Kátia Caroline Souza Ferreira


Nota biográfica

Doutoranda pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – PT; Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – PT, com diploma reconhecido no Brasil pela UNIVAS – Universidade do Vale do Sapucaí-MG; Especialista em Políticas Públicas e Contextos Educativos – FNSL; Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico – UNIVC ; Especialista em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos – IFBA; Especialista em Planejamento Educacional – UNIVERSO; Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Educação Montenegro. Pedagoga (Coordenadora Pedagógica) da Prefeitura Municipal de Porto Seguro-Bahia-Brasil.

Projeto individual de doutoramento

Pedagogias Inovadoras na Formação Continuada de Professores
Título
Professora Elsa Estrela
Orientador
Resumo

Buscamos investigar como a formação continuada pode auxiliar professores/as que trabalham nos anos iniciais do Ensino Fundamental na utilização de metodologias participativas (ativas) em sala de aula, se essas metodologias estão presentes nos currículos das formações continuadas no âmbito da rede municipal, além de buscar investigar casos em que o professor recebeu na formação continuada informações acerca das metodologias participativas, como ele buscou inovar suas aulas a partir do que foi proposto. Elegeremos como categorias teórico-analíticas para discussão as mudanças e inovações na educação, formação continuada de professores e pedagogias inovadoras. Como aporte teórico para fundamentar a nossa pesquisa buscaremos autores como John Dewey, Celestine Freinet, Ovide Decroly, William Kilpatrick, dentre outros.