LE3P

Apresentação

O LE3P – Laboratório Experimental de Educação, Comunicação e Espaço Público visa criar e condensar conhecimentos essenciais na área de capacitação territorial e comunicação com os recursos que as novas tecnologias oferecem e empregá-los experimentalmente no intuito de avançar com a criação de novas metodologias de investigação.

Com a tecnologia digital levantam-se questões sobre o desenvolvimento urbano e os novos meios de comunicação oferecem várias oportunidades de interação com potenciais usuários de espaços públicos.

O LE3P visa compreender e assimilar os novos recursos em metodologias que deverão resultar em espaços públicos mais adequados aos seus usuários. E assim construir e disseminar conhecimento e informação espacial sobre o espaço urbano de forma multidisciplinar e colaborativa.

O uso de geotecnologias em investigação visa também incentivar o uso destas ferramentas na análise, no planeamento e na participação pública no desenvolvimento urbano.

A questão central é qual o contributo dessas tecnologias para transformar nossas cidades em ambientes mais sociais, em vez de apenas mais high-tech. O conteúdo programático do laboratório engloba atividades direcionadas a:

  • Coordenar e melhorar os esforços de investigação sustentados em conhecimento empírico de como lidar com as oportunidades e/ou riscos da utilização de novas tecnologias em espaços públicos, e do significado prático para o desenho urbano;
  • Validar e testar metodologias de investigação em um novo contexto, considerando a função social dos espaços públicos;
  • Sintetizar em um conjunto de diretrizes os impactos das novas tecnologias em espaços públicos, tendo como receptores urbanistas, planeadores urbanos, decisores políticos e espertos em novas tecnologias.

Projetos

Wi-Fi em Espaços Públicos de Lisboa
Digital Devices and the Use of Public Spaces
Motivating Behaviours in Public Spaces in Lisbon
CyberParks
Fostering knowledge about the relationship between Information and Communication Technologies and Public Spaces supported by strategies to improve their use and attractiveness

www.cyberparks-project.eu cost.eu/TU1306