Nagayamma Aragão


Nota biográfica

Geógrafa, Técnica em Sistemas de Informação Geográfica e Doutoranda em Urbanismo pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Portugal).

Tem estado envolvida em projectos de planeamento e ordenamento de território à escala local e regional de sociedades urbanas e rurais africanas no âmbito da investigação e do seio associativismo onde desenvolve trabalho a mais de 15 anos.

Na prossecução da formação a sua investigação tem tido centrada nas questões de mobilidade, acessibilidade e transportes colectivos nas cidades africanas, pela importância que estes territórios desempenham enquanto força motriz da economia e capacidade de geração de dinâmicas espaciais, cooperando no desenvolvimento das sociedades onde actua assim como na formulação de políticas mais assertivas para governos que labutam arduamente no sentido da modernidade, desenvolvimento e progresso.

Está habilitada para atuar na área de Cadastro Territorial Multifinalitário de modo a desenvolver um trabalho de utilidade e rigor científico na área de planeamento territorial rural, urbano e regional com enfase nos serviços urbanos.

Actualmente trabalha com projectos e articulação de soluções integradas na resolução de problemas comunitários e instituições em ambiente multicultural, desempenhando funções de Directora de Projectos e Desenvolvimento na Associação Unidos de Cabo Verde, IPSS (Portugal).


Áreas de interesse

  • Planeamento e Ordenamento do Território
  • Transportes
  • Mobilidade