Publicações

Artigos em revistas internacionais

  • Patatas, T & Sanches, I. (2017). Desafios da educação especial infantil em Angola. Revista Lusófona de Educação, 38, 63-79.
  • Costa, G. & Sanches, I. (2016). Um olhar sobre a inclusão educativa: conceções dos professores do ensino secundário. Revista Lusófona de Educação, 34, 161-179.  Disponível aqui.
  • Falcão, R. & Sanches, I. (2016). A CIRANDA DA INCLUSÃO. Promovendo o desenvolvimento e a interação num grupo de jardim-de-infância de que faz parte uma criança com autismo. Revista Espaço Pedagógico v. 23, n. 1, Passo Fundo, p. 24-45, jan./jun.  Disponível aqui.
  • Alves, I., Sanches, I. & Tavares, C. (20016). APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA. Aplicação do modelo jigsaw numa turma do 2º ciclo. Revista EccoS, 40, 187-204. Disponível aqui.
  • Sanches, I. & Siqueira, L. (2016). A inclusão escolar de alunos com transtorno do espectro do autismo. Revista Comunicações, 23, 167-183. Disponível em: Disponível aqui.
  • Costa, G. & Sanches, I. (2016). A inclusão no ensino secundário: conceções dos professores. Journal of Research in Special Educational Needs, 16(S1), 94-97. DOI: 10.1111/1471-3802.12129.  Disponível aqui.
  • Alves, I., Sanches, I., & Tavares, C. (in press 2015). Aprendizagem cooperativa como prática pedagógica inclusiva. Aplicação do modelo jigsaw numa turma do 2º ciclo. Revista EccoS. Disponível aqui.<
  • Falcão, R. & Sanches, I. (in press 2015). A ciranda da inclusão. Promovendo o desenvolvimento e a interação num grupo de jardim-de-infância de que faz parte uma criança com autismo. Revista Espaço Pedagógico. Disponível aqui.
  • Leal, M. & Sanches, I. (2014). Português para todos: a aprendizagem da Língua portuguesa como facilitadora da Interculturalidade e da Inclusão social. Revista Lusófona de Educação, 27, 143-158. [ Disponível em: Disponível aqui.
  • Pereira, M & Sanches, I. (2013). Aprender com a diversidade: as metodologias de aprendizagem cooperativa na sala de aula. Revista Nuances, 20(3): 118-139. Disponível aqui.
  • Sanches, I. & Vicente, R (2013). Colmatando as Dificuldades Específicas da Linguagem, num Grupo de crianças do Jardim de Infância. EccoS, 31: 163–179. Disponível aqui.
  • Sanches, I. (2009). Colóquio Internacional Diversidade, Equidade e Inclusão. Construindo um outro paradigma de escola. Revista Lusófona de Educação 14, 181-182.
  • Sanches, I. (2007). Saudosismo dos anos setenta ou a arrogância da ignorância? O projecto de Decreto-lei de Educação Especial. Revista Lusófona de Educação, 10: 157-163.

Artigos em revistas científicas nacionais

  • Sanches, I. (2014). “Sobrevoando” a deficiência: do que os portugueses pensam ao que os políticos fazem. Interacções, v.10, nº33, 217-235. ISSN 1646 2335. Disponível aqui.
  • Colaço, C. & Sanches, I. (2013). Gerir a diversidade: contributos da aprendizagem cooperativa para a construção de salas de aula inclusivas. Revista Portuguesa de Educação, Volume 26, nº 1, 307-347.
  • Sanches, I. & Teodoro, A. (2011). Espaço pedagógico o que os professores de apoio educativo dizem que gostariam de fazer. REP – Revista Espaço Pedagógico, 17, 1, 7-39.
  • Sanches, I. (2009). Colóquio Internacional Diversidade, Equidade e Inclusão. Construindo um outro paradigma de escola. Revista Lusófona de Educação 14, 181-182.
  • Costa, M. & Sanches, I. (2008). Práticas de Educação Inclusiva: a inclusão de uma criança com deficiência mental moderada numa escola do 1º ciclo do Ensino Básico. O Professor, 97,41-54.
  • Sanches, I. (2007). Saudosismo dos anos setenta ou a arrogância da ignorância? O projecto de Decreto-lei de Educação Especial. Revista Lusófona de Educação, 10,157-163.
  • Sanches, I. & Teodoro, A. (2007). Procurando Indicadores de Educação Inclusiva: as Práticas dos Professores de Apoio Educativo. Revista Portuguesa de Educação, 20 (2), 105-149. ISSN 0871 – 9187.

Livros

  • Sanches, I. (ORG.) (2013). Para uma Educação Inclusiva: dos conceitos às práticas – Volume II. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. eISBN: 978-989-757-015-5.
  • Sanches, I. (2010). Em busca de Indicadores de Educação Inclusiva. A “voz” dos professores de apoio sobre o que pensam, o que fazem e o que gostariam de fazer. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas (no prelo).

Capítulos de livro

  • Costa, M. & Sanches, I. (2017). A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais: questionando as práticas dos docentes de educação especial. In J. Pinhal, F. Costa & R. Faria, (Orgs.). A Escola: Dinâmicas e Atores (pp. 549-559).  Atas do XXIV Colóquio da AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Disponível aqui.
  • Sanches, I., & Guedes R. (2016). O Processo de Inclusão de Crianças com Transtorno do Espetro Autista – Estudo de Caso. In J. Pinhal, F. Costa, & R. Faria (Orgs.), As pedagogias nas sociedades contemporâneas – Desafios às escolas e aos educadores (pp. 778-788). Atas do XXIII Colóquio da AFIRSE Portugal. Lisboa: AFIRSE Disponível aqui.
  • Lopes, G., & Sanches, I. (2017, Janeiro). A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais: concepção de gestores. In Atas da 1ª Conferência de Educação Comparada “A Educação Comparada para além dos números”, Centro Cultural de Belém , Lisboa. (in press
  • Silva, P., & Sanches, I. (2017, Janeiro). A inclusão do estudante surdo no Ensino Superior. In Atas da 1ª Conferência de Educação Comparada “A Educação Comparada para além dos números”, Centro Cultural de Belém, Lisboa. (in press
  • Silva, P. & Sanches, I. (2017). A inclusão do estudante surdo no ensino superior: o que dizem os surdos? IV Congresso Nacional Educação Conedu (pp. 1-12).  Disponível aqui.
  • Sanches, I. & Gil, R. (2017). DESAFIOS DA EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO XXI – O projeto “Edulabs” na promoção do sucesso para todos. Atas do V Congresso internacional – Educação, Inclusão e Inovação (pp. 461- 477). Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) / Escola Superior de Educação (ESE).
  • Disponível aqui.
  • Falcão, R. & Sanches, I. (2017). O uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação em Crianças com Transtorno do espetro autista: conceções e práticas dos Docentes de Educação Especial. Atas do V Congresso internacional – Educação, Inclusão e Inovação (pp. 957-970). Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) / Escola Superior de Educação (ESE). https://drive.google.com/file/d/1firgp4mMy66pQ-CgEgLZdM1T5WkpRxWd/view
  • Monteiro, F. & Sanches, I. (2017). Currículo, homogeneização do ensino e a patologização da educação escolar. Atas do V Congresso internacional – Educação, Inclusão e Inovação (pp. 448-460). Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) / Escola Superior de Educação (ESE). Disponível aqui.
  • Sanches, I. & Guedes R. (2016). O Processo de Inclusão de Crianças com Transtorno do Espetro Autista – Estudo de Caso. In Pinhal, J., Costa, F. & Faria, R. (Orgs.). As pedagogias nas sociedades contemporâneas – Desafios às escolas e aos educadores (pp.778-788). Atas do XXIII Colóquio da AFIRSE Portugal. Lisboa: AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
  • Disponível aqui.
  • Lopes, G., & Sanches, I. (2016, Janeiro). A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais: concepção de gestores. In Atas da 1ª Conferência de Educação Comparada “A Educação Comparada para além dos números”, Centro Cultural de Belém, Lisboa.
  • Santos, G. & Sanches, I. (2015). A avaliação do processo de inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais, na sala de aula de ensino regular, tendo em conta as concepção de professores e gestores. In T. Estrela (ed.). Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação. Atas do XXII Colóquio da AFIRSE Portugal (pp. 698-711). Lisboa: EDUCA/AFIRSE Portugal. Disponível aqui.
  • Melo, K. & Sanches, I. (2015). Avaliação do processo de ensino-aprendizagem da criança com autismo, na sala do ensino regular, através das concepções e das práticas das suas professoras e profissionais de apoio. In T. Estrela (ed.). Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação. Atas do XXII Colóquio da AFIRSE Portugal (pp. 1019-1033). Lisboa: EDUCA/AFIRSE Portugal. http://afirse.ie.ul.pt/atas/AFIRSEAtas2015.pdf
  • Falcão, R. & Sanches, I. (2014). Utilização das TIC em crianças com Perturbação do Espectro do Autismo no Pré-Escolar: a perspetiva dos professores.  In M. J. Carvalho, A. Loureiro & C. A. Ferreira (org.). Atas do XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Espaço de investigação, Reflexão e Ação interdisciplinar  (pp.974-984). Vila Real: Universidade Trás-Os-Montes e Alto Douro. CD ISBN 978-989-704-188-4. Disponível aqui.
  • Sanches, I. & Teixeira, R. (2014). Sim, NÃO FALO, MAS COMUNICO… A comunicação aumentativa como facilitador da participação num grupo de jardim-de-infância.  In M. J. Carvalho, A. Loureiro & C. A (org.). Ferreira. Atas do XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Espaço de investigação, Reflexão e Ação interdisciplinar  (pp. 1897-1910). Vila Real: Universidade Trás-Os-Montes e Alto Douro. CD ISBN 978-989-704-188-4. Disponível aqui.
  • Costa, M. & Sanches, I. (2014). Motivações e representações dos Professores de Educação Especial: um contributo para o seu estudo. In T. Estrela (ed.). Educação, Economia e Território – O papel da educação no desenvolvimento. Atas do XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE (pp.145-154). Lisboa: EDUCA/Secção Portuguesa da AFIRSE. ISBN 978-989-8272-19-5. Disponível aqui.
  • Dinis, L., & Sanches, I. (2013). Entre possibilidades e potencialidades: a inclusão num centro de reabilitação e integração. In I. Sanches, Para uma Educação Inclusiva: dos conceitos às práticas (Volume II) (pp. 50-72). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. eISBN: 978-989-757-015-5.
  • Freitas, A., & Sanches, I. (2013). As diferenças que nos unem! Experiências de aprendizagem cooperativa em sala de aula. In I. Sanches, Para uma Educação Inclusiva: dos conceitos às práticas (Volume II) (pp. 19-49). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. eISBN: 978-989-757-015-5.
  • Mota, A., & Sanches, I. (2010). Alunos considerados com necessidades educativas especiais na sociedade do conhecimento. Os CRTIC promotores da equidade no mundo do trabalho? In Actas do XVII Colóquio da AFIRSE/AIPELF, A escola e o mundo do trabalho, (pp.1-12), Lisboa. ISBN: 978-989-8272-06-5.
  • Sanches, I. (2010). Au Portugal, le handicap comme tragédie (Chapitre 17). In C. Gardou, Handicap et Cultures. France : ERES.
  • Costa, M., & Sanches, I. (2009). Desafios da Educação Inclusiva. Um estudo sobre representações e expectativas dos professores do ensino regular face aos professores de apoio educativo. ISBN 978 972 8881 63   https://issuu.com/cidadao/docs/desafios-da-educa–o-inclusiva.-um-estudo-sobre-re
  • Mota, A., & Sanches, I. (2009). Cooperar para incluir. Formas de cooperação entre o Docente de Educação Especial e o Docente Titular de Turma, no 1º ciclo do Ensino Básico. In Actas do XVI Colóquio da AFIRSE/AIPELF, Tutoria e Mediação. Novos desafios à investigação educacional (pp. 1-18), Lisboa. ISBN: 978-972-8036-98-0
  • Sanches, I. (2009). Inclusão Educativa e Gestão Escolar. A colaboração do Professor de Apoio Educativo com a Gestão da Escola. ISBN 978 972 8881 63 4. 
  • Sanches, I., & Teodoro, A. (2009). Em busca de indicadores de educação inclusiva: o que os Professores de Apoio Educativo dizem que gostariam de fazer. In M. V. Rodriguez & M. L. P. de Almeida (Orgs.), Políticas educacionais e formação de professores em tempos de globalização, (pp. 107 – 148). Brasilia-DF: Liber Livro e UCDB Editora.
  • Sanches, I., & Teodoro, A. (2008). Em busca de indicadores de Educação Inclusiva. O que os Professores de Apoio Educativo dizem que gostariam de fazer. In M. Rodriguez, & M. Almeida (Org.), Políticas Educacionais e Formação de Professores em tempos de globalização (pp 115-146). Brasilia – DF, Liber livro Editora.  ISBN: 978-85-98843-86-5
  • Sanches, I., & Teodoro, A. (2007). Em busca de indicadores de Educação Inclusiva no contexto legislativo português. In L. Boneti e M. Almeida (Org.), A cidadania no neoliberalismo: da experiência à análise crítica (pp. 58-74). Mercado Letras.

Edição de número especial de revista

  • Sanches, I. & Gardou, Ch. (2016). Dossiê temático: ”Uma outra forma de ‘olhar’ e pensar a deficiência”. Revista Lusófona de Educação, , 34, 85-207.

Comunicações em eventos internacionais

  • Sanches, I. (2017, Julho). Formação de professores e diversidade na sala de aula. Apresentado no Porto International Conference on Research in Education, Escola Superior de Educação, Porto.
  • Sanches, I., & Gil, R. (2017, Julho). Desafios da educação para o século XXI – O projeto “Edulabs” na promoção do sucesso para todos. Apresentado no V Congresso internacional – Educação, Inclusão e Inovação, Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), Lisboa.
  • Costa, M., & Sanches, I. (2017, Fevereiro). A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais: questionando as práticas dos docentes de educação especial. Apresentada no XXIV Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE, Lisboa.
  • Falcão, R., & Sanches, I. (2017, Julho). O uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação em Crianças com Transtorno do espetro autista: conceções e práticas dos Docentes de Educação Especial. Apresentado no V Congresso internacional – Educação, Inclusão e Inovação, Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), Lisboa.
  • Monteiro, F., & Sanches, I. (2017, Julho). Currículo, homogeneização do ensino e a patologização da educação escolar. Apresentado no V Congresso internacional – Educação, Inclusão e Inovação, Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), Lisboa.
  • Sanches, I., & Guedes R. (2016). O Processo de Inclusão de Crianças com Transtorno do Espetro Autista – Estudo de Caso. Apresentada no XXIII Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE, Lisboa.
  • Siqueira, L., & Sanches, I. (2016). Atendimento Educacional ao Aluno com Autismo na Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Estudo de caso múltiplo. Apresentada no XXIII Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE, Lisboa.
  • Lopes, G., & Sanches, I. (2016, Janeiro). A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais: concepção de gestores. Apresentada na 1ª Conferência de Educação Comparada “ A Educação Comparada para além dos números”, realizada no Centro Cultural de Belém, Lisboa.
  • Silva, P., & Sanches, I. (2016, Janeiro). A inclusão do estudante surdo no Ensino Superior. Apresentada na 1ª Conferência de Educação Comparada “ A Educação Comparada para além dos números”, realizada no Centro Cultural de Belém, Lisboa.
  • Sanches, I. (2016, maio). Conferência “Diversidade na Escola e na Sala de Aula: Como Gerir”. Apresentação da Aula Magna da Faculdade de Ciências Humanas – FCH da Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP – Brasil.
  • Sanches, I. (2016, Maio). Palestra “Inclusão e Educação: olhar a ‘diferença’ numa perspectiva inclusiva”. Apresentado no Encontro com professores das salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Diretoria de Ensino – Região de Piracicaba.
  • Sanches, I. (2016, Maio). Inclusão e Educação, Apresentado na Comunicação no Inter-núcleo da Pós Graduação em Educação da UNIMEP.
  • Sanches, I. (2016, Maio). Participação e discussão do projeto “A elaboração de conceitos científicos por alunos com deficiência: formação docente e práticas pedagógicas”. Apresentado no Encontro com professores e equipe gestora da Escola Estadual Professor Antônio de Mello Cotrim.
  • Sanches, I. (2016, Maio). Conferência “Diversidade na escola e na sala de aula: como gerir”. Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto.
  • Sanches, I. (2016, Maio). Diversidade na Escola e na Sala de Aula: Como Gerir. Apresentado na Universidade Estadual de Campinas, no contexto do Evento Comemorativo dos 43 anos do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação.
  • Sanches, I. (2016, Maio). Diversidade na Escola e na Sala de Aula: Como Gerir. Apresentado na Universidade São Francisco e rede municipal de Itatiba, S. Paulo.
  • Sanches, I. (2016, Maio). Participação no grupo de pesquisa “Relações de Ensino e Trabalho Docente” (USF/CNPq). Universidade São Francisco, Itatiba, S. Paulo.
  • Sanches, I. (2016, Maio). Participação no grupo estudo sobre Trabalho Docente, vinculado ao grupo de pesquisa “Relações de Ensino e Trabalho Docente” (USF/CNPq). Universidade São Francisco, Itatiba, S. Paulo.
  • Melo, K., & Sanches, I. (2015, Maio). Avaliação do processo de ensino-aprendizagem da criança com autismo, na sala do ensino regular, através das concepções e das práticas das suas professoras e profissionais de apoio. Apresentada no XXII Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE, Lisboa.
  • Santos, G., & Sanches, I. (2015, Maio). A avaliação do processo de inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais, na sala de aula de ensino regular, tendo em conta a concepção de professores e gestores. Apresentada no XXII Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE, Lisboa.
  • Falcão, R., & Sanches, I. (2014, Setembro). Utilização das TIC em crianças com Perturbação do Espectro do Autismo no Pré-Escolar: a perspetiva dos professores. Apresentada no XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Conference proceedings , Vila Real.
  • Sanches, I., & Teixeira, R. (2014, Setembro). Sim, NÃO FALO, MAS COMUNICO… A comunicação aumentativa como facilitador da participação num grupo de jardim-de-infância. Apresentada no XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Conference proceedings, Vila Real.
  • Costa, M., & Sanches, I. (2014). Motivações e representações dos Professores de Educação Especial: um contributo para o seu estudo. Apresentada no XXIº COLÓQUIO DA AFIRSE/AIPELF Educação, Economia e Território – O papel da educação no desenvolvimento, Lisboa.

Comunicações em eventos nacionais

  • Sanches, I. (2017, Outubro). Educação Inclusiva: uma outra forma de “olhar” e pensar a participação na escola. Apresentada no Congresso nacional Intervenção Precoce e Educação Especial: Práticas, Debate e Inovação, Lisboa.
  • Sanches, I. (2017, Outubro). Educação Especial – perspetivas de mudança no século XXI. Apresentado no I Encontro de Educação Especial: Diálogos Pontes Mudanças,  Almada.
  • Sanches, I. (2017, Março). Conferência de abertura: “Olhar” e pensar a inclusão socioeducativa: a conquista da autonomia, da participação e do sucesso na escola. Apresentado no I Seminário “A Escola Inclusiva: Desafios, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.
  • Sanches, I. (2017, Junho). Conferência de encerramento “Desafiando a escola de hoje: a educação Inclusiva de alunos com transtorno do espetro autista”. Apresentado no Congresso Nacional de Autismo e Aprendizagem Matemática, Aveiro.
  • Sanches, I., & Gil, R. (2016, Julho). Osteogenese imperfeita. O desafio de gerar e gerir facilitadores, estudo de caso. Apresentada no 7º Encontro de Investigadores, Lisboa.
  • Carvalho, G. L., & Sanches, I. R. (2015, Julho). A identidade do profissional tradutor e intérprete de língua brasileira de sinais – libras: das suas concepções às suas práticas. Apresentada no 6º Encontro do CeiED Educação, Espaço e Tempo: investigação, conhecimento e intervenção social, Lisboa. 
  • Sanches, I. (2014, Setembro). Estratégias de Atuação em salas de aula inclusivas. Apresentado na Conferência proferida na Escola Secundária Sebastião e Silva, Oeiras.
  • Costa, M., & Sanches, I. (2013, Julho). Ser Professor de Educação Especial: um ideal a cumprir ou um desafio a vencer? Um estudo sobre motivações e representações dos Professores de Educação Especial. Apresentada no Congresso realizado pelo Centro de Estudos em Investigação e Formação (CEIEF), Lisboa.
  • Sanches, I. (2013, Abril). A investigação em Educação Inclusiva: perspetivas e desafios. Apresentado na Comunicação no III Encontro de Investigação do Centro de Investigações e Publicações da Escola Superior de Educação Almeida Garrett.

Outras publicações

  • Sanches, I. (2016). Diálogos. A fratria nas situações de deficiência. Entrevista a Isabel Amaral. Revista Lusófona de Educação, 34 (34), 201-207.
  • Sanches, I. (2016). Nota introdutória. Revista Lusófona de Educação, 34 (34), 85-88.
  • Sanches, I., & Gardou, C. (2016). Dossiê temático: ”Uma outra forma de ‘olhar’ e pensar a deficiência”. Revista Lusófona de Educação, 34 (34), 85-207. Disponível aqui.
  • Sanches, I. (2016). Tradução do original francês “O tempo dos saberes” de Charles Gardou. Revista Lusófona de Educação, 34 (34), 89-106.
  • Sanches, I., & Paulo, E. (2014). Recensão crítica de Gardou, C. (2012). La société inclusive, parlons-en!. Il n’y a pas de vie minuscule. Toulouse: Editions Érès (167 págs). Revista Lusófona de Educação, 24 (24), 229-237.