Sessão Pública de Análise dos Resultados do PISA

Sessão Pública de Análise dos Resultados do PISA

Data

6 de dezembro de 2019 (14h30)

Local

Auditório Professor José Araújo – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Decorreu no dia 6 de dezembro de 2019, no Auditório Professor José Araújo, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, uma sessão pública de análise dos resultados do PISA, coordenada pelo Diretor do CeiED, António Teodoro, e contou com as intervenções da equipa do projeto de investigação “Uma história de sucesso? Portugal e o PISA (2000-2015)”.

Face aos ciclos anteriores do PISA, Portugal continua a consolidar os resultados obtidos nos três domínios-chave: leitura, ciências e matemática. A situação socioeconómica familiar continua a influenciar os resultados dos alunos. No domínio da leitura, por exemplo, os alunos com Estatuto Socioeconómico e Cultural (ESCS) elevado superaram os alunos com o ESCS baixo em 95 pontos no PISA 2018, sendo que a média da OCDE é de 89 pontos. Existem também diferenças de género: as raparigas obtiveram uma avaliação superior aos rapazes em leitura, mas menor em ciências e matemática. Na sessão pública foi recomendado, entre outros aspetos, um maior envolvimento das Escolas nesta avaliação internacional. No âmbito da amostragem no PISA, a taxa mínima de participação de alunos exigida era de 80%, sendo que em Portugal, nesta edição, não cumpriu os requisitos mínimos previstos, alcançando uma taxa de 76%.

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