José B. Duarte


Nota biográfica

Na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, de que é professor associado desde 1998-99, leciona, entre outras, as disciplinas de Teorias e Práticas Educativas, de Observação de Contextos Educativos, de Educação e Formação de Adultos, da Licenciatura em Ciências da Educação, o módulo de Epistemologia das Ciências Sociais do Mestrado em Ciências da Educação, e o de Currículo: Teorias, Estratégias, Avaliação no Mestrado de Administração, Acompanhamento e Regulação da Educação.

Foi docente das disciplinas de Didática da Língua Portuguesa e Organização e Desenvolvimento Curricular na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação de Lisboa, e disciplinas afins na Escola Superior de Educação e na Escola do Magistério de Lisboa, e de Língua Portuguesa no Ensino Secundário.

Coordena o projeto Manuais Escolares e Atividades dos Alunos e os mestrados de Administração, Acompanhamento e Regulação da Educação e de Habilitação Profissional para a Docência de História e Geografia.

É autor de artigos na “Revista Lusófona de Educação” e na Revista “Entrelugares” da Universidade Federal do Ceará e, entre outras obras, é autor de “A Contestação escondida. Críticas dos jovens à escola atual”, sobre o insucesso existencial confidencializado por estudantes de bom sucesso escolar (2005, São Paulo: Cortez Editora, distribuição portuguesa de Dinalivro).

Áreas de interesse académico e científico

  • Pedagogia diferenciada e Escola Inclusiva
  • Administração educacional, supervisão pedagógica e recursos educativos
  • Educação de adultos, formação pessoal e diversidade de saberes