Maria José Broeiro Gonçalves


Nota biográfica

Maria José Broeiro Gonçalves é mestre em Educação: Administração e Organização Educacional (2009) pela FCUL, mestre em Ensino da Educação Física (2013) pela FMH, licenciada em Educação Física Escolar e EF Especial e Reabilitação (1987), pelo ISEF e formadora de professores certificada pelo CCFCP nas áreas B01 Administração Educacional (2010) e C18 Práticas do Desporto Escolar (2005).

Docente do ensino secundário (1984) com experiência de liderança de topo (diretora de um mega agrupamento) e intermédia (todos os cargos). Autora e coordenadora de inúmeros projetos de escola e europeus.

Áreas de interesse académico e científico

Educação: liderança escolar, sucesso educativo, promoção da disciplina, redução do abandono escolar, parcerias estratégicas, projetos escolares e europeus, envolvimento dos alunos na escola e avaliação externa de escolas.

Ensino: educação física, desporto escolar, educação para a saúde e interdisciplinaridade

Projeto individual de doutoramento

Estádio de Desenvolvimento da Liderança de Sistemas e Sucesso Educativo nas Escolas Portuguesas
Título (provisório)
Ana Paula Silva
Orientadora
Resumo

A tese de doutoramento pretende aprofundar o papel da liderança de topo na melhoria do sucesso educativo e a importância do envolvimento da comunidade educativa e das parcerias estratégicas nessa melhoria. Irá desenvolver-se a partir de três estudos empíricos: um estudo de caso único (exploratório) que servirá para encontrar evidências sobre o papel da liderança de topo na melhoria do sucesso educativo; um estudo de casos múltiplos que identificará os indicadores da liderança de sistemas (elaboração de um questionário, que será validado); um estudo extensivo, com a aplicação de um questionário a agrupamentos de escolas de Portugal Continental, para avaliar o grau de desenvolvimento da liderança de sistemas nas organizações escolares portuguesas.