Livro “Políticas Linguísticas em Português”

Livro “Políticas Linguísticas em Português”

O livro “Políticas Linguísticas em Português”, coordenado por Paulo Feytor Pinto e Sílvia Melo-Pfeifer, acaba de ser publicado. Trata-se de uma antologia de textos originais, de diferentes autores, sobre políticas linguísticas em países e territórios de língua oficial portuguesa.

Divulgamos o texto de apresentação disponível na página da Editora Lidel.

“Quatro décadas após a independência da maior parte dos países que têm o português como língua oficial, dão-se a conhecer, numa única obra, as políticas linguísticas contemporâneas de países e territórios que expressam essas políticas oficiais em português.

Políticas Linguísticas em Português inclui capítulos sobre as políticas internas de oito países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste – e de um território autónomo – Macau – e sobre as políticas externas da língua portuguesa de dois países – Brasil e Portugal -, ao longo das últimas décadas do século XX e dos primeiros anos do século XXI. Trata-se de onze textos originais, da autoria de catorze especialistas originários ou a trabalhar em nove países de África, América, Ásia e Europa.

De modo diferenciado, de acordo com as especificidades dos contextos e as opções dos autores, os contributos abordam tópicos como a história social da diversidade linguística do país ou território em análise, as representações sociais, os estatutos e papéis da língua portuguesa e das outras línguas presentes, as práticas e ideologias linguísticas e, naturalmente, a política linguística explícita, nos domínios do estatuto, do corpus e da educação. Trata-se, por isso, de uma obra dirigida a professores, investigadores e estudantes das áreas da Linguística, da Sociologia, da Ciência Política, das Relações Internacionais e dos Estudos Lusófonos e também a todos os interessados na cooperação internacional entre países de língua oficial portuguesa, em especial nos domínios da Educação e Cultura.

  • Duas línguas, quantas políticas?
  • Política de educação linguística nas escolas portuguesas. Mudança e continuidade
  • Línguas e políticas linguísticas em São Tomé e Príncipe
  • Contacto linguístico em Angola: retrospetiva e perspetivas para uma política linguística
  • Políticas e práticas linguísticas e formação do Estado-Nação em Moçambique: da unidade na uniformidade à unidade na diversidade
  • Situação linguística de Cabo Verde: em português e na kabuverdianu
  • Angústias e esperanças espelhadas num pequeno país africano: questões linguísticas da Guiné-Bissau
  • Política e ensino da língua portuguesa na Região Administrativa Especial de Macau (pós-1999)
  • Os sinuosos caminhos das políticas linguísticas em Timor-Leste
  • Políticas linguísticas do Brasil no Exterior: entre o isolamento e a cooperação
  • Política linguística e ensino de português para a Diáspora”