Fernando Silva


Nota biográfica

Fernando Rodrigues Silva concluiu o Doutoramento em Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias em 2012, o Mestrado em Administração e Planificação da Educação na Universidade Portucalense Infante Dom Henrique em 2005, a parte curricular do Mestrado em Ensino de Economia da Faculdade de Economia da Universidade do Porto em 1999 e a licenciatura em Economia da Faculdade de Economia da Universidade do Porto em 1988.

Formador com competências pedagógicas reconhecidas pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social – Instituto de Emprego e Formação Profissional, I. P. (IEFP), desde 2003. Formador reconhecido desde 2005 pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua (CCPFC).

Professor do Ensino Secundário Oficial desde 1980 até ao ano de 2013, tendo-se aposentado em julho de 2013. Professor em acumulação na Escola Profissional Ruiz Costa (1991-2012) e durante dois anos, no Externato Lúmen no Porto.

Lecionou no Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Norte (CICOPN) e no Instituto Técnico de Formação e Investigação (ITFI), durante dois anos.

Lecionou na Escola Superior de Enfermagem da Imaculada Conceição (Casa de Saúde da Boavista do Porto) e no Instituto Superior de Ciências da Informação e da Empresa (ISCIE) da Universidade Fernando Pessoa, durante dois anos.

Lecionou no Centro de Formação Profissional de Braga, um Curso de Pós-Graduação, no âmbito do Programa de Formação de Desempregados Qualificados (Fordesq).

Deu Ações de Formação creditadas pelo CCPFC a professores do 1.º, 2.º e 3.º ciclo e secundário.

Foi Coordenador de Diretores de Turma no Ensino Secundário, com assento no Conselho Pedagógico. Foi nomeado como representante pela autarquia de Vila Nova de Gaia para dois Conselhos Gerais, um na Escola EB2/3 Escultor António Fernandes de Sá e outro na Escola Secundária de Oliveira do Douro.

Pertence ao Grupo de Intervenção Escola Pública, Saberes, Identidades & Formação (EPSAI & Formação) da Universidade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP).

Publicou vários artigos inseridos em publicações científicas periódicas e em revistas especializadas, possui livros didáticos publicados e apoiou algumas teses de mestrado e doutoramento de candidatos.

Áreas de interesse académico e científico

  • Saberes e Identidades Profissionais Docentes
  • Globalização Educacional
  • Mal-estar Docente
  • Formação Profissional Docente
  • Questões de Género

Atuais interesses de investigação

  • Formação de professores
  • Gestão de conflitos
  • Educação e Cidadania
  • Supervisão pedagógica