Patricia Muniz Mendes


Nota biográfica

Doutorado em andamento em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, ULHT, Portugal. Mestrado em Museologia e Patrimônio pela UNIRIO/ MAST (2013). Especialização em Gestão do Patrimônio Cultural pelo Instituto de Ensino Granbery/ PERMEAR (2011). Especialização em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia pelo MAST (2011). Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2009). Atuação nas áreas de Museologia (com ênfase em Museus Universitários), Gestão do Patrimônio Cultural e  Arqueologia.

Áreas de interesse académico e científico

  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia.
  • Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
  • Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Projeto individual de doutoramento

O PATRIMÔNIO MUSEOLÓGICO UNIVERSITÁRIO: formação de coleções, musealização e gestão no caso da Universidade Federal de Lavras (UFLA)
Título
Marcio Ferreira Rangel (UNIRIO-MAST)
Orientador
Resumo

A presente proposta de pesquisa analisará o processo de formação e gestão do patrimônio museológico universitário, tendo como loci os espaços museológicos tutelados pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), Museu Bi Moreira (MBM) e Museu de História Natural (MHN). Para tal, buscar-se-á delinear o processo de formação de coleções e de musealização que culminaram na criação dos referidos espaços museológicos, assim como, os impactos da gestão universitária no desenvolvimento e continuidade desses museus. Frente a este cenário, o presente processo investigativo sobre espaços museológicos universitários tem muito a contribuir com esse profícuo contexto de debates na Sociomuseologia, uma vez que colocam em evidencia as particularidades e os desafios em se gerir espaços museológicos nas universidades, para que estes sejam instrumentos de desenvolvimento, em particular a nível local e regional.