Publicações

Artigos em revistas científicas nacionais

  • Neves, I. & Trindade, R. (2018). Um modelo de supervisão reflexivo: contribuição para o projeto de socialização profissional de estudantes de um mestrado em educação pré-escolar em Portugal. Liberato, 19 (32). Disponível aqui.
  • Carneiro, I. Neves ,I. & Trevisan, G. ( 2018) .A relação entre o contexto sociocultural dos alunos e as práticas pedagógicas do professor do 1ºe 2º ciclo do Ensino Básico. Revista Liberato (no prelo)
  • Frada, C. & Neves, I. (2017). Descrição de um percurso na construção da autoestima de uma criança. Revista de Estudios e Investigación en Psicologia y Educación, 5, 284-287. eISSN: 2386-7418, 2017, Vol. Extr., No. 01 doi.org.
  • Ferreira, A. R., & Neves, I. (2017). Cooperar para aprender: contributos para o desenvolvimento de competências socias em crianças da educação pré-escolar e do 1ºciclo do ensino básico. Revista de Estudios e Investigación en Psicologia y Educación, 5, 181-184.eISSN: 2386-7418, 2017, Vol. Extr., No. 01 doi.org.
  • Gomes, M., Neves, I. & Silva, B. (2017). Promover a qualidade na educação de infância através do envolvimento parental-Projeto EQuaP. Revista de Estudios e Investigación en Psicologia y Educación, 5, 264-268. eISSN: 2386-7418, 2017, Vol. Extr., No. 05 doi.org.

Comunicações em eventos internacionais

  • Trevisan, G., & Neves, I. (2018) Dinamização do Workshop “Social networks and communities: children and young people autonomy projects”, no Encontro Internacional, Anual do GGFP em 22./23. Junho de 2018 na Universidade Protestante de Friburgo.
  • Reis, P., & Neves, I. (2018). Apresentação da comunicação “A participação da criança na relação escola- famílias: um estudo de caso”, no V Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação “ Mudam-se os Tempos, Mudam-se as Vontades: Flexibilizar e Inovar numa Escola em Transformação” no dia 4 de julho de 2018 na Faculdade de Psicologia e Ciência da Educação da Universidade do Porto.
  • Carneiro, I., Neves, I., Trevisan, G. (2018). Apresentação da comunicação “Dois Olhares Docentes sobre a mesma realidade”, no V Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação “ Mudam-se os Tempos , Mudam-se as Vontades: Flexibilizar e Inovar numa Escola em Transformação” no dia 4 de julho de 2018 na Faculdade de Psicologia e Ciência da Educação da Universidade do Porto.
  • Ferreira, A. R., & Neves, I. (2017). Apresentação da comunicação Descrição de um percurso na construção da autoestima de uma criança. XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Universidade do Minho, dias 6 a 8 de setembro de 2017
  • Frada, C., & Neves, I. (2017). Apresentação da comunicação Cooperar para aprender: contributos para o desenvolvimento de competências socias em crianças da educação pré-escolar e do 1ºciclo do ensino básico. XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Universidade do Minho, dias 6 a 8 de setembro de 2017.
  • Luciano, E., Marcuccio, M., Gomes, M. P., Neves, I., & Silva, B. (2017). Apresentação da comunicação Enhancing, testing and evaluating practices of family participation in ECEC – results and perspectives from an international research Project. EECERA conference 2017 -early childhood education beyond the crisis: social justice, solidarity and children’s rights. Bolonha, 29 agosto – 1 setembro 2017.
  • Gomes, M. P., Neves, I., & Silva, B. (2017). Apresentação da comunicação Promover a qualidade na educação de infância através do envolvimento parental-Projeto EQUAP. XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Universidade do Minho, dias 6 a 8 de setembro de 2017.

Comunicações em eventos nacionais

  • Apresentação da comunicação Intitulada” O Processo de construção dinâmica de uma comunidade educativa: experiências a partir do trabalho com um Agrupamento de Escolas de Vila do Conde”- Adalberto Dias de Carvalho, Florbela Samagaio, Gabriela Trevisan, Ivone Neves no 5º Colóquio Internacional Trabalhar em rede para o Sucesso Escolar : Autarquias, Educação e Desenvolvimento. FPCEUP, 11 e 12 de julho de 2013.
  • Apresentação da comunicação intitulada “ Problematizar a metodologia de projeto articulando e avaliando aprendizagens”- Irene Cortesão, Ivone Neves, Paula Pequito no VI Encontro do CIED -Escola e Comunidade promovido pela Escola Superior de Educação de Lisboa, em 15 novembro de 2013.
  • Apresentação da comunicação intitulada “Transversalidade e continuidade em educação: Um olhar sobre os instrumentos de registo e observação na Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico”– Diana Cunha, Ivone Neves, Ana Pinheiro no VI Encontro do CIED -Escola e Comunidade promovido pela Escola Superior de Educação de Lisboa, em 15 novembro de 2013.
  • Apresentação da comunicação intitulada “Relações Escola-Família e processos de construção complexa de identidade – o caso do Agrupamento de Escolas da Junqueira, Vila do Conde” no 3º Ciclo de Seminários Temáticos de Pedagogia Social da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica do Porto, no dia 7 de fevereiro de 2014.
  • Apresentação da comunicação intitulada “O Jardim de Infância como espaço de vida, de cultura e de educação” no Seminário Internacional, realizado na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, no dia 11 de outubro de 2014, no âmbito do Ciclo de Seminários «Escola e Pedagogia: Reflexões sobre o dizer e o fazer».
  • Apresentação do estudo de impacto do programa Porto de Crianças, no âmbito do seminário comemorativo do 20º aniversário do Programa Educativo Municipal – Porto de Crianças – da Câmara Municipal do Porto, que decorreu na Biblioteca Municipal Almeida Garret, no dia 18 de março de 2015.
  • Apresentação da comunicação intitulada “Descrição de um percurso na construção da autoestima de uma criança-Ana Rita Ferreira, Ivone Neves, no XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Universidade do Minho, dias 6 a 8 de setembro de 2017.
  • Apresentação da comunicação- “Cooperar para aprender: contributos para o desenvolvimento de competências socias em crianças da educação pré-escolar e do 1ºciclo do ensino básico” – Cecília Frada, Ivone Neves, no XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Universidade do Minho, dias 6 a 8 de setembro de 2017.
  • Apresentação da comunicação- Enhancing, testing and evaluating practices of family participation in ECEC – results and perspectives from an international research Project. – Eelena Luciano (1), Massimo Marcuccio (2) Miguel Prata Gomes (3), Ivone Neves (3) Brigite Silva (3). (1), Universidade de Parma, Itália; (2) Universidade de Bolonha, Itália; (3) Escola Superior de Educaçào de Paula Frassinetti, Portugal. EECERA conference 2017 -early childhood education beyond the crisis: social justice, solidarity and children’s rights. Bolonha, Italy (29 Agosto a 1 de setembro de 2017).
  • Apresentação da comunicação  “Promover a qualidade na educação de infância através do envolvimento parental-Projeto EQuaP”-Miguel Prata Gomes, Ivone Neves, Brigite Silva, no XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Universidade do Minho, dias 6 a 8 de setembro de 2017.
  • Apresentação da comunicação “A participação da criança na relação escola- famílias: um estudo de caso”- Paula Reis e Ivone Neves no V Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação “ Mudam-se os Tempos, Mudam-se as Vontades: Flexibilizar e Inovar numa Escola em Transformação” no dia 4 de julho de 2018 na Faculdade de Psicologia e Ciência da Educação da Universidade do Porto.
  • Apresentação da comunicação “Dois Olhares Docentes sobre a mesma realidade”- Isabel Carneiro, Ivone Neves, Gabriela Trevisan  no V Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação “ Mudam-se os Tempos , Mudam-se as Vontades: Flexibilizar e Inovar numa Escola em Transformação” no dia 4 de julho de 2018 na Faculdade de Psicologia e Ciência da Educação da Universidade do Porto.
  • Apresentação da comunicação “Relação escola-famílias: dar voz às famílias”- Marta Silva e Ivone Neves no IV SLBEI – Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância & I CLABIE – Congresso Luso Afro Brasileiro de infâncias e Educação dias 15-17 de novembro de 2018, na Universidade de Aveiro. Publicado no livro de resumos: eBook, 218 páginas  target=”_blank”> Disponível aqui.
  • Apresentação da comunicação “Aprendizagem cooperativa vista pelas crianças: um estudo de caso”- Daniela Barreira e Ivone Neves no IV SLBEI – Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância & I CLABIE – Congresso Luso Afro Brasileiro de infâncias e Educação de 15-17 de novembro de 2018, na Universidade de Aveiro. Publicado no livro de resumos: eBook, 218 páginas  Disponível aqui.

Outras publicações

  • Silva, M. & Neves, I. (2019) Relação escola-famílias: dar voz às famílias. Atas do IV SLBEI – Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância & I CLABIE – Congresso Luso Afro Brasileiro de infâncias e Educação dias 15-17 de novembro de 2018, na Universidade de Aveiro (no prelo).
  • Barreira, D. & Neves, I. (2019). Aprendizagem cooperativa vista pelas crianças: um estudo de caso. Atas do IV SLBEI – Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância & I CLABIE – Congresso Luso Afro Brasileiro de infâncias e Educação dias 15-17 de novembro de 2018, na Universidade de Aveiro (no prelo).