Publicações

Artigos em revistas internacionais

  • Marcelino, L., de Sousa Ó, & Lopes, A. (2017). Predictive relation between early numerical competencies and mathematics achievement in first grade Portuguese children. Frontiers in Psychology, 8 (1103). doi.org. Disponível aqui.
  • Marcelino, L.; de Sousa, O.; Cruz, V, e Lopes, A. (2012). Multi-year longitudinal investigation of children’s early mathematics development. Procedia – Social and Behavioral Sciences, 69, pp.1911-1920. Retrieved from: Disponível aqui.
  • Marcelino, L.; de Sousa, O.; Cruz, V, e Lopes, A. (submitted). Number sense in the prediction of mathematics achievement in Portuguese first grade students.
  • Marcelino, L., Cunha Teixeira, R., & Rato, J. (in press, aprovado para publicação). Método sentido de número: intervenção nas competências numéricas iniciais em crianças do 1.º ano de escolaridade.
  • Marcelino, L., Sousa, Ó., & Lopes, A. (in press, aprovado para publicação). Predictive relation between early numerical competencies and mathematics achievement in first grade Portuguese children.

Artigos em revistas científicas nacionais

  • Marcelino, L., Cunha Teixeira, R., & Rato, J. (2017). Método Sentido de Número: intervenção nas competências numéricas iniciais em crianças do 1.º ano de escolaridade. Revista Quadrante, XXVI (1), 119-144. Marcelino, L., Cunha Teixeira, R., & Rato, J. (2017). Método Sentido de Número: intervenção nas competências numéricas iniciais em crianças do 1.º ano de escolaridade. Disponível aqui.
  • Marcelino, L., de Sousa, O., Cruz, V. e Lopes, A. (2012). Sentido de número e desempenho em matemática: diagnóstico e acompanhamento em alunos do 1º ciclo. Atas do II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”, 1427-1437. Braga: Universidade do Minho. Retrieved from: Disponível aqui.

Capítulos de livro

  • Marcelino, L. (2015). Discalculia: definição, prevalência, comorbilidade, subtipo, avaliação e intervenção. In Investigar em educação matemática: Diálogos e conjunções numa perspetiva interdisciplinar, A. N. Garrão, M. Raposo Dias, R. Cunha Teixeira (coord), pp. 71-88. Ponta Delgada: Letras Lavadas Edições.

Comunicações em eventos internacionais

  • Marcelino, L. (2017, 29 junho). Método Sentido de Número: Imagens Numéricas. Comunicação oral apresentada no Congresso Nacional de Autismo e Aprendizagem Matemática. Aveiro: Universidade de Aveiro, Departamento de Matemática.
  • Marcelino, L. (2017, 31 janeiro). Intervention in early numerical competencies: ludic activities and games. Comunicação oral apresentada no Recreational Mathematics Colloquium V. Lisboa: Auditório Caleidoscópio.
  • Marcelino, L., Teixeira, R.C., & Rato, J. (2017, 11-14 julho). Identification and intervention in early numerical competencies. Poster apresentado no 15 th European Congress of Psychology, Amesterdão, Holanda.
  • Marcelino, L., Rato, J., Lopes, A. & Cunha Teixeira, R. (2014, Setembro). Sentido de número e desempenho na matemática: Estudos de caso em crianças com baixas competências numéricas”. In L. Marcelino (chair), Identificação e intervenção precoce nas dificuldades na matemática. Simpósio conduzido no encontro científico IX Congreso Iberoamericano de Psicologia/2º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Lisboa, Portugal.
  • Galindo, E., Marcelino, L., Bonilla, J., Diaz, D., & Salomão, L. (2014, Julho). Number sense and mathematics achievement in young Portuguese children. In E. Galindo (Chair), Academic achievement and failure in Spanish and Portuguese speaking school children. Simpósio conduzido no encontro científico 28th International Congress of Applied Psychology, Paris, França.
  • Marcelino, L., Sousa, Ó., Cruz, V., & Lopes, A. (2013, Julho). Number sense of young children in Portugal. Comunicação apresentada no encontro científico 35th International School Psychology Association Conference, Porto, Portugal.
  • Marcelino, L., Sousa, Ó., Cruz, V., & Lopes, A. (2012, Outubro). Multi-year longitudinal investigation of children early mathematics development. Comunicação apresentada no encontro científico 3rd International Conference on Education and Educational Psychology, Istambul, Turquia.

Comunicações em eventos nacionais

  • Marcelino, L.  & Sousa, O. De (2015). O sentido de número e os percursos de aprendizagem da Matemática: um estudo longitudinal de curto prazo. Comunicação apresentada no 6º Encontro do CeiED “Educação, Espaço e Tempo: investigação, conhecimento e intervenção social ( Lisboa, ULHT, Julho).
  • Marcelino, L. , Sousa, O. et al  (2014). Aferição de uma bateria do sentido de número para a população portuguesa – Resultados preliminares. Comunicação apresentada no V Encontro de Investigadores do CeiED. (Lisboa: ULHT 4 de Julho)Passaporte, H. (2014). A disciplina de trabalhos manuais como veículo ideológico na formação das crianças e dos jovens no Estado Novo (1933-1974). Comunicação apresentada no V Encontro de Investigadores do CeiED. (Lisboa: ULHT 4 de Julho).
  • Marcelino, L. (Fevereiro, 2013). O sentido de número e o valor posicional na discalculia. Comunicação apresentada no II Congresso APPDAE, “Dificuldades de Aprendizagem Específicas: A diferença na escola, na família e na saúde.”, Braga, Universidade do Minho.
  • Marcelino, L. , Sousa, O., Cruz, V., & Lopes, A. (Julho, 2012). Sentido de número e desempenho em matemática: diagnóstico e acompanhamento em alunos do 1º ciclo – projeto de doutoramento. Comunicação apresentada no encontro II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”, Braga: Universidade do Minho.
  • Marcelino, L. , Sousa, O., Cruz, V., & Lopes, A. (Abril, 2012). Sentido de Número e desempenho em matemática: diagnóstico e acompanhamento em alunos do 1º Ciclo – resultados preliminares. Comunicação apresentada no encontro I Congresso Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses “Afirmar os Psicólogos”, Lisboa: Centro Cultural de Belém.
  • II Encontro de Investigação do CEFF/CeiEF “Investigar em Educação e Mudança da Escola”. Universidade Lusófona do Porto: Porto, 8-9 Julho 2011.
  • Cohen, C. & Marcelino, L. (2011, Março). Estratégias de intervenção em discalculia. Workshop apresentado no encontro II Congresso Internacional CADin – “Neurodesenvolvimento: As peças do puzzle”, Centro de Congressos do Estoril, 24-27 Março 2011.