Orlando Franco Maneschy


Nota biográfica

Pesquisador, artista, curador independente e crítico. Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Estágio pós-doutoral na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. É professor na graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Pará. Curador da Coleção Amazoniana de Arte da UFPA. Recebeu, entre outros prêmios, a Bolsa Funarte de Estímulo à Produção Crítica em Artes (2008); o Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça 2010 da Funarte e o Prêmio Conexões Artes Visuais – MINC | Funarte | Petrobras 2012. Curadorias: Amazônia, a arte, 2010; Contra-Pensamento Selvagem (dentro de Caos e Efeito), 2011; Projeto Amazônia, Lugar da Experiência, 2012, etc. Como artista tem participado de projetos de arte no país e no exterior, em exposições individuais e coletivas, como: Horizonte Generoso – Um experiência no Pará, 2015, Rio de Janeiro, Galeria Luciana Caravello; Transborda, Galeria Triangulo, SP, 2016; Pororoca – A Amazônia no MAR, Museu de Arte do Rio de Janeiro, RJ, 2014; 35 Arte Pará como artista convidado com a instalação Algures, ou o Primeiro Beijo, 2016 e neste ano também como artista convidado.

Projeto individual de doutoramento

Arte e Patrimônio Artístico na Amazônia – Refletir sobre a Coleção Amazoniana de Arte da Universidade Federal do Pará Enquanto um Território de Experiências Vivas e de Conhecimentos em Fluxo
Título
Profa. Dra. Judite Primo
Orientador
Resumo

Este projeto de pesquisa doutoral realiza um estudo dos processos engendrados a partir da Coleção Amazoniana de Arte da Universidade Federal do Pará enquanto território de experiências e de construção de conhecimento, que se estabelece de forma dinâmica, colaborativa e em fluxo, em uma perspectiva sociomuseal para perceber trajetórias socioculturais de artistas na região amazônica brasileira e de como questões que afetam a região são articuladas em obras, na experiência de viver a Amazônia, e que geram um conjunto de documentos catalogados no ]Arquivo[ da referida Coleção, bem como propiciam articulações destes artistas na esfera pública.