destaques_2_BolsaInv_LicPatrimonio2020

BOLSA DE INVESTIGAÇÃO | Ref.ª BI_Licenciado(a)_CeiED_Património_2020

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma (1) Bolsa de Investigação para licenciado(a), no âmbito do projeto de I&D “O lugar do Patrimônio Cultural Imaterial nos processos educativos, com enquadramento no Plano de Trabalhos do CeiED, nas seguintes condições:

Área Científica Genérica: Ciências Sociais e Humanas

Área Científica Específica: Museologia

Requisitos de admissão:

Os candidatos deverão possuir como requisitos obrigatórios:

  1. Habilitação acadêmica necessária: Licenciatura na área das Ciências Sociais e Humanas, preferencialmente em Museologia, inscrito numa formação de 2º ou 3ºCiclo
  2. Domínio proficiente da língua portuguesa;
  3. Domínio (escrito e oral) da língua inglesa
  4. Proficiência em informática, na ótica do utilizador (Word, Excel, Powerpoint, ferramentas Google Drive)
  5. Experiência em recolha e construção de bases de dados, tabulação e aplicação de inquéritos e domínio do software de pesquisa (LimeSurvey)
  6. Experiência em atividades de investigação científica na área museologia e educação patrimonial.
  7. Experiencia em concepção e montagem de exposições de curadoria participativa.
  8. Experiência em participação em projetos internacionais e nacionais de investigação e /ou extensão em escolas e museus portugueses.

Plano de trabalhos:

  1. Estabelecimento de contactos com escolas e outros interlocutores, inclusive instâncias governamentais e instituições de cooperação internacional;
  2. Auxílio na elaboração e aplicação de entrevistas e rodas de conversa;
  3. Colaboração na elaboração e disponibilização de questionários via LimeSurvey;
  4. Levantamento, tabulação e interpretação de dados;
  5. Participação na elaboração de relatórios e outras produções cientificas resultantes do projeto.
  6. Participação na concepção de uma exposição de curadoria participativa com as escolas envolvidas no projeto.
  7. Manutenção e atualização do site dedicado ao projeto.

Legislação e regulamentação aplicável:

Lei Nº 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) – http://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro

Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia. IP (em vigor) – http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phmtl.pt republicado em anexo ao Regulamento nº 950/2019 no Diário da república, 2ª série, nº 241, de 16 de Dezembro de 2019, com a redação atual.

Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Local de exercício de atividades:

As atividades relacionadas com a bolsa serão desenvolvidas junto ao Departamento de Museologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, sob a orientação científica da Profª Doutora Maristela Simão (Coordenadora Científica do Projeto de I&D).

Duração da bolsa:

A bolsa terá duração de 5 meses, com início previsto em 01 de maio de 2020. O contrato de bolsa poderá ser renovado por iguais ou diferentes períodos de acordo com as disponibilidades financeiras e as necessidades científicas do CeiED.

Valor do subsídio de manutenção mensal:

O montante da bolsa corresponde a 798 euros conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no país. (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o candidato opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais. A bolsa será paga mensalmente por transferência bancária. O desempenho de funções a título de bolseiro é efetuada em regime de dedicação exclusiva, ao abrigo do Art.º 5º do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica.

Métodos de Seleção:

A seleção dos candidatos será efetuada por um júri constituído pela Doutora Maristela Simão (Coordenadora Científica do Projeto), Doutora Judite Primo (Professora do Departamento de Museologia) e Doutora Elsa Estrela (Diretora Executiva do CeiED), com base na avaliação curricular, eventualmente complementada por entrevista. A avaliação curricular valerá 75% da nota final e a entrevista 25%. Caso o júri opte por não entrevistar os candidatos, a avaliação curricular corresponderá a 100% da avaliação dos candidatos.

Forma de Publicação/Notificação dos candidatos:

Os resultados finais serão publicitados através de lista ordenada, afixada em local visível e público do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento – CeiED e publicitado na página eletrónica do CeiED. Os candidatos podem reclamar no prazo de 10 dias úteis contados da afixação/publicitação da lista de classificação final. O candidato aprovado será notificado através de correio eletrônico.

Prazo da candidatura e forma de apresentação da candidatura:

O concurso encontra-se aberto no período de 30/03/2020 a 13/04/2020. As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, acompanhadas do envio dos seguintes documentos:

  • Curriculum Vitae;
  • Cópia de certificado de habilitações académicas;
  • Comprovativo de inscrição em formação de 2º ou 3º ciclo;
  • Certificados que comprovem a experiência profissional e outros de formação relevantes;
  • Outros documentos que o candidato considere relevante;

As candidaturas deverão ser remetidas por correio eletrónico, com a indicação no assunto do e-mail da referência do concurso (BI_Licenciado(a)_CeiED_Património_2020) para o endereço: maristela.simao@ulusofona.pt