• Início
  • Notícias
  • Participação de Investigadora Integrada do CeiED, Elsa Estrela – Conferência “Creativity and Critical Thinking Skills in School: Moving the Agenda Forward”

Participação de Investigadora Integrada do CeiED, Elsa Estrela – Conferência “Creativity and Critical Thinking Skills in School: Moving the Agenda Forward”

Existe um consenso crescente de que a educação formal deve cultivar a criatividade e as competências de pensamento crítico dos alunos para ajudá-los a ter sucesso nas economias modernas e globalizadas, baseadas no conhecimento e na inovação. No entanto, este objetivo é dificultado por uma compreensão limitada de como estas competências podem ser incorporadas no ensino e aprendizagem quotidianos e avaliadas com fiabilidade. Para os sistemas educativos, promover a criatividade e o pensamento crítico de formas mais sistemáticas e eficazes requer o desenvolvimento de estratégias e ferramentas que ajudem os professores, alunos e decisores políticos a articular estas competências de forma mais visível e tangível, especialmente como parte do currículo.

A conferência, intitulada Creativity and Critical Thinking Skills in School: Moving the Agenda Forward, foi organizada pela OCDE-CERI e decorreu nas instalações da Nesta, em Londres, nos dias 24 e 25 de setembro, tendo participado a Professora Elsa Estrela, representando a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Este evento visou melhorar a compreensão acerca de como as competências de criatividade e pensamento crítico podem ser promovidas em ambientes educacionais. Apresentou as lições do projeto da OECD-CERI Fostering and Assessing Creativity and Critical Thinking Skills in Education, que, desde 2015, tem trabalhado com equipas de 11 países para desenvolver uma framework e um banco de recursos para melhorar o ensino e aprendizagem destas competências – atualmente trabalha com instituições do ensino superior de 15 países com o mesmo objetivo. 

Participaram mais de 100 decisores de políticas educativas, especialistas, inovadores e outros stakeholders de países da OCDE e economias parceiras, que partilharam experiências e refletiram sobre como promover iniciativas nestas áreas.

Participação de Investigadora Integrada do CeiED, Elsa Estrela – Conferência “Creativity and Critical Thinking Skills in School: Moving the Agenda Forward”