Jean-Claude Régnier


Nota biográfica

Possui graduação em Matemática – Université de Bourgogne Dijon (FRA) (1973), mestrado em Matemática e em didatica da Matemática – Université Nancy1 Nancy (FRA) (1980) e doutorado em Matemática e didatica da Matemática – Université Louis Pasteur Strasbourg (FRA) (1983), mestrado em Ciências da Educação – Universite de Lyon -Université Lumiere Lyon 2 (FRA) (1986).

Doutor dEtat-HDR em Ciências e Teorias das formas da Educação Université Marc Bloch Strasbourg (FRA) (2000).

Atualmente é professor titular-pesquisador (Titulo : professeur des Universites) – Université de Lyon (FRA).

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: novas tecnologias educativas, Ambiente Virtual de Trabalho, ensino e aprendizagem da estatística e da matemática, autonomia, auto-avaliação e autocorreção, didatica da matemática e da estatística.

Ordinary Member of the International Statistical Institute (eleito em 1999).

Member of SFDS – Société Française de Statistique – Presidente do grupo Ensino da Estatística (2003-2011).

Professor visitante na UCS-RS-Brasil.

Orientador de tese (doutorado em Educação) na Universidade de Sherbrooke Canada.

Investigador na UMR5191 ICAR (Universidade de Lyon França) e no Grupo de Pesquisa: Psicologia da Educação, Matemática e Estatística (UNICAMP Campinas Brasil).

Professor colaborador PUC_SP Mestrado Doutorado em Educação matematica.

Professor Corpo docente pos-graduação em ensino das ciências da UFRPE-Recife.


Áreas de interesse académico e científico

  • Didática e pedagogia das matemáticas e da estatística
  • Análise estatistica implicativa