• Início
  • Notícias
  • Realizou-se o Encontro com Leila Rocha – Liderança indígena guarani nhandeva do Brasil
Encontro com Leila Rocha – Liderança indígena guarani nhandeva do Brasil

Realizou-se o Encontro com Leila Rocha – Liderança indígena guarani nhandeva do Brasil

O CeiED teve o prazer de organizar um “Encontro com Leila Rocha – Liderança Indígena Guarani Nhandeva do Brasil”, no passado dia 26 de setembro de 2019, na ULHT. A apresentação do evento ficou a cargo do Prof. Doutor António Teodoro, Coordenador Científico do CeiED, e da Prof.ª Doutora Judite Primo, Coordenadora da Cátedra UNESCO “Educação, Cidadania e Diversidade Cultural”. As saudações de boas-vindas couberam ao Magnífico Reitor, Prof. Doutor Mário Moutinho.

Leila Rocha pertence à liderança Guarani Nhandeva da Terra Indígena do Mato Grosso do Brasil. É membro de vários Conselhos Representativos dos povos originários (Grande Assembleia Kaiowá e Guarani, Grande Assembleia das Mulheres Kaiowá e Guarani). Leila tem estado na linha da frente de um dos maiores processos de autodemarcação de terras Kaiowá e Guarani, no Mato Grosso do Sul. Como liderança do movimento Guarani e Kaiowá, tem representado as lutas por direitos e denunciado, junto das instâncias internacionais, as violências contra o seu povo. Numa breve passagem por Lisboa, a visita de Leila Rocha ocorre no contexto de um convite da Rede Europeia de Apoio aos Guarani e Kaiowá. Leila Rocha será, brevemente, recebida em Roma pelo Papa Francisco e por instituições eclesiásticas.

Leila Rocha, perante uma plateia atenta, testemunhou o desrespeito existente sobre o modo de vida dos povos originários no Brasil, solicitando a ajuda e solidariedade para esta causa, que diz respeito a todos os cidadãos, num universalismo humanista.