Paulo Nunes


Nota biográfica

Paulo Luís Gomes Nunes é docente de Educação Especial e coordenador do Centro de Recursos TIC para a Educação Especial de Santarém (CRTIC Santarém).

Foi docente na Escola Superior de Educação de Torres Novas (2014) e é docente online na Universidade Aberta desde 2007.

É doutorando em Educação e investigador no Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa, desde 2011, e investigador honorário no Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão, em Santarém.

Foi membro colaborador da Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento (UIED) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, entre 2010 e 2013.

É ainda Mestre em Educação, na modalidade de Comunicação Educacional Multimédia (Universidade Aberta, Lisboa, 2009, com uma dissertação intitulada “Software Livre no 1º Ciclo do Ensino Básico: Uma Proposta de Distribuição Linux Adaptada à Organização Curricular”), especializado em Educação Especial (Instituto Politécnico de Santarém, 2005), tendo adquirindo o grau de Licenciado e especializando-se em Administração Educacional (Instituto Superior de Educação e Trabalho, Porto, 2000) e Bacharel em Ensino Público (Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, Escola Superior de Educação de Torres Novas, 1990).

Possui certificação em Competências Digitais no âmbito do Sistema de Formação e de Certificação em Competências TIC para docentes, por Certificação por Validação de Competências Profissionais, desde 2011.

É Formador Certificado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC), nas áreas B15 (Tecnologia e Comunicação Educativa), C13 (Sensibilização à Educação Especial), C15 (Tecnologias Educativas – Informática / Aplicação da Informática) e C16 Tecnologias Educativas (Meios Audiovisuais), tendo ministrado ações de formação junto do Centro de Formação da Lezíria do Tejo, em Santarém e ações de sensibilização relacionadas com a utilização de tecnologias em alunos com Necessidades Educativas Especiais.

Projeto individual de doutoramento

Comunidades socioeducativas online. Contributos para análise e conceção
Título
Vítor Crêspo Cardoso
Orientador
Gisélia Felício
Co-orientador