Jeanne Sousa da Silva


Nota biográfica

Graduada em Letras, com especialização em Literatura Brasileira e Mestrado em Letras. Professora do Ensino Médio da Secretaria Estadual do Maranhão e professora Assistente 1 da Universidade Estadual do Maranhão. Atualmente está como assessora da Pró-reitoria de Pós-Graduação da referida Universidade.

Orienta 3 (três) projetos de pesquisa, “A leitura literária no contexto escolar: As adaptações em cena”; O letramento literário na educação de jovens e adultos: O papel social do mediador na prática da leitura e da escrita” – (ambos fomentados pela FAPEMA – Fundação de Apoio à Pesquisa no Maranhão) e “A oralidade no ensino de língua espanhola: Uma interação necessária” desenvolvido pelo PIBEX (Programa de Extensão da Universidade Estadual do Maranhão).

Em 2014, ingressou no doutoramento em Educação da Universidade Lusófona, tendo concluído os créditos de todas as disciplinas obrigatórias em janeiro de 2015. Está. atualmente, na fase de leituras e escrita do relatório de tese.

Em 2015, publicou dois artigos (Revista Desenredo e Cadernos Semanal – UERJ), resultantes da sua dissertação, ambos qualis B2.

Em 2016, organizou o Seminário de Língua e Literatura Hispo-americana – SELLIH; Participou no III CONEDU (Congresso Nacional de Educação) no qual, publicou um artigo em anais do Congresso, com o título A leitura literária no contexto escolar : As adaptações em cena; Publicou, ainda, o artigo “Litania da Velha” de Arlete Nogueira: uma cantiga de invocação ao leitor” no livro Literatura, Contemporaneidade e Ensino.

Interesses de investigação

  • Linguagem, Literatura e Educação;
  • Ensino da Língua Portuguesa e da Língua Espanhola;
  • Traduções e adaptações literárias;
  • Letramento, Educação de Jovens e Adultos e formação continuada de professores.

Projeto individual de doutoramento

O letramento literário na educação de jovens e adultos: O papel social do mediador na prática da leitura e da escrita.
Título
Diógenes Buenos Aires de Carvalho
Orientador
Maria Neves Gonçalves
Coorientador

Resumo

A Educação voltada para Jovens e Adultos – EJA, como é sabido, é uma modalidade da Educação Básica nas etapas do Ensino Fundamental e Médio, que tem como objetivo oportunizar estudos às pessoas que não concluíram sua escolaridade em idade desejável, bem como, prepará-las para o mercado de trabalho e para o pleno exercício da cidadania. A efetivação desde objetivo está garantida na Constituição de 1988 e reafirmada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996), tornando, portanto, a oferta dessa modalidade uma obrigação do Estado brasileiro.

Ao considerar o papel social do professor como fundamental para a construção de um aprendizado significativo na formação cidadã do aluno, o presente estudo volta-se para a Educação de Jovens e Adultos na cidade de São Luís do Maranhão, buscando identificar de que forma tais profissionais exercem a função de mediadores no processo de letramento literário, para assim, propor uma intervenção didática, cujo foco central é capacitar e/ou aperfeiçoar a práxis do professor, enquanto mediador e formador de leitores.

Espera-se, portanto, que a partir do desenvolvimento desta pesquisa os professores tornem-se mediadores de leitura, reconhecendo nas obras adaptadas (distribuídas pelo PNBE) um recurso capaz de aproximar o leitor do texto fonte e ampliar a percepção estética do aluno/leitor e consequentemente seus horizontes de expectativa. Além disso, contribua com uma abordagem adequada de ensino de língua portuguesa com fins específicos, neste caso no letramento literário.