Fernando Silva


Nota biográfica

Doutoramento em Educação na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Mestrado de Administração e Planificação de Educação na Universidade Portucalense Infante Dom Henrique.

Parte curricular do Mestrado em Economia em Ensino em Economia da Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

Licenciatura em Economia pela Faculdade de Economia do Porto.

Formador com competências pedagógicas reconhecidas pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social – Instituto de Emprego e Formação Profissional, I. P. (IEFP).

Formador reconhecido pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua (CCPFC).

Professor do Ensino Secundário Oficial (1980-2013).

Professor em acumulação:

  • Escola Profissional Ruiz Costa (1991-2012).
  • Externato Lúmen (1990-92).

Lecionou em:

  • Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Norte (CICOPN).
  • Instituto Técnico de Formação e Investigação (ITFI).
  • Escola Superior de Enfermagem da Imaculada Conceição (Casa de Saúde da Boavista do Porto).
  • Instituto Superior de Ciências da Informação e da Empresa (ISCIE), Universidade Fernando Pessoa.
  • Centro de Formação Profissional de Braga, um curso de pós-graduação, no âmbito da Formação de Desempregados Qualificados (Fordesq).

Cursos de formação creditados pelo CCPFC a professores do 1.º, 2.º e 3.º ciclos e secundário.

Coordenador dos Diretores de Turma na Escola Secundária, com assento no Conselho Pedagógico, Escola Secundária Rodrigues de Freitas, Porto.

Representante indicado pelo município de Vila Nova de Gaia para dois Conselhos Gerais, um na Escola EB2/3 Escultor António Fernandes de Sá e outro na Escola Secundária de Oliveira do Douro.

Membro do grupo de Intervenção Escola Pública, Saberes, Identidades & Formação (EPSAI & Formação) da Universidade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP).

Publicou vários artigos inseridos em publicações científicas periódicas e em jornais especializados, livros didáticos, arguente em teses de mestrado e moderador de eixos temáticos.

Grupo de Investigação:

Grupo A – Políticas públicas, administração e regulação da Educação.
Área 2 – Currículo, recursos educativos e cidadania global;
Área 4 – Formação de educadores e professores.

Áreas de interesse académico e científico

  • Saberes e Identidades Profissionais Docentes
  • Globalização Educacional
  • Mal-estar Docente
  • Formação Profissional Docente
  • Questões de Género

Atuais interesses de investigação

  • Formação de professores
  • Gestão de conflitos
  • Educação e Cidadania
  • Supervisão pedagógica
  • Ato educativo: manuais escolares