Maria Odete Emygdio da Silva


Nota biográfica

Professora Associada da ULHT, Doutorada em Educação – opção Educação Especial pela Universidade de São Paulo, Brasil, licenciada em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação de Lisboa e professora especializada em Educação Especial pela Escola Superior de Educação de Lisboa e pelo Instituto António Aurélio da Costa Ferreira.

Investigadora integrada do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) da ULHT, membro da AFIRSE e da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.

Exerceu funções docentes no ensino superior e no ensino básico (educação especial); de formação contínua de professores; de avaliação (Centros de Formação de Associação de Escolas); de coordenação (Equipa de Coordenação dos Apoios Educativos de Lisboa 2, Equipa de Educação Especial de Carnide, Unidade de Orientação Educativa da 3ª DLE).

Fez parte do Gabinete de Apoios Educativos da Direcção de Serviços Técnico-Pedagógicos da Direcção Regional de Educação de Lisboa.

É autora de artigos científicos publicados em Portugal e no Brasil, no âmbito da formação de professores, da educação, da educação especial e da educação inclusiva.

Áreas de interesse académico e científico

  • Formação de professores
  • Formação de professores de educação especial
  • Educação inclusiva
  • Situações de deficiência