Ormi Cristina Guimarães Glazar


Nota biográfica

Ormi Cristina Guimarães Guimarães natural de São Gabriel da Palha- ES, Brasil. Estudos em escolas públicas na cidade onde nasci: Escola de 1º Grau “Professor Carlos Dias Miranda Cunha”, séries iniciais (1976-1979); Séries finais do Ensino Fundamental Escola de 1º Grau “Irmã Adelaide Berthoch” (1980-1983) e no Ensino Médio, o Magistério na Escola de 1º e 2º Graus “São Gabriel” aos 17 anos (1984-1986).

Dei inicio as atividades profissionais em 1990, por processo seletivo de concurso público na Prefeitura Municipal de São Gabriel da Palha/ES- Brasil, com cargo e função de Professora, onde tive cargo de Diretor Escolar por 12 anos mesta mesma municipalidade. Sendo que no ano de 1992 fui eleita com diretora na Escola CIBEVI (atendimento as crianças em situação de risco), permaneci por 10 anos.

No ano 2001, trabalhei na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, aperfeiçoando-me na área ambiental, cursando Educação Ambiental pela UNB – Universidade de Brasília e por meio deste curso aprimorei meus conhecimentos e me incentivei a fazer o Curso de Pós-Graduação em Gestão Ambiental para enriquecer assim, minha aprendizagem.

Em fevereiro de 2003 a dezembro de 2004, fui nomeada para assumir a direção de uma Escola Municipal recém-inaugurada, localizada no centro da cidade – EMEF. “Ilda Ferreira da Fonseca Martins”, onde atualmente exerço funções de professora no apoio pedagógico do Laboratório de Informática, ministrando aulas de informática, utilizando a tecnologia educacional como instrumento pedagógico aos demais professores e alunos como aparato didático e pedagógico na descoberta, interação e intervenção da aprendizagem.

Curso Superior em Pedagogia, (1999/2002), Habilitação em Administração Escolar e Habilitação e Habilitação nas séries iniciais do Ensino Fundamental, nas Faculdades Integradas Castelo Branco – FAFIC em Colatina / ES – Brasil. Em 2002/ 2003 Pós-Graduação na Faculdade da Região dos Lagos – FERLAGOS- Rio de Janeiro – Brasil. Curso na área de Educação Ambiental – pela UNB – Brasilia – Brasil entre 2001 a 2003.

Em 2005 carreira sindical de secretária do SISMUG- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de São Gabriel da Palha e 2005 a 2009 presidente da ASMUG – Associação dos Funcionários Públicos de São Gabriel da Palha e em 2008 carreira política – candidatura a vereadora.

Em 2009 Pós-Graduação na UNIVEN – Psicopedagogia Institucional, parei em 2010 Orientação Educacional., onde trabalhei na Rede Estadual de Ensino SEDU, como coordenadora (2010 e 2011).

Em 2011 para efetivar este nível de ensino na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – Instituto de Educação, onde me encontro até o momento.

Sendo que iniciei na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – Instituto de Educação o Mestrado MAARE – Mestrado em Administração, Acompanhamento e Regulação da Educação em setembro de 2011-2013, sendo em 01/2015 a conclusão com a apresentação da dissertação. Iniciei em 2014 o Doutoramento em Educação, sendo que neste momento estou a fazer a coleta de dados para análise e conclusão da tesee dar continuidade a carreira de investigadora.

Projeto Individual de Doutoramento

Liderança escolar: análise comparativa do grau de (in)satisfação dos professores em Portugal e Brasil
Título
Ana Benavente
Orientador