Publicações

Artigos em revistas internacionais

  • Silva, M. O. E.; Coelho, F. (2014). Da deficiência mental à dificuldade intelectual e desenvolvimental. Revista Lusófona de Educação, 28, 163-180.
  • Silva, M. O. E. (2013). Dados de Investigação em Ciências da Educação e em Artes Visuais: testemunho para a construção da Escola Inclusiva. Revista Lusófona de Educação, 25: 13-29. Disponível aqui.
  • Silva, M. O. E. (2009). A Análise de Necessidades de Formação de Professores como Estratégia para a Construção de uma Escola Inclusiva. Martins, L, A, R & Santos, L, G. (Org.). Múltiplos Olhares Sobre a Inclusão. João Pessoa: Editora Universitáris da Universidade Federal da Paraíba, 56-66 Disponível aqui.
  • Silva, M. O. E. (2009). Da Exclusão à Inclusão: Concepções e Práticas. Revista Lusófona de Educação, vol. 13, 135-153.
  • Silva, M. O. E. (2009). Necessidades Educativas Especiais: da identificação à intervenção Martins, L, A, R Santos, L, G. (Org.). Múltiplos Olhares Sobre a Inclusão. João Pessoa: Editora Universitárias da Universidade Federal da Paraíba, 23-31. Disponível aqui.
  • Silva, M. O. E. (2009). O Professor de Educação Especial: um Mediador para a Inclusão de Alunos considerados como tendo Necessidades Educativas Especiais no Ensino Regular.
  • Silva, M. O. E. (2009). Da Exclusão à Inclusão: Concepções e Práticas. Revista Lusófona de Educação, vol. 13, 135-153
  • Silva, M. O. E. (2008). Inclusão e Formação Docente. Eccos Revista Científica, 2 (X), 479-495.
  • Silva, M. O. E. (2008). Inclusão e Formação Docente. Eccos Revista Científica. São Paulo: Uninove, vol. 10, nº 2, 479-495. Disponível aqui.
  • Silva, M. O. E. (2007). Inclusão e Formação de Professores: Desafios e Oportunidades. Actas Para um Balanço da Investigação em Educação de 1960 a 2005. Teorias e Práticas, XIV Colóquio da AFIRSE, secção portuguesa (ISBN: 978-972-8036-1).
  • Silva, M. O. E. (2007). Inclusão: Reflexões para a Complexidade da Formação. Actas Complexidade: um Novo Paradigma para Investigar e Intervir em Educação? XV Colóquio da AFIRSE, Secção Portuguesa, (ISBN: 978-972-8036-96-6).

Artigos em revistas científicas nacionais

  • Silva, M. O. E. (2009). Da Exclusão à Inclusão: Concepções e Práticas. Revista Lusófona de Educação, vol. 13, 135-153
  • Silva, M. O. E. (2007). Reflectir Práticas: um Contributo para a sua Reformulação. Martins, E, C. (Org.). Actas Cenários da Educação /Formação: Novos Espaços, Culturas e Saberes, Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (ISBN: 978-980-95390-0).

Livros

  • Silva, M. O. E. (2016). Formação de Professores para a Inclusão de Alunos com Necessidades Educativas Especiais – contributos de investigação. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas
  • Silva, M. O. E. (2011). Gestão das Aprendizagens na Sala de Aula Inclusiva. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
  • Silva, M. O. E. (2009). Inclusão: conceções e práticas nos últimos dez anos – relato de uma experiência. In (Org.). Martins, L. & Pires, G.. Educação e Diversidade. (pp.35-45). João Pessoa: Universitária da Universidade Federal da Paraíba.
  • Silva, M. O. E. (2009). Necessidades Educativas Especiais: da identificação à intervenção In (Org). Martins, & Santos. Múltiplos Olhares Sobre a Inclusão. (pp. 23-31). João Pessoa: Editora Universitária da Universidade Federal da Paraíba. Disponível aqui.
  • Silva, M. O. E. (2009). A Análise de Necessidades de Formação de Professores como Estratégia para a Construção de uma Escola Inclusiva In (Org.). Martins & Santos. Múltiplos Olhares Sobre a Inclusão. (pp.56-66). João Pessoa: Editora Universitária da Universidade Federal da Paraíba. Disponível aqui.
  • Silva, M. O. E. (2009). O Professor de Educação Especial: um Mediador para a Inclusão de Alunos considerados como tendo Necessidades Educativas Especiais no Ensino Regular. In Actas Tutoria e Mediação Novos Desafios à Investigação Educacional XVI Colóquio da AFIRSE. (pp.1-13).Lisboa: AFIRSE.
  • Silva, M. O. E. & Ferreira, M. E. (2009). A Tutoria e a Mediação na Inclusão de Alunos com Multideficiência. In Actas Tutoria e Mediação Novos Desafios à Investigação Educacional, XVI Colóquio da AFIRSE (pp.1-11). Lisboa: AFIRSE.

Comunicações em eventos nacionais

  • Silva, M. O. E.; Mota, R., P., R., P. (2016). Refletir, Investigar e Agir para Incluir: o papel das Artes Visuais. Comunicação apresentada no Encontro de Investigadores (Lisboa, ULHT, julho).
  • Silva, M. O. E.; Neves, F.; Dias, M., T. (2016). Da Transição para a Vida Atiiva até à Inclusão no mercado de trabalho. Comunicação apresentada no Encontro de Investigadores (Lisboa, ULHT, julho).
  • Silva, M. O. E. da & Coelho, F. S. (2015).  Funções e tarefas do psicólogo na inclusão de alunos com dificuldade intelectual e desenvolvimental que têm currículo específico individual. Comunicação apresentada no 6º Encontro do CeiED “Educação, Espaço e Tempo: investigação, conhecimento e intervenção social ( Lisboa, ULHT, Julho).
  • Silva, M. O. E. da & Neves, F. K. (2015). Perceção de pessoas com dificuldade intelectual e desenvolvimental relativamente à sua inclusão. Comunicação apresentada no 6º Encontro do CeiED “Educação, Espaço e Tempo: investigação, conhecimento e intervenção social” (Lisboa, ULHT, Julho).
  • Silva, M. O. E. da & Dias, M. T. (2015). Preciso de ser: perceção de alunos com dificuldade inteletual e desenvolvimental relativamente à sua transição para a vida ativa. Comunicação apresentada no 6º Encontro do CeiED “Educação, Espaço e Tempo: investigação, conhecimento e intervenção social” (Lisboa, ULHT, Julho).
  • Silva, M. O. E.; Coelho F. (2014). Funções e Tarefas do Psicólogo na Inclusão Escolar dos Alunos com Dificuldade Intelectual e Desenvovimental que têm Currículo Específico Individual. Justiça Social e Justiça Cognitiva A construção de sociedades mais justas. 5º Encontro de Investigadores. Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
  • Silva, M. O. E.; Carvalho, M. R.A. (2014). Inclusão escolar: estudo realizado com alunos com Síndroma de Down na rede privada de ensino no município de Olinda/PE. Justiça Social e Justiça Cognitiva A construção de sociedades mais justas. 5º Encontro de Investigadores. Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
  • Silva, M. O. E (2014). Dados de investigação: testemunho para a construção da escola inclusiva. Comunicação apresentada no VII Seminário: Educomunicação e Cultura Inclusiva. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Outras publicações

  • Silva, M., O., E. & Duarte, R., S. (2015). Relatório de Avaliação Final  do Projeto Conhecer para Diferenciar, Agir para Incluir.