Publications

Articles in international journals

  • Teodoro, A. & Lopo, T. T. (2021) The OECD again: legitimization of a new vocationalism in the educational policies in Portugal (1979–1993),Paedagogica Historica, DOI: 10.1080/00309230.2021.1941143
  • Rosa, V., Sampaio Maia, J., Mascarenhas, D., & Teodoro, A. (2020). PISA, TIMSS e PIRLS em Portugal: análise comparativa. Revista Portuguesa de Educação, 33(1), 94-120. URL: Available here.
  • Teodoro, A. (2019). A Sociologia da Educação em Portugal. Do conhecimento das realidades a discursos paralelos.Revista de Sociología de la Educación (RASE), 12 (3), 435-437. Available in:doi.org.
  • Teodoro, A. (2019). The end of isolationism: examining the OECD influence in Portuguese education policies, 1955–1974,Paedagogica Historica, DOI: 10.1080/00309230.2019.1606022
  • António, A. S., & Teodoro, A. (2019).Critical Discourse Analysis: Between Educational Sciences and Journalism.Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science, 8 (1), pp. 18-35.DOI: doi.org..
  • Teodoro, A., Santos, E. & Costa Junior, R. Da (2018).University rankings: between market regulation and the diffusion of organizational models: The Brazilian case.Revista Lusófona de Educação, 41, 175-191. revistas.ulusofona.pt/6500. doi.org..
  • Teodoro, A. & Panait, O. M. (2017). Vers l’analyse des résistances aux normes éducatives issues de la globalisation. Éducation et Socétés – Revue Internationale de Sociologie de l’Éducation, 39, 5-18.
  • Beltrán, J. & Teodoro, A. (2017). Medir la éducación: perspetivas desde la critica sociológica. RASE – Revista de Sociologia de Educación, 10(2), 110-114. doi: doi.org..
  • Montané Lopez, A., Beltran Llavador, J. & Teodoro, A. (2017). La medida de la calidad educativa: acerca de los rankings universitários, Revista de Sociologia de Educación, 10(2), 283-300, DOI: doi.org..
  • Fraga, N. & Teodoro, A. (2017). A reconfiguração da gestão da coisa pública face à emergência de processos participativos centrados no cidadão. O caso do orçamento participativo de Palmela Educação, Sociedade & Culturas, 49: 111-130. Available here.
  • Santos, A. A. Dos, Teodoro, A.& Queiroz, S. (2016). Educação em saúde: um mapeamento dos estudos produzidos no Brasil e em Portugal (2000-2013). Revista Lusófona de Educação, 33, 9 12. Available here.
  • Teodoro, A. (2016). Governando por números: os grandes inquéritos estatísticos internacionais e a construção de uma agenda global nas políticas de educação. Em Aberto, 29(96), 41-52. Available in Available here.
  • Teodoro, A. (2016). A construção da educação mundial ou o lugar da Educação Comparada no estudo das políticas (e práticas) da educação. Revista Brasileira de Pós-Graduação, 12(29), 859-877. Available here.
  • Teodoro, A. (2015). A Universidade no Século XXI. Desenhando futuros possíveis. Universidades. Revista de UDUAL, 64, 31-42. Available here.
  • Sultz, A.R. & Teodoro, T. (2014). Evolução do Desenho Técnico e a divisão do trabalho industrial: Entre o Centro e Periferia mundial. Revista Lusófona de Educação, 27: 93-109. Available here.
  • Teodoro, A. (2014). A Educação Superior na Europa e América Latina: Propostas para uma Universidade Cidadã no século XXI. Revista Argentina de Educacíon Superior, 6(8): 219-250. Available here.
  • Teodoro, A. (2014). Critique et utopie, ou une pédagogie de la possibilité dans la construction de politiques d’éducation démocratiques, Revista Lusófona de Educação, 26: 125-139. Available here.
  • Teodoro, A. (2013). Educação Superior e Inclusão. Tendências e desafios no século XXI. Revista Temas em Educação, 22(2): 225-238. Available here.
  • Chapani, D. T., Carvalho, L.M.O. & Teodoro, A. (2012). Políticas de formação docente na Bahia: Uma análise a partir de pressupostos da teoria social de Habermas. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, 3(3). Available here.
  • Antikainen, A., Dworkin, A. G., Saha, L. J., Ballantine, J., Essack, S., Teodoro, A. & Konstantinovskiy, D. (2011). Contemporary Themes in the Sociology of Education. International Journal of Contemporary Sociology, 48(1), 117-149. Available here.
  • Linhares, M. & Teodoro, A. (2010). Educando para a Liberdade. A natureza da educação carcerária e a (re)socialização de presidiários. Educação, Sociedade & Culturas, 30: 57-73. Available here.
  • Teodoro, A. Estrela, E. (2010) Curriculum policy in Portugal (1995-2007): global agendas and regional and national reconfigurations, Journal of Curriculum Studies, 42: 5, 621-647 Available here.
  • Alvarenga, A. M. & Teodoro, A. (2009). “A “Lenda” ou História da Borboleta: Os Movimentos Sociais e a Educação – o caso do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e a Educação do Campo”, EccoS. Revista Científica, 11 (1), 193 – 207. Available here.
  • Alvarenga, A. M. & Teodoro, A. (2009). O diálogo na construção das identidades docentes: Significados e caminhos para a construção de uma escola instituinte. Revista Brasileira de Formação de Professores, 1(2), 118-137.
  • Marques, F.; Aníbal, G.; Graça, V. Teodoro, A. (2008). A política educativa da União Europeia. O processo de unionização no contexto de globalização. Revista Iberoamericana de Educación, 48, 93-110. Available here.
  • Teodoro, A. Aníbal, G. (2008). Education in Times of Globalisation. Modernization and Hybridism in the Educational Politics in Portugal. International Journal of Contemporary Sociology, 45(2), 103-118. Available here.
  • Teodoro, A. Aníbal. G. (2008). A Educação em Tempos de Globalização. Modernização e Hibridismo nas Políticas Educativas em Portugal. Revista Iberoamericana de Educación, 48, 73-91. Available here.
  • Teodoro, A. & Aníbal, G. (2007). A Educação em Tempos de Globalização. Modernização e hibridismo nas políticas de educação em Portugal. Revista Lusófona de Educação, 10, 13-26. Available here.
  • Teodoro, A.(2007). Nouvelles modalités de régulation transnationale des politiques éducatives. Evidences et possibilités. Carrefours de l´Education, 24: 201-215. Available here.
  • Teodoro, A. (2003). Paulo Freire, or Pedagogy as the Space and Time of Possibility.Comparative Education Review, 47 (3), 321-328. Available here.
  • Teodoro, A. (1998). Unificação ou diversificação? Notas sobre a evolução do ensino secundário em Portugal, 1970-1990.Educació i Història, Societat d’Història dels Paisos de Llengua Catalana, 1: 71 – 83.

Articles in national journals

  • Teodoro, A. (2018/Publicado em Janeiro de 2020)Educação e poder: Como se escolhe um Ministro? Apontamentos para a História da Educação em Portugal (1955-1976). Investigar em Educação, 8, II série, 9-36. Available here.
  • Sanches, I. & Teodoro, A. (2011). Espaço pedagógico o que os professores de apoio educativo dizem que gostariam de fazer. REP – Revista Espaço Pedagógico, 17, 1, 7-39. Available here.
  • Sanches, I. & Teodoro, A. (2007). Procurando Indicadores de Educação Inclusiva: as Práticas dos Professores de Apoio Educativo. Revista Portuguesa de Educação, 20 (2), 105-149. ISSN 0871 – 9187. Available here.
  • Teodoro, A. (2004). Mobilização educativa em tempos de crise revolucionária. Periferia e centro no processo de democratização das escolas (1974-1976).Revista Portuguesa de Educação, 17(2), 2004, 181-207. Available here.

Books

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  • Teodoro, A. (2020).Contesting the Global Development of Sustainable and Inclusive Education. Education Reform and the Challenges of Neoliberal Globalization. New York and London: Routledge. Disponívelaqui.
  • Teodoro, A. (Org.). (2018).O outro lado do espelho: percursos de investigação (CeiED 2013-2017). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. Available here.
  • Galego, C. M., Ricardo, M. M. C. & Teodoro, A. (Orgs) (2017). A Educação Comparada para além dos números. Contextos Locais, realidades nacionais e processos transnacionais. Atas da 1ª Conferência da SPCE-SEC. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
  • Teodoro, A. & Beltran, J. (2014).Sumando voces: Ensayos para un vocabulário de educación superior en términos de equidad y cohesión social.Buenos Aires: Miño y Dávila Editores. Available here.
  • Teodoro, A. & Guilherme, M. (eds). (2014). European and Latin American Higher Education Between Mirrors. Conceptual Frameworks and Policies of Equity and Social Cohesion. Rotherdam & Boston: Sense Publishers. ISBN 978-94-6209-543-4. Available here.
  • Beltrán, J. & Teodoro, A. (Coords) (2013). Educación Superior e Inclusión Social: aproximaciones conceptuales y perspectivas internacionales. Buenos Aires: Miño y Dávila Editores. Available here.
  • Teodoro, A., Mendizábal, C. H., Lourenço, F., Villegas, M. (Orgs.) (2013). Interculturalidad y Educación Superior. Desafios de la diversidad para un cambio educativo. Buenos Aires: Biblos.
  • Teodoro, A. (2011).A Educação em tempos de globalização neoliberal. Os novos modos de regulação das políticas educacionais[The Education in times of neoliberal globalization].Brasília: Liber Livro. Disponível aqui.
  • Teodoro, A. (2010). Educação, Globalização e Neoliberalismo. Os novos modos de regulação transnacional das políticas de educação Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
  • Teodoro, A. (Org.) (2010). A Educação Superior no Espaço Iberoamericano. Do Elitismo à Transnacionalização. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
  • António, A. S.; Estrela, E.; Galego, C. & Teodoro, A. (Eds.) (2009).Educando o Cidadão Global: Globalização, Educação e Novos Modos de Governação. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. ISBN 978 972 8881 63 4 (eBook). Available here.
  • Teodoro, A. & Montané, A. (Eds.) (2009). Espejos e Reflexos. Politicas Curriculares y avaliaciones internacionales. Valencia: Germania.
  • Teodoro, A. (ed.) (2008) Tempos e Andamentos nas Políticas de Educação. Estudos Iberoamericanos. Brasília: Liber Livro. Available here.
  • Torres, C. A. & Teodoro, A. (Eds.) (2007). Critique and Utopia. New Developments in The Sociology of Education In the Twenty-First Century. Lanham: Rowman & Littlefield.
  • Teodoro, A. (2006). Professores, para quê? Mudanças e desafios na profissão docente. Porto: Profedições.
  • Teodoro, A. & Torres, C. A. (Orgs.) (2005). Educação Crítica e Utopia. Perspectivas para o Século XXI. Porto: Edições Afrontamento.
  • Teodoro, A. & Torres, C. A. (Orgs.) (2005). Educação Crítica e Utopia. Perspectivas para o Século XXI. São Paulo: Cortez Editora. Available here.
  • Teodoro, A. (2003). Globalização e Educação. Políticas educacionais e novos modos de governação. São Paulo: Cortez. Available here.
  • Teodoro, A. (2001). A Construção política da Educação. Estado, mudança social e políticas educativas no Portugal contemporâneo. Porto: Edições Afrontamento. Available here.

Book chapters

  • Guilherme, M. & Teodoro, A. (2022). European and Latin American researchers between mirrors. The internationalization of higher education for social cohesion and equity. In M. Guilherme (Ed). A Framework for Critical Transnational Research Advancing Plurilingual, Intercultural, and Inter-epistemic. Collaboration in the Academy. Routledge. Available at: https://www.taylorfrancis.com/chapters/edit/10.4324/9781003225812-3/european-latin-american-researchers-mirrors-manuela-guilherme-antónio-teodoro?context=ubx&refId=821b2d45-3351-4971-bd8c-2faa3ffde670 
  • Teodoro, A. & Fraga, N. (2021). Paulo Freire Hoje. Itinerários do Pensamento de Paulo Freire na Educação do Século XXI. In J. R. Polli (org.). Paulo Freire. Vozes do Brasil e de Portugal (pp. 41-60). Editora Fibra / Edições Brasil / Editora Brasília.
  • Teodoro, A. (2020). Las “dos culturas” en la Educación Comparada: ¿Un diálogo (im)posible? In Z. Navarrete-Cazales, C. Ornelas, & M. A. Navarro-Leal (Coords.),Educación comparada. Tendencias teóricas y empíricas internacionales y nacionales(pp.41-52). Plaza y Valdés Editores, S. A. de C. V. Available here.
  • Teodoro, A. (2020). A OCDE e o sonho de uma governação mundial da educação. Pressupostos e análise crítica. In M. González-delgado, M. F. Lorenzo, & C. Machado-trujillo (Eds.), Transferencia, Transnacionalización Y Transformación De Las Políticas Educativas (1945-2018) (pp. 285–291). Salamanca: FahrenHouse.
  • Teodoro, A., Galego, C. & Fraga, N. (2019). Teaching Comparative Education in Portugal. In M. A. Peters (ed.). Encyclopedia of Teacher Education. Singapore: Springer. DOI:Available here.
  • Teodoro, A. (2016). La construcción política de la educación en el Escenario Europeo. In R. F. Arnove, C. A. Torres & S. Franz (Eds). Educación Comparada. La dialéctica de lo global y lo local (pp. 635-649). Valencia: Tirant Humanidades.
  • Santos, E., Teodoro, A. & Costa Junior, R. Dos (2016). Rankings universitários: entre a regulação do mercado e a difusão de modelos organizacionais – o caso brasileiro. In A. Del Vecchio & E. Santos (Orgs.). Educação Superior no Brasil: modelos e missões institucionais (pp. 33-56). S. Paulo: BT Acadêmica. ISBN: 978-85-9485-013-3
  • Teodoro, A. (2015). A Educação como Frente de Luta. Recortes sobre um Programa de Democratização da Escola Básica em Portugal (1974-1976). In F. C. Pinto (coord.). Educação, História e Políticas. Tributo a Rogério Fernandes (pp. 103-136). Lisboa: Edições Piaget.
  • López, A. M., Naidorf, J., & Teodoro, A. (2014).Social and Cognitive Justice: The Social Relevance of the Higher Education in Latin America. In I. Bogotch & C. M. Shields (Orgs.).International Handbook of Educational Leadership and Social (In)Justice(pp. 81-96). Springer Science+Business Media Dordrecht. DOI 10.1007/978-94-007-6555-9_6. Available here.
  • Ramírez-Diaz, J. A., Ruiz- Flores, J., & Teodoro.A. (2014). The Role of Academicians’ Networks in Latin America: The Fight Against Social Injustices. An Institutional Challenge. In I. Bogotch & C. M. Shields (Orgs.).International Handbook of Educational Leadership and Social (In)Justice(pp. 911-938). Springer Science+Business Media Dordrecht. DOI 10.1007/978-94-007-6555-9_46. Available here.
  • Lourenço, F. & Teodoro, A. (2013). Espaços, identidades e culturas na América Latina: alternativas epistémicas para um outro mundo possível. In A. Teodoro, C. H. Mendizabal F. Lourenço & M. Villegas. (Orgs.). Interculturalidad y Educación superior. Desafios de la diversidad para un cambio educativo (pp. 175-193). Buenos Aires: Editorial Biblos.
  • Teodoro, A. (2013). Políticas Educativas o la Transdisciplinaridad de un Campo de Estudio. In C. Tello (Org.). Epistemologías de Política Educativa. Posicionamientos, perspectivas y enfoques (pp. 485-494).Campinas, SP: Mercado de Letras.
  • Teodoro, A. (2013). The Political Construction of European Education Space. In R. F. Arnove, C. A. Torres & S. Franz (Eds.) Comparative Education. The Dialectic of the Global and the Local (pp. 445 – 457). New York, US & Plimouth, UK: Rowman & Littlefield. Available here .
  • Teodoro, A., Duarte, R. S. & Gonçalves, M. N. (2013). Associativismo, sindicalismo e identidade(s) docente(s): algumas particularidades do percurso português. In J. Gindin, M. O. V. Ferreira & S. Del Rosso. (Orgs.). Associativismo e sindicalismo em educação: teoria, história e movimentos (pp. 29-41). Brasília: Paralelo 15.
  • Romão, J. E. & Teodoro, A. (2010). Neoliberalismo, globalização hegemônica e internacionalização da educação superior. In E. T. Dal Mas Dias & M. A. Lorieri (Eds.) Teorias e Politicas em Educação (pp. 161 – 171. São Paulo: Xamã.
  • Teodoro, A., Galego, C. & Marques, F. (2010). Do fim dos eleitos ao processo de Bolonha. As políticas de educação superior em Portugal (1970-2008). In A. Teodoro (Org.) A Educação Superior no Espaço Iberamericano. Do Elitismo à Transnacionalização (pp. 93 – 116). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. Available here.
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  • Sanches, I. & Teodoro, A. (2009). Em busca de indicadores de educação inclusiva: o que os Professores de Apoio Educativo dizem que gostariam de fazer. In M. V. Rodriguez & M. de L. P. de Almeida (Orgs.). Políticas educacionais e formação de professores em tempos de globalização, (pp. 107 – 148). Brasilia-DF: Liber Livro e UCDB Editora.
  • Teodoro, A. ( 2009). Crítica e Utopística: contributos para uma agenda política educacional cosmopolita. In J. Mafra, J. E. Romão, A. C. Scocuglia & M. Gadotti (Orgs.). Globalização, Educação e Movimentos Sociais. 40 anos de Pedagogia do Oprimido (pp. 13 – 21). São Paulo: Editora Paulo Freire e Editora Esfera.
  • Aníbal, G. & Teodoro, A. (2008). A Educação em Tempos de Globalização. Modernização e hibridismo nas políticas educativas em Portugal. In A. Teodoro (Org.) Tempos e Andamentos nas Políticas de Educação. Estudos Iberoamericanos (pp. 105-122). Brasília: Liber Livro.
  • Marques, F., Aníbal, G., Graça, V. & Teodoro, A. (2008). A política educativa da União Europeia. O processo de unionização no contexto de globalização. In A. Teodoro (org.). Tempos e andamentos nas politicas de educação. Estudos iberoamericanos (pp. 123-160). Brasília: Liber Livro.
  • Teodoro, A. (2008) Globalização e reconstrução das identidades docentes: a luta pela fabricação da alma dos professores. In J. Á. de Lima & H. R. Pereira (Eds.). Políticas Públicas e Conhecimento Profissional. A Educação e a Enfermagem em reestruturação (pp. 155-162). Porto: Livpsic / Legis Editora.
  • Teodoro, A. (2008). New Ways of Transnational Regulation of Educational Policies: Evidences and Possibilities. In C. A. Torres & P. Noguera (Eds.). Social Justice Education for Teachers. Paulo Freire and the Possible Dream (pp. 191-203). Rotherdham: Sense Publishers. https://www.sensepublishers.com/media/967-social-justice-education-for-teachers.pdf
  • Teodoro, A. (2008). No fio da navalha: as tecnologias políticas de reforma e a luta pela fabricação da alma dos professores. In J. A. Costa, A. Neto-Mendes & A. Ventura (Org.).Trabalho Docente e Organizações Educativas (pp. 29-37). Aveiro: Universidade de Aveiro.
  • Teodoro, A. (2008). Novos modos de regulação transnacional de políticas educativas. Evidências e possibilidades. In A. Teodoro. Tempos e Andamentos nas Políticas de Educação. Estudos Iberoamericanos (pp. 19-38). Brasília: Liber Livro.
  • Revista Iberoamericana de Educación, nº 48, 2008. Organização com Adriana Marrero (Universidad de la Republica, Uruguay). Available here.
  • Sanches, I. & Teodoro, A.(2007). Em busca de indicadores de Educação Inclusiva no contexto legislativo português. Em L. Boneti e M. Almeida (Org.), A cidadania no neoliberalismo: da experiência à análise crítica. Pp 58-74. Available here.

Communications at international events

  • Galego, C. & Teodoro, A. (2020, Apr 17 – 21)Comparative Education in Graduate and Postgraduate Courses Programs in Portugal[Symposium]. AERA Annual Meeting San Francisco, CAAvailable here.(Conference Canceled)
  • Teodoro, A. (2019, May) Taking stock of the international influence of UNESCO (in Europe): an outline for new approaches. Highlighted panel 1 “Golden jubilee of partnership between WCCES and UNESCO. Reflections and ways forward. XVII Congress of World Comparative Education Societies, Cancun, Mexico, 20-24 May 2019.
  • Teodoro, A. (2017). Um governo mundial para a Educação? A OCDE e os seus instrumentos de regulação transnacional das políticas de educação. Aula Magna do Doutorado en Educación, Universidad de Salamanca, 7 novembro 2017.
  • Teodoro, A. (2017). Is it Possible an Alternative to Education Policies Issues from Neoliberal Globalization? Some Modest Proposals. Symposium Réseau 28. Sociology of Education, Understanding the movements resisting the implementation of standards issued from globalisation. A challenge for social sciences of education?. ECER 2017 Copenhagen, 22-25 August 2017.
  • Teodoro, A. (2017). Repensar a justiça no domínio da educação. Propostas modestas para um projeto pós-neoliberal nos espaços nacional e transnacional. Centro Universitário UNIEURO, Brasília, 24 Novembro 2017.
  • Teodoro, A. (marzo 2014). Educación Superior, Equidad y Cohesión Social.
    Tendencias y desafíos en el Siglo XXI. Conferencia de Abertura (videoconferência). Seminário Lideranças da Universidad Nacional Autónoma de Honduras, 19 março 2014.
  • Teodoro, A. & Guilherme, M. (September, 2014). European and Latin American Higher Education between mirrors. Joint session Networks 22-23. European Conference Educational Research (ECER), The Past, the Present and Future of Educational Research in Europe, University of Porto, Porto, 2-5 september 2014.
  • Teodoro, A. (Agosto 2014). O Estado e o mercado face ao provimento e regulação do Ensino Superior. 6º Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Educação Comparada, Bento Gonçalves, 18-20 agosto 2014.
  • Teodoro, A. & Guilherme, M. (July, 2014). European and Latin American Higher Education between mirrors. XVIII World Congress of Sociology. Facing an Unequal World: Challenges for Global Sociology. RC 04, Yokhoma, Japan, 13-19 july 2014.
  • Galego, C. & Teodoro, A. (July, 2014). National Educational Systems and Academic Profession: Portuguese and Spanish Cases. XVIII World Congress of Sociology. Facing an Unequal World: Challenges for Global Sociology. RC 04, Yokhoma, Japan, 13-19 july 2014.
  • Hey, A.; Teodoro, A.; Nunes, J. A. & Caria, T. (2014). Mesa Plenária sobre ciências sociais e humanas e ciências da educação: diálogos e sinergias em tempos de crise. Comunicação apresentada no XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Conference (Universidade de Vila Real, 11-13 Setembro de 2014).
  • Teodoro, A. (2014). Mesa Redonda: Aspectos históricos e políticos da emergência do sindicalismo docente em Portugal – intervenção e projetos educacionais. Encontro Rumo ao V Seminário Internacional da Rede ASTE: “Os Sindicatos, Associações e suas Propostas Educacionais” (S. Paulo, Uninove, 4, 5 e 6 de junho de 2014).
  • Guilherme, M., Beltran, J. & Teodoro, A. (2013, Maio). The RIAIPE Network: a knowledge community. 6th International Conference on Higher Education. GUNI – Global University Network for Innovation, Universidad Politécnica de Barcelona, Barcelona.
  • Teodoro, A. (2013). Novas tecnologias de governação e reconfiguração dos modos de regulação das políticas de educação. III Seminário Internacional em Política e Governança Educacional. Universidade Católica de Brasília, Brasília.
  • Teodoro, A. (2013). Tendências e desafios na Educação Superior. III Congresso Acadêmico da UNCISAL, Maceió.
  • Teodoro, A. (2013, Abril). Políticas de Equidad y Cohesión Social en la Educación Superior. Conselho de Reitores das Universidades Peruanas – Universidad Agraria de La Molina, Lima.
  • Teodoro, A. (2013, Maio). Educação Superior e Inclusão. Tendências e desafios no Século XXI. Seminário 50 anos do Conselho Estadual de Educação de S. Paulo. S. Paulo. 2013.
  • Teodoro, A. (2013, Outubro). A gestão de revistas científicas e o papel do SCIELO. Seminário Scielo 15 anos, SCIELO-Brasil, São Paulo.
  • Teodoro, A. (2013, Setembro). Igualdade e diferença numa escola para todos. Pode a escola ser outra coisa? VII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade (EDUCON), Universidade Federal de Sergipe, Aracaju.

Communications at national events

  • Teodoro, A. (2017). A importância de uma educação transformadora para a transformação social. Conferência no VII Congresso Internacional de Educação Social, ISCE, Odivelas, 3 novembro 2017.
  • Teodoro, A. (2016). Problemas críticos e agendas de investigação. Comunicação apresentada na Conferência de Abertura do XIII Congresso da SPCE, A Educação em tempos de mudança. (Instituto Politécnico de Viseu, Viseu, outubro)
  • Corrêa, F. M. & As políticas educacionais de formação continuada de gestores escolares e suas implicações na gestão democrática e na organização do trabalho pedagógico. Comunicação apresentada no 6º Encontro do CeiED “Educação, Espaço e Tempo: investigação, conhecimento e intervenção social ( Lisboa, ULHT, Julho).
  • Cunha, A. S. & Teodoro, A. (2015). A prática pedagógica nos CEEJA da rede de ensino do estado de são Paulo, Brasil: a abordagem da política educacional e sua reconfiguração no desenvolvimento do trabalho docente. Comunicação apresentada no 6º Encontro do CeiED “Educação, Espaço e Tempo: investigação, conhecimento e intervenção social (Lisboa, ULHT, Julho).
  • António, A. S. & Teodoro, A. (2014). Olhar a Escola pelos artigos de opinião. Da parentocracia à meritocracia ou um mandato da nova classe média. Comunicação apresentada no V Encontro de Investigadores do CeiED. (Lisboa: ULHT 4 de Julho).
  • Galego, C. & Teodoro, A. (2014). Sistemas de Educação Nacional e a profissão académica em universidades públicas: os casos de Portugal e Espanha. Comunicação apresentada no V Encontro de Investigadores do CeiED. (Lisboa: ULHT 4 de Julho).
  • Kandingi, A. & Teodoro, A. (2014). A expansão do ensino superior privado em Angola perante a procura crescente do bem social que é a educação. Comunicação apresentada no V Encontro de Investigadores do CeiED. (Lisboa: ULHT 4 de Julho).