Publicações

Artigos em revistas internacionais

  • Santo, E.M.; Franco, D. (2016). The challenge of learning in the digital age. An analysis of the DER (School textbook, Portuguese Language, 12th year). Em: TICs & EaD em Foco – Vol.2.2 (2016). (língua de publicação:Inglês). Disponível aqui. ISSN: ISSN 2447-5726.

Livros

  • Duarte, J.; Franco, D.; Santo, E.M.;.(Orgs). (2015). Manuais Escolares e Recursos Educativos Digitais. Aprendizagem e Gestão Educacional. ebook. 5º Encontro de Investigadores. 2014, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa Edição (no prelo)
  • Santo, E.M. (2014). O manual escolar e a curiosidade pelo Saber. Estratégias pedagógicas em manuais e Português (7º/ 10º anos). Tese de Doutoramento em Educação. Orientador-Professor Doutor José B. Duarte, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa.

Comunicações em eventos internacionais

  • Santo, E.M.; Franco, D. (2016). Boas práticas: Rentabilizar a utilização de RED, em sala de aula. Congresso Internacional_TIC@EDUCA’16.MONTE DA CAPARICA. Iniciativa EDUCOM. Almada-Monte da Caparica: Universidade Nova de Lisboa (1 de julho 2016).
  • Santo, E.M.; Franco, D. (2016). Manuais digitais e Metas curriculares: A integração de RED como estratégia(s) de aprendizagem. 7º Colóquio Internacional Manuais Escolares e Atividades dos Alunos Manuais escolares e recursos digitais: práticas para uma nova escola. Lisboa-Campo Grande: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (15 de julho de 2016).
  • Santo, E.M.; Franco, D. (2015). Zoom aos red em Manual Multimédia para uma pedagogia multimédia. Jornadas LCD: Avaliaçãio Formativa em contextos digitais no ensino superior. Aveiro, 26 outubro 2015.
  • Santo, E.M.; Franco; D. (2014). O desafio do audiovisual. Uma estratégia de utilização de RED/ DLR para lá do contexto da sala de aula. 6º Colóquio Internacional Manuais Escolares e Recursos Educativos. Recursos educativos digitais, aprendizagem e gestão educacional, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa (20-21.junho.2014);
  • Santo, E.M.; Franco, D. (2014). O desafio da aprendizagem na era digital. Uma avaliação de RED (Manual de português/ 12º ano). edulearn14@iated.org (3 de abril);
  • Santo, E.M.; Franco, D. (2014). The challenge of learning in the digital age. An analysis of the DER (School textbook, Portuguese Language, 12th year). International Congress on Education, Innovation and Learning Technologies, em Barcelona ICEILT-23, 25 julho; Barcelona.

Comunicações em eventos nacionais

  • Santo, E.M.; Franco, D. (2016). O Portefólio digital: Conceção e utilização na avaliação das aprendizagens.7º Encontro de Investigadores. Lisboa-Campo Grande:CeiED_ULHT (8 de julho, 2016).
  • Santo, E.M.; Franco, D. (2016). Português: Desafios com fios de ciência na construção da comunicação. Congresso de Língua e Cultura Portuguesas. Lisboa-Campo Grande: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (18 e 19 de novembro, 2016).
  • Santo, E. M; Franco, D. (2014). A Literacia digital: Meio de aprendizagem ou objeto de estudo? A Webquest como estratégia de construção de saberes. 5º Encontro de Investigadores, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa (4 julho);
  • Santo, E. M.; Franco, D. (2014). Utopia ou realidade? O manual e a construção do sucesso: Que processo(s) dialógico(s) para uma maior justiça cognitiva? 5º Encontro de Investigadores, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa (4 julho);
  • Santo, E. M.; Franco, D. (2014). A educação ambiental e as TIC: Conceção e criação de um clube numa rede social – o Facebook. In Atas digitais do III Congresso Internacional das TIC na Educação, III. 721-729. Lisboa: Instituto de Educação;
  • Santo, E.M.; Franco, D. (2013). Novos e velhos desafios de aprendizagem com o manual. Uma avaliação de RED com o manual multimédia. Jornadas LCD: avaliação formativa em contextos digitais no ensino não superior. Aveiro (26 de outubro) (no prelo); Disponível aqui.
  • – Santo, E. M; Franco, D. (2013). Os recursos digitais em manuais de língua materna: o contributo dos RED em contexto de aula. (Projeto-pesquisa em escola pública: 2012/ 2013);
  • Santo, E. M.; Franco, D. (2013). Os Recursos Educativos Digitais (R.E.D.) e o Manual de Português (12º Ano). Contributo dos RED em contexto de aula. In: Santo, E. M. (2012). 5º Colóquio Internacional sobre Manuais Escolares. Manuais Escolares, E-Manuais e Investigação em Didática. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa. (29 e 30 de junho de 2012);
  • Santo, E. M. (2013). Uma reflexão para a compreensão de ‘situações problemáticas’ em atividades de manuais de Português (7º/ 10ºano). In: CeiEF4º Encontro de Investigadores. 2013, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa (19 de julho de 2013);
  • Santo, E. M (2012). O Manual como instrumento de trabalho. Verdade ou consequência? Ação mediada por alunos e professores (Linha temática: Manual como instrumento de trabalho.). In: Santo, E. M. (2012). 4º Colóquio Internacional sobre Manuais Escolares. Manuais e contextos sociais. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa (29-30 junho de 2012);
  • Santo, E. M. (2012). Manuais escolares – Dos critérios de seleção à ação pedagógica (Linha temática: Seleção e avaliação de manuais.). In: Santo, E. M. (2012). 4º Colóquio Internacional sobre Manuais Escolares. Manuais e contextos sociais. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa. (29 e 30 de junho de 2012);
  • Santo, E.M. (2012). O que pensam alunos e professores dos manuais de língua materna que utilizam? (Projeto-pesquisa em escola pública: 2011/ 2012);
  • Santo, E. M. (2012). O Manual escolar e a curiosidade pelo saber. A observação em sala de aula e a educação problematizadora na construção de saberes do aluno de língua materna. In: CeiEF – 3º Encontro de Investigadores. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa (19 de julho de 2012);

Outras publicações

  • Santo, E.M. (2014). O manual escolar e a curiosidade pelo Saber. Estratégias pedagógicas em manuais e Português (7º/ 10º anos). Tese de Doutoramento em Educação. Orientador-Professor Doutor José B. Duarte, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa.