Serie Aprendizagem e Formação

Gestão das aprendizagens na sala de aula inclusiva

Maria Odete E.Silva
Autor(es) / Editor(es)
2011
Ano de edição
978-972-8881-94-8
ISBN

Sinopse – A inclusão escolar de alunos com necessidades educativas especiais e/ou em situação de deficiência suscita dúvidas e dificuldades aos professores, nomeadamente quando se pretende uma resposta em termos de educação inclusiva. Este Trabalho resulta de preocupações que temos encontrado junto de educadores e de professores do ensino básico e secundário, que se prendem, essencialmente, com questões ligadas ao enquadramento da inclusão e, acima de tudo, com aspectos práticos quanto à sua implementação. Situando a inclusão após uma breve perspectiva histórica do que foi o percurso das pessoas em situação de deficiência ao longo dos tempos, este livro aborda estratégias de educação inclusiva, exemplificando com actividades fáceis de implementar, qualquer que seja o nível de escolaridade em que os alunos se encontram.


Manuais Escolares: mudanças nos discursos e nas práticas

José B.Duarte (Org.)
Autor(es) / Editor(es)
2011
Ano de edição
978-986-8512-02-4
ISBN

Sinopse – A equipa de investigadores do projeto Manuais escolares e atividades dos alunos partilha a constatação, na escola atual, de uma tendência transmissiva do professor e de uma correspondente passividade dos alunos. Ora em Portugal, desde 2001, as orientações curriculares propõem que os conteúdos de cada área sejam abordados com base em “situações e problemas”, tendo como finalidade o desenvolvimento de competências. Na perspetiva de uma pedagogia ativa e motivadora da curiosidade e tendo em conta a importância dos manuais de mediação entre os saberes e os alunos, temos vindo a trabalhar, desde há cinco anos, na investigação das atividades incluídas nos manuais escolares. Num desejo de alargamento do debate dessa problemática, surgiram os nossos colóquios de 19 de Junho de 2009 e de 10 e 11 de Setembro de 2010, do qual selecionámos algumas comunicações para a presente publicação.