• Início
  • Notícias
  • Lançamento do livro: A ação socioeducativa dos jesuítas e o Colégio de São Fiel – Memória Histórica na ULHT

Lançamento do livro: A ação socioeducativa dos jesuítas e o Colégio de São Fiel – Memória Histórica na ULHT

AÇÃO SÓCIO EDUCATIVA DOS JESUÍTAS E O COLÉGIO DE SÃO FIEL (1863-1910)

No dia 13 de Março, decorreu na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), no âmbito das atividades do CeiED, o lançamento do livro A ação socioeducativa dos jesuítas e o Colégio de São Fiel – Memória Histórica. Estiveram presentes e usaram da palavra, Ernesto Candeias Martins, coordenador do livro em análise, António Teodoro, director do Instituto de Educação da ULHT, Eugénio da Fonseca, Presidente da Cáritas Nacional, António Júlio Trigueiros, diretor da revistaBrotéria, Justino Magalhães do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e Francisco Romeiras, do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

O livro, sob a chancela da Editora Cáritas, está estruturado em três eixos semânticos: o ensino dos jesuítas e a divulgação científica; o Colégio de S. Fiel; e a importância da revista Brotéria para a História da Ciência em Portugal.

Foi um evento muito interessante por ter sido um espaço propiciador de novos olhares sobre a pedagogia jesuítica reconfigurando a Companhia de Jesus na senda da divulgação científica coeva e relançando o alcance científico da revista Brotéria.