Constituição da Comissão Externa de Aconselhamento Científico

André Robert

Doutorado pela Paris V-Sorbonne. Professor e Diretor da Escola Doutoral EPIC (Education, Psychologie, Information et Communication) da Univ. Lyon 2. Investigador na área da História Social, o seu trabalho tem-se centrado sobretudo sobre políticas educacionais e organizações sindicalistas docentes.

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Carlos Alberto Torres

Carlos Alberto Torres, Professor de Ciências Sociais e Educação Comparada, é sociólogo da área de Política de Educação licenciado em Sociologia pela Universidad del Salvador (Argentina), Mestrado em Ciência Política (Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, México), Mestrado e Doutoramento em International Development Education pela Stanford University (EUA) e Pós-Doutoramento pela University of Alberta (Canadá). Diretor (e fundador) do Instituto Paulo Freire em São Paulo (Brasil), Buenos Aires (Argentina) e na UCLA (EUA). Professor convidado em universidades na América do Norte, América Latina, Europa, Ásia e África.

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John A. Agnew

Doutorado em Geografia pela Ohio State University. Mestrado em Geografia pela mesma universidade e Licenciado em Geografia e Política Pública pela University of Exeter (Reino Unido). Integrado no Departamento de Geografia da UCLA (EUA), é Professor de disciplinas na área da Geografia Política, Economia Política Internacional e Dinâmicas urbanas europeias. É ainda Professor no Departamento de Estudos Italianos da UCLA e Professor Visitante de Geografia Política da Queen’s University, Belfast.

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Maria Cristina Oliveira Bruno

Licenciada em História, Especialista em Museologia, Mestre em História Social e Doutora em Arqueologia. É desde 2010 Professora Titular em Museologia no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo – MAE/USP. Assumiu desde 1992 responsabilidades no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo – MAE/USP, tendo dirigido o Serviço de Museologia (1992 a 1995), chefiado a Divisão de Difusão Cultural (1995 a 1997), coordenado o Curso de Especialização em Museologia (1999 a 2006). Foi Vice-Diretora do MAE/USP(2005 a 2009) e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da USP (2012 a 2014). É, desde 2012. Membro da Comissão de Pós-Graduação e, desde 2013, Membro do Conselho Deliberativo. Coordena, desde 2011, o LAPECOMUS/ Laboratório de Pesquisas em Comunicação Museológica, articulando as linhas de pesquisa: Narrativas Museológicas e Difusão Científica e Memória da Museologia Paulista e supervisionando projetos de pós-doutoramento. É Coordenadora do Grupo de Pesquisa/ CNPQ – Musealização da Arqueologia.

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Marguerite Altet

Marguerite Altet foi formadora de professores, “Maître de conférences” em Ciências da Educação na Universidade de Caen, depois Professora Universitária na Universidade de Nantes e fundadora do Centro de Investigação em Educação de Nantes – CREN, responsável da rede internacional de equipas de investigação OPEN (Observação das práticas de ensino). Diretora do “Institut Universitaire de Formation de Maîtres” (IUFM) de Pays de la Loire, é atualmente Professora Emérita da Universidade de Nantes, consultora internacional sobre sistemas educativos e formação de professores. Enquanto investigadora, desenvolveu pesquisa sobre a caracterização e análise das práticas de ensino e a profissionalização da formação de professores e formadores. Tem-se esforçado por articular os contributos das pesquisas em educação com a formação de professores; publicou cerca de trinta obras e numerosos artigos nestes campos.

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Xavier Rambla

Doutorado em Sociologia pela Universidade Autònoma de Barcelona. Professor da Facultat de Ciències Polítiques i de Sociologia da Universidade Autònoma de Barcelona. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Análise de Política Social da mesma instituição. Investigador da área da Sociologia da Educação e da Inovação Social e Desenvolvimento. Apresenta experiência relevante em coordenação e integração de projetos de investigação científica. Desde 1991 coordenou uma dezena de projetos, tendo integrado mais de três dezenas projetos de investigação nacionais e internacionais.

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