Lília Lopes Marcelino


Nota biográfica

Licenciada em Psicologia na U.L.H.T. (2005). É doutorada em Educação (2015) e ex-bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia na área da Educação (SFRH/BD/69366/2010). É investigadora associada no CeiED, Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento.

A cognição numérica é o seu domínio de atuação científico. Uma das linhas de investigação incide na relação entre as competências numéricas precoces e o desempenho em matemática. Outra linha inclui projetos de investigação em identificação, avaliação e intervenção precoce nas dificuldades em matemática. É diretora do Núcleo da Discalculia onde acompanha crianças com dificuldades severas na aprendizagem da matemática e dá formações sobre avaliação e intervenção precoce em discalculia a professores, psicólogos, pais e outros profissionais na área da educação.


Linhas de investigação:

  • Cognição numérica: competências base de domínio específico e geral no processamento numérico e aritmético.
  • Identificação e intervenção precoce em crianças com dificuldades na aprendizagem da matemática.