Publicações

Livros

  • Ricardo, M. M. C. (2016). Os Grupos de Estudo do Pessoal Docente do Ensino Secundário, 1969-1974. As raízes do sindicalismo docente. Lisboa Edições Lusófonas.
  • Duarte, R. S.; Ricardo, Ricardo, M.M.C. & Silva, Lurdes, M. (2013). Percursos do Associativismo e do Sindicalismo Docente em Portugal 1890-1990. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas

Capítulos de livro

  • Ricardo, M. M. C. (2013). O professor como construção de uma identidade associativa dos professores no período do Estado Novo, 1971-1974. In Duarte, Rosa Serradas; Ricardo, Maria Manuel Calvet; Silva, Maria de Lurdes. (2013). Percursos do Associativismo e do Sindicalismo Docente em Portugal 1890-1990. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
  • Ricardo, M. M. C. (2013). A contrução de uma identidade associativa dos professores de inglês: A newsletter da TESOL – Portugal (1979-1985). In Duarte, Rosa Serradas; Ricardo, Maria Manuel Calvet; Silva, Maria de Lurdes. (2013). Percursos do Associativismo e do Sindicalismo Docente em Portugal 1890-1990. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.

Comunicações em eventos internacionais

  • Ricardo, M. M. C. (2016). A CONSTITUIÇÃO DOS SINDICATOS DOS PROFESSORES: estruturas organizativas e reivindicações, 1974-1977. XI Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, “Investigar, Intervir e Preservar – Caminhos da História da Educação Luso-Brasileira”, 20 a 23 de Julho
  • Franco, D. & Ricardo, M.M. (2013).O ensino b-learning no ensino superior. Relato de uma experiência na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. III Colóquio Luso Brasileiro de Educação a Distância e Elerrning. 6 e 7 de dezembro 2013. Universidade Aberta. Disponível em: Disponível aqui.

Comunicações em eventos nacionais

  • Ricardo, M. M. C. (2014). O papel da publicação “Escolas Técnicas – boletim de ação educativa” no desenvolvimento profissional dos professores, de 1946 a 1972 Comunicação apresentada no V Encontro de Investigadores do CeiED. (Lisboa: ULHT 4 de Julho).
  • Ricardo, M. M. C. (2013). Políticas curriculares e inovação – o caso da disciplina de Inglês entre as agendas nacionais e internacionais nos anos 90. Seminário de História das disciplinas escolares. ULHT
  • Ricardo, M. M. C. (2013). O ensino b-learning no Ensino Superior. Relato de uma experiência na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – ULHT. III Colóquio Luso Brasileiro de Ensino a Distância e e Learning. (Lisboa, 6-7 dezembro) Disponível aqui.