Publicações

Artigos em revistas internacionais

  • Dantas, L. A. & Sousa, O. C. (2010). Minha Filha Aprende a Falar: percurso de aquisição da linguagem de uma criança brasileira nos tempos atuais. In A. J. Osório & M. Miranda-Pinto. (Orgs). Infância no Digital, (pp.55-66). Braga: ArcaComum.

Capítulos de livro

  • Carmo, A & Sousa, Ó. (2014).Encontro entre gerações em sala de aula. In Atas do XII Congresso da SPCE, Vila Real, UTAD, pp 603-638. ISBN: 978-989-704-188-4.
  • Dantas, L. A. & Sousa, O. C. (2010). Minha Filha Aprende a Falar: percurso de aquisição da linguagem de uma criança brasileira nos tempos atuais. In A. J. Osório & M. Miranda-Pinto. (Orgs). Infância no Digital, (pp.55-66). Braga: ArcaComum.

Comunicações em eventos internacionais

  • Carmo, A & Sousa, Ó. (2014).Encontro entre gerações em sala de aula. Comunicação apresentada no XII Congresso da SPCE (11 a 13 de Setembro).
  • Paulino, I.F.C. & Sousa, Ó. C. de (2014). Escola e valores Ambientais. Que justificação? Que consequências? Um estudo de caso. Comunicação apresentada no I Congresso Internacional “Educação, Ambiente e Desenvolvimento no IPL,  Leiria (13-15 de Novembro)

Comunicações em eventos nacionais

  • Sousa, O. de (2016). Ortografia da Língua Portuguesa. Dimensão da Irregularidade. Comunicação apresentada na Conferência Internacional “A Educação Comparada para além dos números (Contextos Locais, Realidades Nacionais e Processos Transnacionais) (Lisboa, CCB e ULHT, 25-27 Janeiro).
  • Sousa, O. (2016). Ortografia da Língua Portuguesa. Questões sobre irregularidade. Comunicação apresentada no 7º Encontro do CeiED “Lusofonia, da Dominação Colonial à Cooperação (Lisboa, ULHT, Julho).
  • Carmo, A. & Sousa, O. de (2015). Avaliação do encontro entre gerações na sala de aula. Comunicação apresentada no 6º Encontro do CeiED “Educação, Espaço e Tempo: investigação, conhecimento e intervenção social (Lisboa, ULHT, Julho).
  • Marcelino, L. & Sousa, O. De (2015). O sentido de número e os percursos de aprendizagem da Matemática: um estudo longitudinal de curto prazo. Comunicação apresentada no 6º Encontro do CeiED “Educação, Espaço e Tempo: investigação, conhecimento e intervenção social (Lisboa, ULHT, Julho).
  • Mota, A. I. & Sousa, O. de (2015). Comunicação com Crianças do Espectro Autismo no Ensino Regular. Comunicação apresentada no 6º Encontro do CeiED “Educação, Espaço e Tempo: investigação, conhecimento e intervenção social ( Lisboa, ULHT, Julho).
  • Marcelino, L., Sousa, O. et al (2014). Aferição de uma bateria do sentido de número para a população portuguesa – Resultados preliminares. Comunicação apresentada no V Encontro de Investigadores do CeiED. (Lisboa: ULHT 4 de Julho) Passaporte, H. (2014). A disciplina de trabalhos manuais como veículo ideológico na formação das crianças e dos jovens no Estado Novo (1933-1974). Comunicação apresentada no V Encontro de Investigadores do CeiED. (Lisboa: ULHT 4 de Julho).
  • Sousa, O. & Dantas L. (2014). A Aquisição da Sintaxe em Língua Portuguesa. Comunicação apresentada no V Encontro de Investigadores do CeiED. (Lisboa: ULHT 4 de Julho)
  • Barros, J. & Sousa, Ó. (2014). A conceção do Desenho no ensino das artes visuais e currículo diversificado. Comunicação apresentada no V Encontro de Investigadores do CeiED. Lisboa: ULHT (4 de Julho).
  • Carmo,A & Sousa,Ó. (2014).Encontro entre gerações em sala de aula. Comunicação apresentada no XII Congresso da SPCE (11 a 13 de Setembro)