Mário Antas


Nota biográfica

Doutorado em Museologia (com experiência em Comunicação Educacional em museus). Atualmente trabalha no Museu Nacional de Arqueologia de Lisboa, Portugal. É também membro do Conselho de Administração do ICOM Portugal e Coordenador Europeu do ICOM-CECA (Conselho Internacional de Museus – Comissão de Educação e Acção Cultural).

Em 2012, Mário Antas ganhou o prémio de Melhor Prática Educativa em Museus do ICOM-CECA. Foi perito convidado em vários seminários do Conselho da Europa (Direcção-Geral de Educação de História, Direcção II, Cidadania e Participação Democrática, Departamento de Educação – Conselho da Europa) e em vários projectos europeus. Foi o coordenador da equipa portuguesa no projecto europeu (financiado pelo Programa Cultura da UE) EUROVISION (Museums Exhibiting Europe). Atualmente, ele é o coordenador da equipe do Museu Nacional de Arqueologia no Projeto EU-LAC (co-financiado pela União Europeia). Museus e Comunidade: Conceitos, Experiências e Sustentabilidade na Europa, América Latina e Caribe.

Foi professor na Universidade Lusíada de Lisboa. Colabora com o Departamento de Museologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias em Lisboa. Colabora também com a Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada.