Kátia Caroline Souza Ferreira


Nota biográfica

Doutoranda pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – PT. Possui Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – PT (2016). Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Educação Montenegro (1999). Atuou como Supervisora Pedagógica, Diretora de Ensino Fundamental, Coordenadora Local do PNAIC – Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa, Conselheira Municipal de Educação, Formadora de Conselheiros Escolares, Membro da Comissão Eleitoral Central para eleições de Diretores das Escolas da Rede Municipal, Membro da Comissão de Gestão, Coordenadora dos Programas GESTAR II, Pró-Letramento e Brasil Alfabetizado, Coordenadora da Educação de Jovens e Adultos, Formadora dos PCNs em Ação na Secretaria Municipal de Educação de Porto Seguro. Atualmente é Coordenadora Pedagógica da Prefeitura Municipal de Porto Seguro – BR. Prestadora de serviço da Faculdade Montenegro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação.

Projeto individual de doutoramento

Pedagogias Inovadoras na Formação Continuada de Professores
Título
Professora Elsa Estrela
Orientador
Resumo

Buscamos investigar como a formação continuada pode auxiliar professores/as que trabalham nos anos iniciais do Ensino Fundamental na utilização de metodologias participativas (ativas) em sala de aula, se essas metodologias estão presentes nos currículos das formações continuadas no âmbito da rede municipal, além de buscar investigar casos em que o professor recebeu na formação continuada informações acerca das metodologias participativas, como ele buscou inovar suas aulas a partir do que foi proposto. Elegeremos como categorias teórico-analíticas para discussão as mudanças e inovações na educação, formação continuada de professores e pedagogias inovadoras. Como aporte teórico para fundamentar a nossa pesquisa buscaremos autores como John Dewey, Celestine Freinet, Ovide Decroly, William Kilpatrick, dentre outros.