Nota de pesar – Falecimento de Maria do Carmo Clímaco

O Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) vem manifestar publicamente o mais profundo pesar pelo falecimento de Maria do Carmo Clímaco e endereçar à família as mais sinceras condolências. 

Destacamos o número 30 da Revista Lusófona de Educação, no qual Maria do Carmo Clímaco foi responsável pela organização do dossier temático “Liderança nas escolas para a equidade e aprendizagem – perspetivas e percursos” e onde foi publicada uma entrevista autobiográfica, da qual extraímos a seguinte nota biográfica:

“Maria do Carmo Clímaco doutorou-se em Política Social – Educação, pela Escola de Gestão da Universidade de Cranfield, UK, e tornou-se mestre em Ensino das Línguas, pela School of Education da Universidade de Boston, EUA. Foi dirigente nos serviços centrais do Ministério da Educação entre 1997 e 2005, e presidente da Associação Internacional das Inspecções de Educação, entre 2001 e 2004. Em 2006, integrou o Grupo de Trabalho responsável pelo primeiro modelo de Avaliação Externa das Escolas, decorrente da Lei 31 de 2002. Exerceu funções docentes na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa), e integrou a equipa de coordenação da participação portuguesa no projecto Rede Europeia sobre Liderança Escolar (EPNoSL- European Project Network on School Leadership).  Publicou vários trabalhos na área da Avaliação das Escolas, da administração escolar e da análise do Sistema Educativo.”