Publicações

Artigos em revistas internacionais

  • Costa, G. & Sanches, I. (2016). Um olhar sobre a inclusão educativa: conceções dos professores do ensino secundário. Revista Lusófona de Educação, 34, 161-179.  Disponível aqui.
  • Falcão, R. & Sanches, I. (2016). A CIRANDA DA INCLUSÃO. Promovendo o desenvolvimento e a interação num grupo de jardim-de-infância de que faz parte uma criança com autismo. Revista Espaço Pedagógico v. 23, n. 1, Passo Fundo, p. 24-45, jan./jun.  Disponível aqui.
  • Alves, I., Sanches, I. & Tavares, C. (20016). APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA. Aplicação do modelo jigsaw numa turma do 2º ciclo. Revista EccoS, 40, 187-204. Disponível aqui.
  • Sanches, I. & Siqueira, L. (2016). A inclusão escolar de alunos com transtorno do espectro do autismo. Revista Comunicações, 23, 167-183. Disponível em: Disponível aqui.
  • Costa, G. & Sanches, I. (2016). A inclusão no ensino secundário: conceções dos professores. Journal of Research in Special Educational Needs, 16(S1), 94-97. DOI: 10.1111/1471-3802.12129.  Disponível aqui.
  • Alves, I., Sanches, I., & Tavares, C. (in press 2015). Aprendizagem cooperativa como prática pedagógica inclusiva. Aplicação do modelo jigsaw numa turma do 2º ciclo. Revista EccoS.
  • Falcão, R. & Sanches, I. (in press 2015). A ciranda da inclusão. Promovendo o desenvolvimento e a interação num grupo de jardim-de-infância de que faz parte uma criança com autismo. Revista Espaço Pedagógico.
  • Leal, M. & Sanches, I. (2014). Português para todos: a aprendizagem da Língua portuguesa como facilitadora da Interculturalidade e da Inclusão social. Revista Lusófona de Educação, 27, 143-158. [ Disponível em: Disponível aqui.
  • Pereira, M & Sanches, I. (2013). Aprender com a diversidade: as metodologias de aprendizagem cooperativa na sala de aula. Revista Nuances, 20(3): 118-139. Disponível aqui.
  • Sanches, I. & Vicente, R (2013). Colmatando as Dificuldades Específicas da Linguagem, num Grupo de crianças do Jardim de Infância. EccoS, 31: 163–179. Disponível aqui.
  • Sanches, I. (2009). Colóquio Internacional Diversidade, Equidade e Inclusão. Construindo um outro paradigma de escola. Revista Lusófona de Educação 14, 181-182.
  • Sanches, I. (2007). Saudosismo dos anos setenta ou a arrogância da ignorância? O projecto de Decreto-lei de Educação Especial. Revista Lusófona de Educação, 10: 157-163.

Artigos em revistas científicas nacionais

  • Sanches, I. (2014). “Sobrevoando” a deficiência: do que os portugueses pensam ao que os políticos fazem. Interacções, v.10, nº33, 217-235. ISSN 1646 2335. Disponível aqui.
  • Colaço, C. & Sanches, I. (2013). Gerir a diversidade: contributos da aprendizagem cooperativa para a construção de salas de aula inclusivas. Revista Portuguesa de Educação, Volume 26, nº 1, 307-347.
  • Sanches, I. & Teodoro, A. (2011). Espaço pedagógico o que os professores de apoio educativo dizem que gostariam de fazer. REP – Revista Espaço Pedagógico, 17, 1, 7-39.
  • Sanches, I. (2009). Colóquio Internacional Diversidade, Equidade e Inclusão. Construindo um outro paradigma de escola. Revista Lusófona de Educação 14, 181-182.
  • Costa, M. & Sanches, I. (2008). Práticas de Educação Inclusiva: a inclusão de uma criança com deficiência mental moderada numa escola do 1º ciclo do Ensino Básico. O Professor, 97,41-54.
  • Sanches, I. (2007). Saudosismo dos anos setenta ou a arrogância da ignorância? O projecto de Decreto-lei de Educação Especial. Revista Lusófona de Educação, 10,157-163.
  • Sanches, I. & Teodoro, A. (2007). Procurando Indicadores de Educação Inclusiva: as Práticas dos Professores de Apoio Educativo. Revista Portuguesa de Educação, 20 (2), 105-149. ISSN 0871 – 9187.

Livros

  • Sanches, I. (ORG.) (2013). Para uma Educação Inclusiva: dos conceitos às práticas – Volume II. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. eISBN: 978-989-757-015-5.
  • Sanches, I. (2010). Em busca de Indicadores de Educação Inclusiva. A “voz” dos professores de apoio sobre o que pensam, o que fazem e o que gostariam de fazer. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas (no prelo).

Capítulos de livro

  • Sanches, I. & Guedes R. (2016). O Processo de Inclusão de Crianças com Transtorno do Espetro Autista – Estudo de Caso. Atas do XXIII Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE. Lisboa: EDUCA/Secção Portuguesa da AFIRSE
  • Lopes, G. & Sanches, I. (2016). A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais: concepção de gestores. Atas da 1ª Conferência de Educação Comparada “A Educação Comparada para além dos números”, realizada no Centro Cultural de Belém e Universidade Lusófona, Lisboa, 25-27 janeiro.
  • Silva, P. & Sanches, I. (2016). A inclusão do estudante surdo no Ensino Superior. Atas da 1ª Conferência de Educação Comparada “A Educação Comparada para além dos números”, realizada no Centro Cultural de Belém e Universidade Lusófona, Lisboa, 25-27 janeiro.
  • Dinis, L. & Sanches, I. (2013). Entre possibilidades e potencialidades: a inclusão num centro de reabilitação e integração In I. Sanches Para uma Educação Inclusiva: dos conceitos às práticas – Volume II (50-72). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. eISBN: 978-989-757-015-5.
  • Freitas, A. & Sanches, I. (2013). As diferenças que nos unem! Experiências de aprendizagem cooperativa em sala de aula. In I. Sanches Para uma Educação Inclusiva: dos conceitos às práticas – Volume II (19-49). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. eISBN: 978-989-757-015-5.
  • Mota, A. & Sanches, I. (2010). Alunos considerados com necessidades educativas especiais na sociedade do conhecimento. Os CRTIC promotores da equidade no mundo do trabalho? Actas do XVII Colóquio da AFIRSE/AIPELF, A escola e o mundo do trabalho. (pp.1-12).Lisboa: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Lisboa. ISBN: 978-989-8272-06-5.
  • Sanches, I. (2010). Au Portugal, le handicap comme tragédie (Chapitre 17 ). In Charles Gardou, Handicap et Cultures. France : ERES.
  • Costa, M. & Sanches, I. (2009). Desafios da Educação Inclusiva. Um estudo sobre representações e expectativas dos professores do ensino regular face aos professores de apoio educativo. ISBN 978 972 8881 63 Disponível aqui.
  • Mota, A. & Sanches, I. (2009). Cooperar para incluir. Formas de cooperação entre o Docente de Educação Especial e o Docente Titular de Turma, no 1º ciclo do Ensino Básico. Actas do XVI Colóquio da AFIRSE/AIPELF, Tutoria e Mediação. Novos desafios à investigação educacional (pp. 1-18) Lisboa: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Lisboa. ISBN: 978-972-8036-98-0
  • Sanches, I. (2009). Inclusão Educativa e Gestão Escolar. A colaboração do Professor de Apoio Educativo com a Gestão da Escola. ISBN 978 972 8881 63 4. Disponível aqui.
  • Sanches, I. & Teodoro, A. (2009). Em busca de indicadores de educação inclusiva: o que os Professores de Apoio Educativo dizem que gostariam de fazer. In M. V. Rodriguez & M. de L. P. de Almeida (Orgs.). Políticas educacionais e formação de professores em tempos de globalização, (pp. 107 – 148). Brasilia-DF: Liber Livro e UCDB Editora.
  • Sanches, I. & Teodoro, A. (2008). Em busca de indicadores de Educação Inclusiva. O que os Professores de Apoio Educativo dizem que gostariam de fazer. Em M. Rodriguez e M. Almeida (Org.), Políticas Educacionais e Formação de Professores em tempos de globalização. Pp 115-146. LIBER LIVRO EDITORA ISBN: 978-85-98843-86-5
  • Sanches, I. & Teodoro, A. (2007). Em busca de indicadores de Educação Inclusiva no contexto legislativo português. Em L. Boneti e M. Almeida (Org.), A cidadania no neoliberalismo: da experiência à análise crítica. Pp 58-74.

Edição de número especial de revista

  • Sanches, I. & Gardou, Ch. (2016). Dossiê temático: ”Uma outra forma de ‘olhar’ e pensar a deficiência”. Revista Lusófona de Educação, 34.

Comunicações em eventos internacionais

  • Sanches, I. & Guedes R. (2016). O Processo de Inclusão de Crianças com Transtorno do Espetro Autista – Estudo de Caso. Comunicação apresentada no XXIII Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE. Lisboa: EDUCA/Secção Portuguesa da AFIRSE.
  • Siqueira, L. & Sanches, I. (2016). Atendimento Educacional ao Aluno com Autismo na Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Estudo de caso múltiplo. Comunicação apresentada no XXIII Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE. Lisboa: EDUCA/Secção Portuguesa da AFIRSE.
  • Lopes, G. & Sanches, I. (2016). A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais: concepção de gestores. Comunicação apresentada na 1ª Conferência de Educação Comparada “ A Educação Comparada para além dos números”, realizada no Centro Cultural de Belém e Universidade Lusófona, Lisboa, 25-27 janeiro.
  • Silva, P. & Sanches, I. (2016). A inclusão do estudante surdo no Ensino Superior. Comunicação apresentada na 1ª Conferência de Educação Comparada “ A Educação Comparada para além dos números”, realizada no Centro Cultural de Belém e Universidade Lusófona, Lisboa, 25-27 janeiro.
  • Sanches, I. (2016). Conferência “Diversidade na Escola e na Sala de Aula: Como Gerir”. Aula Magna da Faculdade de Ciências Humanas – FCH da Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP – Brasil, na abertura das comemorações dos 50 anos do curso de Pedagogia da Universidade. 09 de maio.
  • Sanches, I. (2016). PalestraInclusão e Educação: olhar a ‘diferença’ numa perspectiva inclusiva”. Encontro com professores das salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Diretoria de Ensino – Região de Piracicaba – Brasil. 10 maio.
  • Sanches, I. (2016). Comunicação no Inter-núcleo da Pós Graduação em Educação da UNIMEP – Brasil, sobre a temática“Inclusão e Educação “. 18 de maio.
  • Sanches, I. (2016). Participação e discussão do projeto “A elaboração de conceitos científicos por alunos com deficiência: formação docente e práticas pedagógicas”. Encontro com professores e equipe gestora da Escola Estadual Professor Antônio de Mello Cotrim. 19 de maio.
  • Sanches, I. (2016). Conferência “Diversidade na escola e na sala de aula: como gerir”. Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto. 11 de maio.
  • Sanches, I. (2016). Palestra “Diversidade na Escola e na Sala de Aula: Como Gerir”. Universidade Estadual de Campinas, no contexto do Evento Comemorativo dos 43 anos do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel de Oliveira da Silva Porto” – CEPRE/Maio 2016.
  • Sanches, I. (2016). Palestra “Diversidade na Escola e na Sala de Aula: Como Gerir”. Universidade São Francisco e rede municipal de Itatiba, S. Paulo, Brasil. 17 de maio.
  • Sanches, I. (2016). Participação no grupo de pesquisa “Relações de Ensino e Trabalho Docente” (USF/CNPq). Universidade São Francisco, Itatiba, S. Paulo, Brasil. 24 de maio.
  • Sanches, I. (2016). Participação no grupo estudo sobre Trabalho Docente, vinculado ao grupo de pesquisa “Relações de Ensino e Trabalho Docente” (USF/CNPq). Universidade São Francisco, Itatiba, S. Paulo, Brasil. 25 de maio.
  • Melo, K. & Sanches, I. (2015). Avaliação do processo de ensino-aprendizagem da criança com autismo, na sala do ensino regular, através das concepções e das práticas das suas professoras e profissionais de apoio. Comunicação apresentada no XXII Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE. Lisboa: EDUCA/Secção Portuguesa da AFIRSE.
  • Santos, G. & Sanches, I. (2015). A avaliação do processo de inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais, na sala de aula de ensino regular, tendo em conta a concepção de professores e gestores. Comunicação apresentada no XXII Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE. Lisboa: EDUCA/Secção Portuguesa da AFIRSE.
  • Falcão, R. & Sanches, I. (2014). Utilização das TIC em crianças com Perturbação do Espectro do Autismo no Pré-Escolar: a perspetiva dos professores. Comunicação apresentada no XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Conference proceedings (Universidade de Vila Real, 11-13 Setembro de 2014).
  • Sanches, I. & Teixeira, R. (2014). Sim, NÃO FALO, MAS COMUNICO… A comunicação aumentativa como facilitador da participação num grupo de jardim-de-infância. Comunicação apresentada no XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Conference proceedings (Universidade de Vila Real, 11-13 Setembro de 2014).
  • Costa, M. & Sanches, I. (2014). Motivações e representações dos Professores de Educação Especial: um contributo para o seu estudo. XXIº COLÓQUIO DA AFIRSE/AIPELF Educação, Economia e Território – O papel da educação no desenvolvimento. Universidade de Lisboa – Instituto de Educação.

Comunicações em eventos nacionais

  • Sanches, I. & Gil, R. (2016). Osteogenese imperfeita. O desafio de gerar e gerir facilitadores. Estudo de caso. Comunicação apresentada no 7º Encontro de Investigadores.08 julho. Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
  • Carvalho, G. L. & Sanches, I. R. ( 2015). A identidade do profissional tradutor e intérprete de língua brasileira de sinais – libras: das suas concepções às suas práticas. Comunicação apresentada no 6º Encontro do CeiED Educação, Espaço e Tempo: investigação, conhecimento e intervenção social (Lisboa, ULHT, Julho). 
  • Sanches, I. (2014). Estratégias de Atuação em salas de aula inclusivas. Conferência proferida na Escola Secundária Sebastião e Silva. 10 de setembro.
  • Costa, M. & Sanches, I. (2013). Ser Professor de Educação Especial: um ideal a cumprir ou um desafio a vencer? Um estudo sobre motivações e representações dos Professores de Educação Especial. Comunicação apresentada no Congresso realizado pelo Centro de Estudos em Investigação e Formação (CEIEF), na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 19 de julho.
  • Sanches, I. (2013). A investigação em Educação Inclusiva: perspetivas e desafios. Comunicação no III Encontro de Investigação do Centro de Investigações e Publicações da Escola Superior de Educação Almeida Garrett, 13 de abril.

Outras publicações

  • Sanches, I. (2016). Diálogos. A fratria nas situações de deficiência. Entrevista a Isabel Amaral. Revista Lusófona de Educação, 34, 201-207.
  • Sanches, I. (2016). Nota introdutória. Revista Lusófona de Educação, 34, 85-88.