Publicações

Artigos em revistas internacionais

  • Marcelino, L., de Sousa Ó, & Lopes, A. (2017). Predictive relation between early numerical
    competencies and mathematics achievement in first grade Portuguese children. Frontiers in
    Psychology, 8 (1103). doi.org. Disponível aqui.
  • Dantas, L. A. & Sousa, O. C. (2010). Minha Filha Aprende a Falar: percurso de aquisição da linguagem de uma criança brasileira nos tempos atuais. In A. J. Osório & M. Miranda-Pinto. (Orgs). Infância no Digital, (pp.55-66). Braga: ArcaComum.

Artigos em revistas científicas nacionais

  • Marcelino, L., Sousa, Ó., & Lopes, A. (2017). Predictive relation between early numerical competencies and mathematics achievement in first grade Portuguese children. Frontiers in Psychology, 8, 1103.   doi.org. Disponível aqui.
  • Boavista, C., &  Sousa, Ó. de (2013). O Diretor de Turma: perfil e competências. Rev. Lusófona de Educação, n.23, pp. 77-93. ISSN 1645-7250. Disponível aqui.
  • Dantas, L. A., & Sousa, O. C. (2010). Minha Filha Aprende a Falar: percurso de aquisição da linguagem de uma criança brasileira nos tempos atuais. In A. J. Osório & M. Miranda-Pinto (Orgs), Infância no Digital (pp.55-66). Braga: ArcaComum.

Capítulos de livro

  • Carmo, A., & Sousa, Ó. (2014). Encontro entre gerações em sala de aula. In Atas do XII Congresso da SPCE, Vila Real, (pp. 603 – 638).  ISBN: 978-989-704-188-4.
  • Dantas, L. A., & Sousa, O. C. (2010). Minha Filha Aprende a Falar: percurso de aquisição da linguagem de uma criança brasileira nos tempos atuais. In A. J. Osório & M. Miranda-Pinto (Orgs), Infância no Digital, (pp. 55-66). Braga: ArcaComum.

Comunicações em eventos internacionais

  • Carmo, A & Sousa, Ó. (2014).Encontro entre gerações em sala de aula. Comunicação apresentada no XII Congresso da SPCE (11 a 13 de Setembro).
  • Paulino, I.F.C. & Sousa, Ó. C. de (2014). Escola e valores Ambientais. Que justificação? Que consequências? Um estudo de caso. Comunicação apresentada no I Congresso Internacional “Educação, Ambiente e Desenvolvimento no IPL,  Leiria (13-15 de Novembro)

Comunicações em eventos nacionais

  • Boavista, C. & Sousa, Ó. (2018). Novos paradigmas organizacionais. O diretor de turma: um vetor de mudança no puzzle da organização escolar. Comunicação apresentada no 8º Encontro de Investigadores com o tema “Investigação em Educação: Percursos e Processos Contemporâneos”, organizado pelo Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias  (Lisboa, ULHT 6 e 7 de julho)
  • Gueidão, A. & Sousa, Ó. (2018). O PECS (Picture Exchange Communication System) e o processo de comunicação com Crianças do Espectro Autismo. Comunicação apresentada  no 8º Encontro de Investigadores com o tema “Investigação em Educação: Percursos e Processos Contemporâneos”, organizado pelo Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.(Lisboa, ULHT 6 e 7 de julho)
  • Sousa, O. (2016). Ortografia da Língua Portuguesa. Questões sobre irregularidade. Comunicação apresentada no Congresso “Língua e Cultura Portuguesas- Memória, Inovação e Diversidade” (Lisboa, ULHT, 18-19 de Novembro).
  • Sousa, O. (2016). Ortografia da Língua Portuguesa. Questões sobre irregularidade. Comunicação apresentada no 7º Encontro do CeiED “Lusofonia, da Dominação Colonial à Cooperação (Lisboa, ULHT, Julho).
  • Sousa, O. de (2016). Coordenador do grupo de trabalho intitulado “Da linguagem Oral à escrita. Processos de aquisição e Desenvolvimento. From oral language to writing. Acquisition and development processes: comparative studies, na Conferência Internacional   “A Educação Comparada para além dos números (Contextos Locais, Realidades Nacionais e Processos Transnacionais) (Lisboa,CCB e ULHT, 25-27 Janeiro).
  • Sousa, O. de (2016). Ortografia da Língua Portuguesa. Dimensão da Irregularidade. Comunicação apresentada na Conferência Internacional “A Educação Comparada para além dos números (Contextos Locais, Realidades Nacionais e Processos Transnacionais) (Lisboa, CCB e ULHT, 25-27 Janeiro).
  • Carmo, A. & Sousa, O. de (2015). Avaliação do encontro entre gerações na sala de aula. Comunicação apresentada no 6º Encontro do CeiED “Educação, Espaço e Tempo: investigação, conhecimento e intervenção social (Lisboa, ULHT, Julho).
  • Marcelino, L. & Sousa, O. De (2015). O sentido de número e os percursos de aprendizagem da Matemática: um estudo longitudinal de curto prazo. Comunicação apresentada no 6º Encontro do CeiED “Educação, Espaço e Tempo: investigação, conhecimento e intervenção social (Lisboa, ULHT, Julho).
  • Mota, A. I. & Sousa, O. de (2015). Comunicação com Crianças do Espectro Autismo no Ensino Regular. Comunicação apresentada no 6º Encontro do CeiED “Educação, Espaço e Tempo: investigação, conhecimento e intervenção social ( Lisboa, ULHT, Julho).
  • Marcelino, L., Sousa, O. et al (2014). Aferição de uma bateria do sentido de número para a população portuguesa – Resultados preliminares. Comunicação apresentada no V Encontro de Investigadores do CeiED. (Lisboa: ULHT 4 de Julho) Passaporte, H. (2014). A disciplina de trabalhos manuais como veículo ideológico na formação das crianças e dos jovens no Estado Novo (1933-1974). Comunicação apresentada no V Encontro de Investigadores do CeiED. (Lisboa: ULHT 4 de Julho).
  • Dantas L & Sousa, O. (2014). A Aquisição da Sintaxe em Língua Portuguesa. Comunicação apresentada no V Encontro de Investigadores do CeiED. (Lisboa: ULHT 4 de Julho).
  • Barros, J. & Sousa, Ó. (2014). A conceção do Desenho no ensino das artes visuais e currículo diversificado. Comunicação apresentada no V Encontro de Investigadores do CeiED. Lisboa: ULHT (4 de Julho).
  • Carmo,A & Sousa, Ó. (2014).Encontro entre gerações em sala de aula. Comunicação apresentada no XII Congresso da SPCE (11 a 13 de Setembro).
  • Carmo, A. & Sousa, O. de (2014) Encontro entre gerações em sala de aula (p.603-638). Atas do XII congresso da SPCE – Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Espaços de Investigação – Reflexão e Ação Interdisciplinar. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real.