Jorge Ilídio Faria Martins


Nota biográfica

Doutorado pela Universidade do Porto em 2007, é Professor de Administração e Supervisão Educativas na Universidade Lusófona do Porto.

Tem vasta experiência na docência, na investigação e na administração pública, nomeadamente no exercício de cargos de direcção e de planeamento educativo estratégico (entre outros, foi Subdirector do GETAPE no final dos anos 80, Director Regional de Educação do Norte entre 1996 e 2002 e Director do Observatório das Políticas Locais de Educação entre 2010 e 2012).

É autor, ou co-autor, de inúmeros textos, comunicações e livros, editados no âmbito nacional e internacional.

Participante e coordenador de vários projectos de investigação, foi membro do Centro de Investigação e Intervenção Educativa (CIIE) da FPCE da Universidade do Porto e do Observatório da Cidade Educadora. Actualmente é membro do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) da ULHT.

Colaborador de várias entidades da administração pública local em matérias da Educação (câmaras municipais e comunidades intermunicipais), foi fundador do Fórum Português de Administração Educacional (FPAE), a cuja direcção pertenceu entre 2015 e 2018.

Reside na Área Metropolitana do Porto, onde tem tido activa participação cívica e de cidadania em diversas associações de natureza sociopolítica. Foi, em várias legislaturas, membro da Assembleia Municipal do Porto.

Áreas de interesse académico e científico no âmbito das Ciências da Educação:

  • Educação, Desenvolvimento e Mudança Social
  • Administração e Supervisão Educativas
  • Construção Local da Educação e Formação
  • Políticas de Educação e Formação