Óscar C. de Sousa


Nota biográfica

Licenciado em Psicologia Aplicada pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA, Lisboa, 1977) completou em 1986 o Advanced Studies in Psychology of Education promovido pelo ISPA em colaboração com a Universidade de Bristol.

Fez o Mestrado em Psicologia Educacional no ISPA em 1992 e doutorou-se em Psicologia pela Universidade Complutense de Madrid, Espanha, em 1996, título reconhecido pela Universidade do Minho, Portugal, em 1997.

Docente na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias com a categoria de Professor Associado Convidado, nos Cursos de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento em Ciências da Educação, director da Licenciatura de Ciências da Educação, Diretor do Curso de Mestrado em Ciências da Educação, membro da UID CEIED e coordenador do Grupo 2 Aprendizagem, Formação e Inclusão Socioeducativa.

Foi Investigador Principal em dois projetos aprovados e financiados pela FCT (SAPIENS/POCTI/CED 38433/2001 e PTDC/CED/65691/2006).

Áreas de interesse académico e científico

  • Psicologia da Aprendizagem
  • Psicologia da Leitura, da Escrita e do Cálculo
  • Processos cognitivos envolvidos na Leitura, na Compreensão Leitora, na Produção Escrita, no Desempenho da Ortografia e na Aprendizagem de Matemática