Simpósio Pedagogia no Ensino Superior: Portugal e Brasil em Perspetiva

Simpósio Pedagogia no Ensino Superior: Portugal e Brasil em Perspetiva

12 de dezembro de 2016 | Auditório Armando Guebuza , ULHT, Lisboa

Simpósio Pedagogia no Ensino Superior: Portugal e Brasil em Perspetiva

Inscrições: gratuitas e obrigatórias

Ainda que a Educação Superior seja um tema bastante abordado, a realidade é que há uma grande insuficiência na abordagem da sua componente educativa. O ensino superior – tanto o que é desenvolvido em Universidades como em instituições análogas – encontra-se mais vinculado ao conhecimento – como é obtido e como se transmite – do que à forma como este conhecimento se pode tornar património dos estudantes. O ensino está, para além disto, muito influenciado pela ideia de se dirigir apenas a elites académicas. Um terceiro fator é o da seleção – as instituições de ensino superior consideram que exercem uma função de seleção, assumindo como “missão” o bloqueio de pessoas que não cumprem com os requisitos exigidos.

Este panorama tem-se vindo a alterar. Por um lado, devido a múltiplos avanços, nomeadamente ao nível das Tecnologias Digitais, têm tornado impraticável o ensino dito tradicional. Por outro lado, os alunos do ensino superior são, na atualidade, mais heterogéneos do que eram anteriormente. Por fim, procura-se que o ensino superior seja uma instância de formação profissional, indo ao encontro das características distintivas de cada aluno no processo de aprendizagem e formação.

Neste âmbito, o Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) (unidade de I&D constituída na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias para as áreas da Educação, Património, Desenvolvimento Humano e Museologia) e a Vindas Educação Internacional (empresa de assessoria e formação na área da Educação Inclusiva), convidam a todos os interessados a participar no Simpósio sobre “Pedagogia no Ensino Superior”, o qual trará a debate o “estado da arte” em Portugal e no Brasil sobre a Pedagogia (entendida como a ciência e arte de ensinar todos os alunos) no Ensino Superior.

Programa

ABERTURA

9:00h – Receção

CICLO DE CONFERÊNCIAS

9:30h – “Um panorama sobre a história, a cultura e a educação de Portugal no contexto europeu” – Prof. Doutor David Rodrigues (Conselheiro Nacional de Educação e Presidente da Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial – Portugal).

10:00h – “O processo de Bolonha e a construção do espaço europeu de educação e investigação” – Prof. Doutor António Teodoro (Professor Catedrático da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, Diretor do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), Diretor da Revista Lusófona de Educação – Portugal).

10:45h – Pausa.

11:00h – “O que a aprendizagem das crianças nos ensina sobre a aprendizagem dos adultos” – Prof. Doutor David Rodrigues (Conselheiro Nacional de Educação e Presidente da Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial – Portugal).

11:45h – Debate.
Moderadora: Prof.ª Doutora Rosa Serradas Duarte (Professora Associada e subdiretor do Doutoramento em Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa – Portugal)

12:30h – Almoço.

CICLO DE APRESENTAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

14:00h – Apresentação de práticas pedagógicas de professores universitários da Anima Educação – Brasil. Professores vencedores do Prémio “Professor Padre Geraldo Magela”, nas categorias “Práticas Pedagógicas Inovadoras” e “Práticas Interdisciplinares Inovadoras”.

Coordenação: Profa. Doutora Luzia Lima-Rodrigues (Professora da Universidade Lusófona do Porto e Diretora Executiva da Vindas Educação Internacional – Portugal).

Comentadores convidados:

  • Prof. Doutor Luís Soares Luís (Professor do Instituto Politécnico de Leiria – Portugal)
  • Profa. Doutora Cláudia Castro (Professora da Universidade Autónoma de Lisboa – Portugal)
  • Profa. Doutora Lúcia Amante (Professora Universidade Aberta – Portugal)

16:30h – Pausa.

17:00 – Continuação.

19:00 – Encerramento.


Tags: