Publications

Articles in international journals

  • Oliveira, A. T., Gomes, A., Almeida, H. & Meirelles, R. (2021). Tecnologia assistiva: um olhar pedagógico para o ensino de ciências acessível ao estudante com paralisia cerebral. In Chaves, F. & Braz. R. (org.), Anais do I Seminário Interdisciplinar em Tecnologia Assistiva. ISBN 978-65-00-15604-1. Available here.
  • Gomes, A., Lamounier, S. & Ferreira-Lopes, P. (2018). El cuerpo y el sonido en el desarrollo de las potencialidades interccionales de niños y jóvenes con Necesidades Educativas Especiales. Revista de Educación Inclusiva, 11(2), 101-118. Available here. ISSN: 1989-4643.
  • Gomes, A., & Vieira, M. (2015, set./dez.). A importância da supervisão colaborativa no desenvolvimento profissional do docente de educação especial. Revista Educação Especial, 28 (53), 751-164. Disponível em Available here.

Books

  • Gomes, A., Silva, B. & Gouveia, J. (2019). Práticas Pedagógicas: objetivos, métodos e avaliação. Porto: ESEPF. ISBN 978-989-99984-8-3. Available here.
  • Gomes, A, Silva, B., Craveiro, C., Pinheiro, A., Sousa, J. & Fernandes, A. M. (2019). Situar a educação de infância, o educador e a criança (pp. 13- 29). In Silva, B., Craveiro, C., Pinheiro, A. & Sousa, J. (Org.). (2019). Juntos pela Criança – caderno de orientação pedagógica. Porto: ESEPF. ISBN 978-989-99984-5-2. Available here.
  • Esgaio & Gomes. (2018). Livro verde sobre Responsabilidade social e instituições do ensino superior. SA PRESS FORUM – Comunicação Social. ISBN: 978-972-8976-05-7. Available here.
  • Gomes, A., Fernandes, A.S. & Lima, M. (Org.). (2016). Educação especial em tese: 25 anos a formar professores. Porto: ESEPF. ISBN 978-989-98940-6-8. Available here.

Book chapters

  • Oliveira, A. T., Gomes, A., Almeida, H.C.C.C. & Meireles, R. M.S. (2020). Aquisição da Linguagem orla/escrita pela criança com Paralisia Cerebral: Comunicação Alternativa na perspetiva da Neuroeducação. In Pinhal, J., Cavaco, C., Cardona, Mª.J., Costa, F., Marques, J. & Faria, R. (Orgs.). Tempos, espaços e artefectos em Educação. Lisboa: AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Available here. ISBN: 978-989-8272-39-3
  • Silva, S., Gomes, A. & Trevisan, G. (2016). As respostas sociais para o estudante do ensino superior com paralisia cerebral. In Fernandes, A.S., Gomes, A., & Lima, M. (Org.). (2016). Educação especial em tese: 25 anos a formar professores. Porto: ESEPF. ISBN 978-989-98940-6-8. Available here.
  • Gomes, A., Ramalho, R., Ferreira, A. L., Craveiro, C. & Gonçalves, D. (2014). Formação de Professores – A relação educativa baseada em valores, saberes, e práticas de referência. In Memórias e Rumos (pp.99-102).  Porto: ESEPF. ISBN: 978-989-98940-0-6. Available here.

Communications at international events

Communications at national events

  • Gomes, A. (2019). Tertúlia “Um olhar e mil palavras”, no âmbito das comemorações do Dia internacional da Pessoa com Deficiência, na ADICE-Valongo.
  • Oliveira, A.T.; Gomes, A.M.P.M. & Meirelles, R.M.S. (2019). Aquisição da Linguagem Oral/Escrita pela Criança com Paralisia Cerebral: Comunicação Alternativa na Perspectiva da Neuroeducação. XXVI Colóquio da AFIRSE Portugal. Lisboa.
  • Seminário Passo a Passo. (2018). Refletir sobre a Deficiência com o tema Oportunidades e Desafios na Perspetiva da Parceria Escola – Família, a 9 de novembro, VALORIZA – Associação de Desenvolvimento Local, Amares.