illes Balears/ Ed.Titol
  • Martins., E. C. (2011). ‘P.e António d’ Oliveira: Mentor da Lei de Proteção da Infância e da pedagogia da reeducação institucional’. In J. V. Brás & M.ª N. Gonçalves (Org.), O Imperativo Republicano (pp. 87-112). Lisboa: Publ. CeiEf/Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
  • Martins, E. C. (2010). (In) Exclusão dos menores delinquentes portugueses (Política jurídico-social no Estado Novo – 1926 – 1974), Capítulo I. In A. P. Souza, A.Teodoro, A. Bolívar, C. H. A. Carvalho, E. Jezine, E. Candeias Martins, F. Enguita & E. P. R. Camargo et al. Educação e Cidadania no Neoliberalismo: da experiência à análise crítica (p. 29-43). São Paulo: Editora Mercado de Letras.
  • Martins, E.C. (2010). A reforma educativa de 1973 no declinar do período marcelista português. In M.ª de Lourdes, A. Pinto, & S. R.S. Fernandes, (Org.s), História da Educação e da escola. Olhar(es) Luso-Brasileiro(s), (Capítulo 3, pp. 61-92). Campinas: Mercado de Letras.
  • Martins, E. C. (2008). ‘Das identidades culturais ao desenvolvimento local (comunidades territoriais transfronteiriças). In A. S. Pereira, & M.ª G. Sardinha (Coord.), Bibliotecas e Literacia – Imaginários e Identidades em sociedades de Fronteira: Castelo Branco e Castilla y León, (pp. 39-56). Covilhã: Pub. Universidade Beira Interior/Dep.º Letras.

Comunicações em eventos internacionais

  • Martins, E. C. (2017, julho). Desenvolvimento das habilidades emocionais em crianças normais e com deficiência mental do 1.º CEB (Estudo de Caso na região de Castelo Branco). Apresentado no V Congresso Internacional – Educação, Inclusão e Inovação (organizado pela Pin-ANDEE – Pró-Inclusão Associação Nacional de Docentes de Educação especial, no IUPL, Lisboa.
  • Martins, E. C. (2016, novembro). A intergeracionalidade numa sociedade para todas as idades: papel da animação gerontológica na convivência comunitária e institucional. Apresentado no Congresso Internacional Animação Sociocultural. Globalização, multiculturalidade, educação intercultural e intervenção comunitária, Amadora.
  • Martins, E. C. (2016, junho). A fotografia como fonte (visual) de memória e de investigação histórico-educativa. Apresentado no XI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação-COLUBHE 2016. Investigar, intervir e preservar – caminhos da H.ª da Educação Luso-Brasileira, Porto.  
  • Martins, E. C. et al. (2014, setembro). Autopercepción de la Ansiedad en estudiantes de Grado de Maestro de Badajoz y de Castelo Branco en situaciones de examen.  In Ates de le IX Congresso Iberoamericano de Psicologia e 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Lisboa.
  • Martins, E. C. (2014, julho). Saberes da memória histórica de vida do “fazer pedagógico” de professores portugueses antes e depois 1974 (análise de conteúdo de narrativas). Apresentado no 3º Congresso Ibero-Americano en Investigación Cualitativa, Badajoz.
  • Martins, E. C. (2014, abril). Representación de factores de satisfacción con la vida en mayores portugueses (Estudio de caso en un centro de día de Castelo Branco. Apresentado no VII Congresso internacional de Psicologia y Educación & XXI Congresso Internacional INFAD, Badajoz.
  • Martins, E. C. (2014, abril). Perceção de Idosos em centros de dia portugueses: interação entre qualidade, bem-estar e autonomia. Apresentado no VII Congresso internacional de Psicologia Y Educación & XXI Congresso Internacional INFAD,  Badajoz.
  • Martins, E. C. (2014, abril). Estudo comparado de Educação Especial em Portugal e Extremadura Espanhol (estudo de caso de Intervenção em crianças com PHDA e DID Apresentado no VII Congresso internacional de Psicologia y Educación & XXI Congresso Internacional INFAD, Badajoz.
  • Martins, E. C. (2014, junho). Aspetos afetivo-social e comportamento alimentar na vida de idosos num centro de dia. Estudo de caso do discurso social coletivo. Apresentado no 3º Congresso Ibero-Americano en Investigación, Badajoz.
  • Martins, E. C. (2014, noviembre). As Narrações dos professores na memória educativa portuguesa durante o Estado Novo e depois de 1974 (Historias de Vida de professores aposentados). In: Ates de les XXI Jornades D’História de L’Educació – Imatges de L‘ Escola Imatge de L’Educació (Org. Societat d’História de L’Educació dels Paisos de Llengua Catalana, Institut d’Estudis Catalans, (p.113-126). Palma de Mallorca: Universitat de les Illes Balears/ Ed.Titol
  • Martins, E. C. (2014, abril). Animação (Sociocultural) e educação turística e cultural na frágua duma pedagogia do Encontro e diálogo entre saberes. In Atas do I Congresso Internacional – Animação Sociocultural: Turismo, Património, Cultura e Desenvolvimento Local, (p. 145-156). Golegã/Chaves: Edição Intervenção-Associação para a Promoção e Divulgação Cultural – UTAD
  • Martins, E. C. (2014, junho). Adult Higher education in the context of the social pedagogy: Intergeracional development potential. Introduced in ESREA Network Conference Local Change, Social Actions and Adult Learning: Challenges and Responses, Lisboa.
  • Martins, E. C. (2014, febrero). Vivencias dos idosos sobre o envelhecer – Perspetiva fenomenológica (Estudo de caso num centro de dia do Concelho de Castelo Branco- Portugal).Apresentado no X Congreso Hispano-Luso de Gerontologia. Retos del Envejecimiento Actual. (Org. Asociación Europea Unión por la Innovación, INFAD, Zamora.
  • Martins, E. C. (2013, novembro). Viver com dificuldade intelectual e desenvolvimento num lar residencial: Estudo de caso de um adulto com DID In: Atas do III Congresso Internacional “Educação Inclusiva e Equidade”- organização Pro-Inclusão – Associação Nacional de Docentes da Educação Especial, realizado no Instituto Piaget de Almada de 31 de outubro, 1 e 2 de novembro), (p. 45-63). Almada: Instituto Piaget/Pró-Inclusão
  • Martins, E. C. (2013, setembro). Para além da formação: Incluir & Inserir na vida ativa Jovens com DID (Estudo de Caso). In Atas do VI Seminário Luso-Brasileiro Educação Trabalho Movimentos Sociais, Universidade de Lisboa-IE, (p. 128-145). Lisboa. ISBN:978-989-98314-4-5
  • Martins, E. C. (2013, novembro). O Comportamento indisciplinar dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico em sala de aula (estudo de caso numa escola urbana de Castelo Branco. In PEEME – Atas do Congresso Internacional Politicas Educativas, Eficácia e Melhoria das Escolas, Universidade de Évora, (p. 81-99). Évora: CIEP-EU – ISBN:987-989-8339-20-1
  • Martins, E. C. (2013, novembro). Intervenção escolar no 1º Ciclo de Educação Básica: Animar no recreio prevenindo atos agressivos. In PEEME – Atas do Congresso Internacional Politicas Educativas, Eficácia e Melhoria das Escolas, (p. 63-80). Évora: CIEP-UÉvora –  ISBN:987-989-8339-20-1
  • Martins, E. C. (2013, julho). Análise às Relações de amizade e habilidades emocionais em turmas de 3º e 4º ano do ensino básico (Programa de Inteligência Emocional em escolas da região de Castelo Branco). Apresentado no CIEAE2013-I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola, Lisboa.
  • Martins, E. C., & Ceia, H. I. F. (2013, Julho). Desenvolvimento emocional e compreensão social em crianças autistas (estudo de caso). Apresentado no CIEAE2013-I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola, Lisboa.
  • Martins, E. C., Hermosell, J. G., Merchán R., & Isabel M. (2013, Julho). Autopercepción Emocional del profesorado de enseñanza básica: estudio comparativo entre profesores en Formación de Mestrado Y Profesores en activo de la ciudad de Castelo Branco (Portugal). Apresentado no CIEAE2013-I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola, Lisboa.

Comunicações em eventos nacionais

  • Martins, E. C. (2016, Dezembro). Crianças ‘Sem’ a sua Infância – Historia Social da Infância em Portugal’. Apresentado no Colóquio na Universidade Católica Portuguesa – Auditório Isidro Alves, Braga.
  • Martins, E. C. (2016, Novembro). Faria de Vasconcelos, um promotor da língua e cultura portuguesa. Apresentado no I Congresso Língua e Cultura Portuguesas – Memória, Inovação e Diversidade, Lisboa.
  • Martins, E. C. (2016, Novembro). Aplicação de Programa de Inteligência Emocional no 1.º Ciclo do ensino Básico: Conhecer e gerir as emoções. Apresentado no X Jornadas de Educação – Da Escola que temos à escola que queremos, Santa Maria da Feira: Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.
  • Martins, E. C. (2016, outubro). O Colégio de S. Fiel: Da arquitetura e dos espaços à estrutura e organizativa do ensino. Apresentado no 2.º Colóquio ‘In Memoriam: O ensino dos jesuítas e o Colégio de São Fiel (1863-1910)’, Castelo Branco.
  • Martins, E. C. (2016, outubro). A pedagogia social comunitária promotora do desenvolvimento (geracional): um modelo de intervenção socioeducativo. Apresentado no XIII Congresso SPCE: Fronteiras, diálogos e transições na Educação, Viseu.
  • Martins, E. C. (2016, outubro). Deslumbrando a (nova) cidadania pela educação ativa, intercultural e valores cívicos. Apresentado no XIII Congresso SPCE: Fronteiras, diálogos e transições na Educação, Viseu.
  • Martins, E. C. (2016, julho). A imagem da ‘Outra Infância’, a internada nos reformatórios no início do séc. XX, em especial no reformatório de São Fiel. Apresentado no Seminário ‘Imagens e representações da infância e da juventude em Espanha e em Portugal no século XX, Lisboa.
  • Martins, E. C. (2016, julho). As ideias sociopedagógicas dos jesuítas no ‘Collegii Santi Fidelis’ (Louriçal do Campo), de 1863 a 1910. Apresentado no 1.º Colóquio ‘Ad Maiorem Dei Gloriam’ – O Colégio de São Fiel no contexto social e educativo (1863-1910), Castelo Branco.
  • Martins, E. C. (2015, junho). O repto do educador nos meandros da gerontologia educativa: intervenção gerontológica e educação social numa sociedade para todos. Apresentado no I Congresso de Educação Pedagogia e Inovação, Castelo Branco.
  • Martins, E. C. (2015, julho). Infância marginalizada e delinquente na primeira República. Apresentado na mesa temática do IV Encontro de Historia de Educação – Fundamento teóricos e metodologias de pesquisa: Balanço da Investigação Portuguesa (2005-2014), Lisboa.
  • Martins, E. C.  (2015, julho). A Obra da Rua do padre Américo no contexto da época: As Casas do Gaiato de acolhimento e formação a crianças da rua”. Apresentado no documentário organizado pela Associação HiscultEduca no Centro Artístico Albicastrense, Castelo Branco (Paper de 24 pág.s).
  • Martins, E. C. (2015, outubro). A Infância Marginalizada e delinquente na 1º Republica. Apresentação organizada pela Santa Casa da Misericórdia da Covilhã e Câmara Municipal da Covilhã, Covilhã.
  • Martins, E. C. (2015, novembro). As emoções: a ansiedade como emoção negativa. Apresentação organizada pela Associação HiscultEduca, Santa Casa da Misericórdia da Covilhã, Câmara Municipal da Covilhã IPCB/ESE, Universidade de Extremadura/Fac. de Educación, Covilhã.
  • Martins, E. C. (2015, abril). Desenvolver a Inteligência Emocional nos alunos do ensino básico para melhorar o seu aproveitamento escolar. Apresentação organizada pela direção do Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade de OLEIROS e a Câmara Municipal, Oleiros.
  • Martins, S. B., & Martins, E. C. (2015, julho). A perceção formativa dos alunos dos cursos profissionais e vocacionais na região de Castelo Branco. Apresentada no 6º Encontro do CeiED “Educação, Espaço e Tempo: investigação, conhecimento e intervenção social, Lisboa: CeiED – ULHT
  • Martins, E. C. (2014, setembro). Pedagogia do ‘Social’ no encontro de aprendizagens não formais, em contexto comunitário de baixa densidade’ In Atas de XII Congresso SPCE Ciências da educação: Espaços de investigação reflexão e ação, (p. 567-579). Vila Real: SPCE/UTAD – ISBN:978-989-704-188-4.
  • Martins, E. C. (2013, janeiro). O Repositório: Imagem de marca e objeto de aprendizagem em meio digital. In IPCB (Org), Atas III Conferência do IPCB sobre o livre acesso ao conhecimento científico – O desafio da publicação em meio científico: como, onde, porquê? (p. 41-52). Castelo Branco: IPCB Edição. ISBN: 987-989-8196-28-6.

Outras publicações

  • Pinho, Rita Balsa (2017, abril,). Recensão – O Ensino dos jesuítas – Colégio de São Fiel (1863-1910)’ de Associação HISCULTEDUCA, In E. C. Martins (Org.), Newslewtter da Associação de História da Educação de Portugal, p. 14-15.
  • Martins, E. C. (2016, Junho). A fotografia como fonte (visual) de memória e de investigação histórico-educativa. Apresentado no XI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação-COLUBHE 2016. Investigar, Intervir e Preservar – Caminhos da História da Educação Luso-Brasileira, Porto. ISBN 978-988-8351-56-2
  • Martins, E. C. (2014). Intervenção escolar no 1º ciclo CEB: animar o recreio prevenindo atos agressivos e indisciplinares. In I. Fialho et al (Org), Políticas educativas, eficácia e melhoria das escolas (p. 63 – 80). Évora: CIEP-EU.
  • Martins, E. C. (2014). O comportamento indisciplinado dos alunos do 1º ciclo do ensino básico em sala de aula (estudo de caso numa escola urbana de Castelo Branco). In I. Fialho et al (Org.), Políticas educativas, eficácia e melhoria das escolas (p. 81 – 99). Évora: CIEP-UE.
  • Martins, E. C. (2014). Animação (Sociocultural) e educação turística e cultural na frágua duma pedagogia do Encontro e diálogo entre saberes. In J. D. L. Pereira, M. S. Lopes, & M. A. Maltez (Coord.s), Animação Sociocultural: Turismo, Património, Cultura e Desenvolvimento Local, (p. 145-156), organização da Intervenção-Associação para a Promoção e Divulgação Cultural/Câmara Municipal da Golegã.
  • Martins, E. C. (2014). As Narrações dos professores na memória educativa portuguesa durante o Estado Novo e depois de 1974 (Historias de Vida de professores aposentados). In F. C. Rubi, S. G. Gómez, X. M. Salas, & B. S. Garcia, (Eds), Imatges de L‘ Escola Imatge de L’Educació (p.113-126). Palma de Mallorca: Universitat de les Illes Balears/ Ed.Titol
  • Martins, E. C. (2014). “Pedagogia do ‘social’ no encontro de aprendizagens não formais, em contexto comunitário de ‘baixa densidade’.” In: ATAS – XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) – Espaços de investigação reflexão e ação interdisciplinar (Vila Real, 11-13 de setembro) (p. 567-579). Vila Real: SPCE/Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
  • Martins, E. C. & Teixeira, L. F. (2014). O comportamento indisciplinado dos alunos do 1º ciclo do ensino básico em sala de aula (Estudo de caso numa escola urbana de Castelo Branco). In I. Fialho, et al (Org), Políticas educativas, eficácia e melhoria das escolas (p. 81 – 99). Évora : CIEP-EU.
  • Martins, E. C., Hermosell, J. D. G., & Merchán, I. R. (2014). Análise às relações de amizade e habilidades emocionais em turmas de 3º e 4º ano do ensino básico (Programa de Inteligência Emocional em escolas da região de Castelo Branco). In F. Veiga, (Coord.), Envolvimento dos alunos na Escola: Perspetivas Internacionais da Psicologia e Educação, (p. 424-444). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa ISBN:987-989-98314-8-3.
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  • Martins, E. C. (2013). O Repositório: Imagem de marca e objeto de aprendizagem em meio digital. In  Atas do III Conferência do IPCB sobre o livre acesso ao conhecimento científico – O desafio da publicação em meio científico: como, onde, porquê? (p. 41-52). Castelo Branco: IPCB