Publicações

Artigos em revistas internacionais

  • Sampaio-Maia, B., Teixeira, V., Maia, J. S., & Vieira-Marques, P. (2016, novembro). Lecturers, wikis and videos – How different teaching/learning strategies may promote soft-skills development? Livro de resumos do 2.º Congresso Nacional de Investigação em Educação Médica (CNIEM), Covilhã (p. 33).
  • Correia, A. M., Fernandes, C., & Maia, J. S. (2016). Attitudes and self-beliefs of ability towards mathematics and science and their effects on career choices. International Journal of Multidisciplinary Education and Research – IJMER, 3(1), 1-5.
  • Maia, J. S., Menino, C, & Almeida, C. (2008). Geometrical discoveries in a Portuguese kindergarten. Teaching Children (Mathematics), 14(6), 336-339.

Artigos em revistas científicas nacionais

  • Mascarenhas, D., Maia, J. S., Sola, T., & Hinojo, F. (2014). A importância das tarefas de investigação, da resolução de problemas e dos materiais manipuláveis no ensino e aprendizagem de perímetro, área e volume no 5.º ano de escolaridade. Quadrante, 23(1), 3-29.

Livros

  • Sarmento, I., & Maia, J. S. (Coord.) (2009). Conhecer o número e o símbolo – livro do professor para o 3.º ano de escolaridade, adotado pelo Ministério de Educação de Timor Leste. Porto: Porto Editora.
  • Maia, J. S. (2008). Aprender… matemática: Do jardim-de-infância à escola. Porto: Porto Editora.

Capítulos de livro

  • Neto, M., & Maia, J. S. (2010, setembro). Despertar para a geometria: Um projecto desenvolvido com alunos dos 5º e 6º anos de escolaridade. Atas do XXVI ProfMat (CD_ROM). Aveiro: Associação de Professores de Matemática.
  • Maia, J. S., & Menino, C. (2009, abril-maio). Repercussões dos novos cursos de formação de educadores de infância e de professores do ensino básico nos modelos de prática pedagógica. In H. Ferreira, S. Bergano, G. Santos, & C. Lima, Investigar, Avaliar, Descentralizar – Actas do X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – SPCE (CD-ROM): 11_Cmcs_AT7_Formação de Professores – EI&B, Mesa nº 51 – Comunicação nº 172. Bragança: SPCE e ESE/IPB.
  • Maia, J., & Sarmento, I. (2009). Do prazer de ensinar ao prazer de aprender ou… do prazer em aprender ao prazer em ensinar. In Construção e Reparação da Vida Psíquica no Maio Escolar, Actas do IV Encontro do “Centro Doutor João dos Santos” – Casa da Praia, 2007(pp. 17-24). Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa.
  • Maia, J. S. (2009). Pensar (em) matemática e linguagem matemática – Aliados ou inimigos?, Conferencia plenaria. In Innovando la Enseñanza de las Matemáticas, Actas del XVII Simposio Iberoamericano de Enseñanza Matemática (CD-ROM), 2007, noviembro. Toluca: Universidad Autónoma del Estado de México.
  • Neto, M., & Maia, J. S. (2009, setembro). Uma experiência de abordagem dinâmica da geometria com o geogebra no 4º ano de escolaridade. Atas do XXV ProfMat (CD_ROM). Viana do Castelo: Associação de Professores de Matemática.
  • Maia, J. S.; Menino, C. (2008). Transição pré-escolar – ensino básico: a importância da aprendizagem informal. In J. M. Sousa (Org.), Educação para o sucesso: políticas e actores, Actas do IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação – SPCE, Vol. 2 (CD-ROM), 2007 (pp. 290-298). Lisboa: Livpsic.

Comunicações em eventos internacionais

  • Correia, A. M., Fernandes, C., & Maia, J. S. (2015). Attitudes and self-beliefs of ability towards mathematics and science and their effects on career choices. Proceedings of the Third International Conference on Advances in Economics, Social Sciences and Human Behaviour Study. Dezembro de 2015. – ESSHBS 2015, 19-23. doi: 10.15224/978-1-63248-085-9-54

Comunicações em eventos nacionais

  • Maia, J. S. (2014). Alguns porquês das dificuldades de aprendizagem da matemática. Conferência apresentada no âmbito do 1.º Ciclo em Psicologia Clínica da Universidade Lusófona do Porto, a 25 de novembro de 2014, no Porto.
  • Maia, J. S., & Queirós, S. (2014). Desafios à matemática num currículo funcional. Palestra apresentada nas I Jornadas de Educação Especial, organizadas pelo Agrupamento de Escolas Rodrigues de Freitas, em 28 de maio de 2014, no Porto.

Outras publicações

  • Sampaio-Maia, B., Teixeira, V., Maia, J. S., & Vieira-Marques, P. (2016, julho). Desenvolvimento de competências transversais no processo de ensino e aprendizagem da Microbiologia. Atas do 3.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES), Lisboa (pp. 60-61).
  • Maia, J. S., & Sarmento, I. (2007). Pensar (em) matemática e linguagem matemática – Estratégias de aproximação, Workshop. In Innovando la Enseñanza de las Matemáticas,Proceedings of XVII Simpósio Iberoamericano de Enseñanza Matemática (CD-ROM), 18-24 November. Toluca, México.
  • Maia, J. S. (2007). PISA – Matemática: Resultados e medidas de melhoria em Portugal, Presentation at the Round Table Discussion “PISA, Evaluación de la competencia matemática: Resultados, marco de evaluación y expectativas”. In Innovando la Enseñanza de las Matemáticas, Proceedings of XVII Simpósio Iberoamericano de Enseñanza Matemática (DVD 3), 18-24 November. Toluca, México. Toluca, México.