João Guilherme Conde Magalhães Mateus


Nota biográfica

Os atuais interesses de investigação centram-se no desenvolvimento de técnicas e estratégias que permitam aos professores aumentar as suas capacidades comunicacionais e motivacionais. Neste âmbito possui vários cursos na área do coaching, da programação neurolinguística e do desenvolvimento pessoal.

É professor de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Universidade Aberta.

É mestre em Investigação Operacional e Engenharia de Sistemas, licenciado em Engenharia Informática e licenciado em Engenharia Eletrotécnica pelo Instituto Superior Técnico. É mestre em Engenharia Eletrotécnica Militar pela Academia Militar.

Foi chefe e gestor de projetos no Ministério da Defesa Nacional onde exerceu vários cargos de chefia.

Na Academia Militar foi professor regente na área das TIC. Foi diretor do mestrado em Guerra da Informação/Competitive Intelligence e diretor do curso de Engenharia Eletrotécnica.

Durante 12 anos foi professor auxiliar convidado na Universidade Lusófona de Lisboa de Investigação Operacional, Gestão de Projetos e TIC.

Projeto individual de doutoramento

Educação: Coaching e Programação Neurolinguística.
Título
Com esta tese pretendo apresentar abordagem complementar ao método tradicional de ensino/aprendizagem utilizando os conceitos de coaching e de programação neurolinguística (PNL).
Existem várias universidades nacionais e internacionais que incluem coaching e PNL nos seus cursos com especial incidência nas ciências sociais e na psicologia pelo seu reconhecido poder motivacional e comunicacional.
Este interesse é devido ao constatado potencial das ferramentas de coaching e PNL para o aumento do poder de comunicação dos professores e para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, promovendo um desempenho mais eficaz.
omeçarei por identificar e descrever as ferramentas de motivação subjacentes aos conceitos de coaching e PNL, analisando o que tem sido feito em Portugal e no mundo, tanto em ambiente académico como em ambiente empresarial.
Numa segunda fase planificarei e implementarei um curso de coaching com PNL que irei facultar a professores do ensino superior.
Numa terceira fase do trabalho, procederei à descrição e análise dos dados obtidos com base nas respostas dos questionários iniciais e finais do curso.
Como hipótese, os dados irão confirmar a relevância destas ferramentas de motivação e comunicação para o ensino e que as mesmas permitirão criar novas estratégias para uso em sala de aula.
Este trabalho serve para dar a conhecer estas temáticas à comunidade educativa e poderá servir de base a uma proposta de reformulação dos programas de formação de professores..
Resumo

Uso do Word para criar bibliografia segundo as normas APA

É apresentada a forma de indicar bibliografia de acordo com a norma APA. Com este exemplo é mostrado como o Word faz a desambiguação de duas referências distintas para o mesmo autor, segundo as normas APA. Partindo deste exemplo, é possível inserir todas as referências que deseja, desde livros consultados, passando por artigos e até mesmo palestras e todos os meios de suporte.