Publicações

Artigos em revistas internacionais

  • MARTINS, Ernesto C. (2016). Governação e (re) educação institucional da infância portuguesa errante e infratora nos começos do séc. XX.  Educació i Història (Revista d’ Història de l’Educació – Univ. Illes Balears -España), n.º 28 (jul./desembre) p. 195-227 (ISSN 1134-0258).
  • MARTINS, Ernesto C.; MARTINS, Susana I.B. (2016). “A gravitação da ética do cuidado na mediação: intervenção social e escolar nas escolas”. P o i é s i s – Revista do Programa de Pós-graduação em Educação – Mestrado – Universidade do Sul de Santa Catarina, v.10, n.18 (Jun./Dez.), 371 – 388.
  • MARTINS, Ernesto C.; MARTINS, Susana I. B. (2016). “A visão do ensino técnico profissional português: evolução histórica das medidas e ruturas”. SENAC –Boletim Técnico (Rio de Janeiro), V. 42, n.º 2 (maio/agosto), p. 6-31.
  • Martins, E.C. & Martins, S. (2015). “Alunos do ensino vocacional e profissional do interior de Portugal nos meandros da Intervenção social e escolar.” Boletim Técnico do Senac (Rio de Janeiro), Vol. 41, n.º 2, p. 136-161 (ISSN 0102-549X).
  • Martins, E.C. & Martins, E. N. (2015a). “Integração intergeracional socioeducativa na integração dum adulto deficiente numa residência portuguesa (Estudo de caso)”. Revista Temas em Educação (Universidade João Pessoa/Brasil), Vol. 24, nº 1 (jan./jun.), p. 51-76 (ISSN 0104-2777. On-line – 2359-7003)
  • Martins, E.C. & Martins, E. N. (2015b). ‘O hoje e o amanhã na inclusão dum adulto com deficiência intelectual num lar residencial português na região de Coimbra’. Educação Unisinos (ISSN 2177-6210), Vol. 19, n.º 3, p. 390-400.Martins., E. C. (2015). Educar Adultos Maiores na área da Educação Social: A intergeracionalidade numa sociedade para todas as idades. Inter-Ação (Goiânia/Brasil), Vol. 40, n.º 30, p. 665-686-146
  • Martins., E. C. (2015). Pedagogia social em contexto comunitário: nos meandros das aprendizagens não formais. Educación y Cultura (Palma de Mallorca-Spain), n.25, p.127-146
  • Martins., E. C. (2015). Faria de Vasconcelos ‘Pioneiro da educação ativa’: orientação escolar e profissional e o sistema educativo português.” Imagens da Educação (Brasil), Vol. 5, n.º 3, p. 70-82 (ISSN 2179-8427 – Online).
  • Martins., E. C. (2015). As representações das famílias de crianças frequentadoras do 1º ciclo do ensino básico com necessidades educativas especiais. Revista Alpha (Brasil), nº15, (nov.), p.154-170.
  • Martins., E. C. (2015). Do olhar à escuta e ao convite intercultural: reflexões socioeducativas para uma pedagogia do encontro e comunitária. Educere et Educare (Revista de Educação –Projeto Saber –Brasil), Vol. 10, nº 20, p. 783-797 (ISSN 1809-5208; e-ISSN 1981-4712)
  • Martins., E. C. (2015). A corporeidade na aprendizagem escolar (Entrelaços fenomenológicos do pensar e agir). Educar em Revista (Brasil), nº 56, (abr./jun.) p. 163-180.
  • Martins., E. C. (2015). Integração intergeracional socioeducativa na integração dum adulto deficiente numa residência portuguesa (Estudo de caso). Revista Temas em Educação (Univ. João pessoa/Brasil) (ISSN 0104-2777 -on line), vol. 24, 1 (jan/jun), p. 51-76.
  • Martins., E. C. (2012). Análisis de la eficácia de un programa de inteligência emocional com professores de educación secundaria de Badajoz. INFAD-Revista de Psicologia, 1 (III): 29-38.
  • Martins., E. C. (2012). Indigentes (incapacitados) sem voz e sem vez… (histórias de vida de deficientes mentais. Educació i Cultura, 23: 75-98.
  • Martins, E. C. (2011). A (des) construção do saber educativo nos laços da teoria da educação. Revista Lusófona de Educação. 17: 49-64. Disponível aqui.
  • Martins., E. C. (2010a). ‘ A escola como espaço multicultural ‘de’ e ‘para’ a cidadania’. Revista do CFCH, 2, (I): 34-53.
  • Martins., E. C. (2010b). ‘A lógica das parcerias na relação ‘escola – poder local’ no contexto educativo português’. Revista Montagem, 12 (XII): 42-52.
  • Martins., E. C. (2010c) – Oportunidades, estrangulamentos e impactos no cenário da globalização. Mal-Estar e Sociedade. 4 (III): 113-138.
  • Martins., E. C. (2009). ‘No Cenário da escola (re) vemos a disciplina versus indisciplina escolar’. Revista Querubim – Revista Electrónica, 5, (VIII), 46-55.
  • Martins., E. C. (2009). ‘Rompendo fronteiras. A escola aberta às parcerias e à territorização’. Educação Unisinos, 13 (I), 63-75.
  • Martins., E. C. (2009). ‘Autonomia e gestão democrática das escolas portuguesas no contexto da descentralização’. Educació i Història, 14 95-125.
  • Martins., E. C. (2009). ‘A escola como espaço gerador de cultura de e para a cidadania. Revista Plures – Humanidades, 12 (X) 12-30.
  • Martins., E. C. (2009). ‘O desiderato de uma escola acolhedora para todos: Inclusão educativa’. Revista ALPHA, 10 (X), 242-252.
  • Martins., E. C. (2009). ‘A política portuguesa de educação e assistência social no período do Estado Novo (1930-1974). Série – Estudos, 27, 151-176.
  • Martins., E. C (2008). Ideário da Escola Pública portuguesa entre o século XIX e XX’. Revista Montagem, 10 (X), 12-28.

Artigos em revistas científicas nacionais

  • Martins, E. C. (2015). A Pedagogia social/Educação social nos meandros da comunidade e da escola. Educere et Educare (Revista da ESECB -ISSN 0873-0504), Ano XV, 2ª série, n.º 1 (está em imprensa).
  • Silva, M. O. E. (2007). Reflectir Práticas: um Contributo para a sua Reformulação. Martins, E, C. (Org.). Actas Cenários da Educação /Formação: Novos Espaços, Culturas e Saberes, Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (ISBN: 978-980-95390-0).
  • Martins., E. C. (2015). A proteção e (re) educação da criança portuguesa errante e em conflito social na história da educação social. Revista Querubim –Revista Eletrónica  (ISSN 1809-3264), Ano 11, Vol. 2, n.º 27, p. 28-146.

Livros

  • Martins, Ernesto C. (2017). A ação (socio)educativa dos jesuítas e o Colégio de São Fiel (1863-1910). Lisboa Cáritas Editoras (em imprensa)
  • MARTINS, Ernesto C. (coord.) (2016). A ação (socio) educativa dos jesuítas e o Colégio de São Fiel (Memória Histórica). Lisboa: Editora Cáritas (em imprensa)
  • Martins, E. C. (2015). Infância Marginalizada e delinquente na 1ª Republica (1910-1926) de Perdidos a protegidos e …educados. Coimbra: Palimaje/Terra Ocre Editora. Martins., E. C. (2012). Proteção social e (R) educação de Menores: O P.e António d’ Oliveira (1867-1923). Lisboa: Cáritas Editora.
  • Martins., E. C. (2012). Criminalidade, Geração e educação de menores. Seleção de Textos comentados da obra do Padre António d’ Oliveira. Lisboa: Cáritas Editora.
  • Martins, E.C. (2010). Luzes e Sombras em tempo de rupturas. Educação e ética nos laços da (Pós) Modernidade. Coimbra: Terra Ocre Edições/Palimage.
  • Martins, E.C. (2009). Amor, Meditação e Acção. A Pedagogia Social do Padre Américo Monteiro de Aguiar. Coimbra: Terra Ocre Edições/Palimage.

Capítulos de livro

  • MARTINS, Ernesto C.  (2016). ‘A intergeracionalidade numa sociedade para todas as idades: papel da animação gerontológica na convivência comunitária e institucional’. In: PEREIRA, J. Dantas L.; LOPES, Marcelino de Sousa; CABRAL, M.ª do Céu (org), Animação Sociocultural. Globalização, multiculturalidade, educação intercultural e intervenção comunitária. Chaves: Intervenção-Associação para a Promoção e Divulgação Cultural, p. 17-26 (ISBN:978-989-97571-9-6)
  • MARTINS, Ernesto C. (2016). O Colégio de São Fiel em ‘Res Memorandae’: Das origens à governação e estrutura do ensino (período de 1863-1910). In: ASSOCIAÇÃO HISCULTEDUCA, O Ensino dos jesuítas e Colégio de São Fiel 1863-1910 (p. 329-398). Castelo Branco: RVJMagazine/Câmara Municipal de Castelo Branco
  • Martins., E. C. (2011). ‘P.e António d’ Oliveira: Mentor da Lei de Proteção da Infância e da pedagogia da reeducação institucional’. In: José V. Brás & M.ª Neves Gonçalves (org.), O Imperativo Republicano (p. 87-112). Lisboa: Publ. CeiEf/Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
  • Martins, E. C. (2010a). (In) Exclusão dos menores delinquentes portugueses (Política jurídico-social no Estado Novo – 1926 – 1974), Capítulo I. In A. P. Souza; A.Teodoro; A. Bolívar; C. H. A. Carvalho; E. Jezine ; E.Candeias; M. F. Enguita; E. P. R. Camargo, et al.Educação e Cidadania no Neoliberalismo: da experiência à análise crítica. São Paulo: Editora Mercado de Letras.
  • Martins, E.C. (2010b). A reforma educativa de 1973 no declinar do período marcelista português. In M.ª de Lourdes A. Pinto & Sónia R.S. Fernandes, (org.s), História da Educação e da escola. Olhar(es) Luso-Brasileiro(s), (Capítulo 3: 61-92) (s). Campinas: Mercado de Letras.
  • Martins, E. C. (2008). ‘Das identidades culturais ao desenvolvimento local (comunidades territoriais transfronteiriças). In: Pereira, António dos santos e Sardinha, M.ª da Graça (coord.), Bibliotecas e Literacia – Imaginários e Identidades em sociedades de Fronteira: Castelo Branco e Castilla y León, (pp. 39-56). Covilhã: Pub. Universidade Beira Interior/Dep.º Letras.

Comunicações em eventos internacionais

  • MARTINS, Ernesto C.  (2016). ‘A intergeracionalidade numa sociedade para todas as idades: papel da animação gerontológica na convivência comunitária e institucional’. In: Congresso Internacional Animação Sociocultural. Globalização, multiculturalidade, educação intercultural e intervenção comunitária. (Amadora Cineteatro D. João V, de 4 a 6 de novembro). Amadora: Câmara Municipal da Amadora/Santa Casa da Misericórdia de Lisboa/Intervenção (certificado).
  • MARTINS, Ernesto C. (2016). ‘A fotografia como fonte (visual) de memória e de investigação histórico-educativa’. In: XI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação-COLUBHE 2016. Investigar, intervir e preservar – caminhos da H.ª da Educação Luso-Brasileira. (Organizado pela Universidade do Porto/Fac. Letras, Associação de H.ª da Educação em Portugal, de 20 a 23 junho). Porto: UP/FL e Associação de H.ª da Educação em Portugal (certificado)

Comunicações em eventos nacionais

  • MARTINS, Ernesto C. (2016). Crianças ‘Sem’ a sua Infância – Historia Social da Infância em Portugal’. Colóquio na Universidade Católica Portuguesa – Auditório Isidro Alves, no dia 14 de dezembro, organização Universidade Católica/Faculdade de Filosofia e Cáritas Portuguesa. Braga (certificado)
  • (2016). ´Faria de Vasconcelos, um promotor da língua e cultura portuguesa. In: Congresso Língua e Cultura Portuguesas – Memória, Inovação e Diversidade (Org. CeiED e Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (18 e 19 de novembro na Univ. Lusófona). Lisboa: CeiED/ULHT (certificado).
  • (2016). ‘Aplicação de Programa de Inteligência Emocional no 1.º Ciclo do ensino Básico: Conhecer e gerir as emoções’. X Jornadas de Educação – Da Escola que temos à escola que queremos (Org. Câmara Municipal de Santa Maria da Feira/Pelouro da Cultura e Educação, a 11 de novembro no Auditório da Biblioteca Municipal. Santa Maria da Feira (certificado).
  • (2016). ‘O Colégio de S. Fiel: Da arquitetura e dos espaços à estrutura e organizativa do ensino’. 2.º Colóquio ‘In Memoriam: O ensino dos jesuítas e o Colégio de São Fiel (1863-1910)’, (Org. Associação HiscultEduca, Câmara Municipal de de Castelo Branco, CeiED da ULHT e IPCB, a 27 de outubro no Auditório da ESECB. Castelo Branco (certificado) (Saiu em Livro Associação HiscultEduca)
  • (2016). ‘A pedagogia social comunitária promotora do desenvolvimento (geracional): um modelo de intervenção socioeducativo’ (dia 8 de outubro). In XIII Congresso SPCE: Fronteiras, diálogos e transições na Educação. (Organizado pelo Instituto Politécnico de Viseu/ESEV e SPCE, nos dias 6 a 8 de outubro). Viseu: IPV/ESEV e SPCE (certificado)
  • (2016). ‘Deslumbrando a (nova) cidadania pela educação ativa, intercultural e valores cívicos’ (dia 7 de outubro). In XIII Congresso SPCE: Fronteiras, diálogos e transições na Educação. (Organizado pelo Instituto Politécnico de Viseu/ESEV e SPCE, nos dias 6 a 8 de outubro). Viseu: IPV/ESEV e SPCE (certificado)
  • (2016). A imagem da ‘Outra Infância’, a internada nos reformatórios no início do séc. XX, em especial no reformatório de São Fiel’. Seminário ‘Imagens e representações da infância e da juventude em Espanha e em Portugal no século XX. No Programa de Doutoramento em História da Educação (Org. Professores Justino Magalhães e Joaquim pintassilgo), no dia 15 de julho, no Instituto de educação da Universidade de Lisboa. Lisboa: UL/IE (certificado).
  • (2016). ‘As ideias sociopedagógicas dos jesuítas no ‘Collegii Santi Fidelis’ (Louriçal do Campo), de 1863 a 1910’. In:1.º Colóquio ‘Ad Maiorem Dei Gloriam’ – O Colégio de São Fiel no contexto social e educativo (1863-1910). Organização da Associação HiscultEduca, Câmara Municipal de de Castelo Branco, a 14 de julho no Auditório da Biblioteca Municipal. Castelo Branco (certificado – Saiu no Livro).
  • Martins, E. C. (2015). “O repto do educador nos meandros da gerontologia educativa: intervenção gerontológica e educação social numa sociedade para todos.” In: I Congresso de Educação Pedagogia e Inovação (Org. CeADIN/Escola Superior de Educação de Castelo Branco. (5 e 6 de junho). Castelo Branco: IPCB/ESECB
  • Martins, E. C. (2015). “Infância marginalizada e delinquente na primeira República”. (mesa temática) In: IV Encontro de Historia de EducaçãoFundamento teóricos e metodologias de pesquisa: Balanço da Investigação Portuguesa (2005-2014).´ (Org. Associação de Historia da Educação de Portugal/Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e Centro de Investigação TCEM da Universidade de Lisboa. (16 de julho). Lisboa: IE/UL-HISTEDUP (certificado).
  • Martins, E. C.  (2015). “A Obra da Rua do padre Américo no contexto da época: As Casas do Gaiato de acolhimento e formação a crianças da rua” com Documentário organizado pela Associação HiscultEduca no Centro artístico Albicastrense em castelo Branco no dia 7 de julho. Castelo Branco: CAA e Associação HiscultEduca
  • Martins, E. C. (2015). “A Infância Marginalizada e delinquente na 1º Republica”, com a presença do Profº Justino de Magalhães (UL/IE), organizado pela Santa Casa da Misericórdia da Covilhã e Câmara Municipal da Covilhã, na Tinturaria-Galeria de Exposições da Covilhã, no dia 17 de outubro, das 15h:00m às 19h:00m. Covilhã SCMC/CMC.
  • Martins, E. C. (2015). “As emoções: a ansiedade como emoção negativa”. Organização conjunta da Associação Hisculteduca, Santa Casa da Misericórdia da Covilhã, Câmara Municipal da Covilhã IPCB/ESE, Universidade de Extremadura/Fac. de Educación, realizado no dia 27 de novembro no auditório da Biblioteca Municipal da Covilhã, das 20h:00m as 23h:00m
  • Martins, E. C. (2015). “Desenvolver a Inteligência Emocional nos alunos do ensino básico para melhorar o seu aproveitamento escolar”, com a minha participação, do Professor Doutor Juan de Dios G. Hermosell e da Dr.ª Isabel Merchán Romero (UEx/Facultad de Educación – Badajoz), organizado pela direção do Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade de OLEIROS e a Câmara Municipal, realizado no dia 17 de abril, na Casa de Cultura de Oleiros, destinado a professores, pais/encarregados de educação, funcionários e comunidade educativa do Agrupamento, das 17H:00m às 19H:00m, com certificação.
  • Martins, S. B. & Martins, E. C. (2015). A perceção formativa dos alunos dos cursos profissionais e vocacionais na região de Castelo Branco. Comunicação apresentada no 6º Encontro do CeiED “Educação, Espaço e Tempo: investigação, conhecimento e intervenção social ( Lisboa, ULHT, Julho).

Outras publicações

  • (2016). ‘A fotografia como fonte (visual) de memória e de investigação histórico-educativa’. In: XI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação-COLUBHE 2016. Investigar, intervir e preservar – caminhos da H.ª da Educação Luso-Brasileira. (Organizado pela Universidade do Porto/Fac. Letras, Associação de H.ª da Educação em Portugal, de 20 a 23 junho). Porto: UP/FL e Associação de H.ª da Educação em Portugal (ISBN 978-988-8351-56-2)