Publications

Articles in international journals

  • Kuschmierz, P. (…) Cavadas, B. (…) et al. (2021). European first-year university students accept evolution but lack substantial knowledge about it: a standardized European cross-country assessment. Evo Edu Outreach, 14(17), 1-22. https://doi.org/10.1186/s12052-021-00158-8
  • Cavadas, B. (2021). Plate tectonics in Portuguese and Spanish science textbooks: from the 1960s to the 1980s. Earth Sciences History, 40(2), 538-565. https://doi.org/10.17704/1944-6187-40.2.538
  • Sá-Pinto, X., Realdon, G., Torkar, G. (…) Cavadas, B. (…) et al. (2021). Development and validation of a framework for the assessment of school curricula on the presence of evolutionary concepts (FACE). Evo Edu Outreach, 14(3), 1-27. https://doi.org/10.1186/s12052-021-00142-2
  • Cavadas, B., & Aboim, S. (2021). Using PhET™ interactive simulation plate tectonics for initial teacher education. Geoscience Communication, 4(1), 43-56. https://doi.org/10.5194/gc-4-43-2021
  • Cavadas, B., & Sá-Pinto, X. (2021). Conceções de estudantes portugueses em formação inicial de professores sobre a evolução e a origem da vida. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 20(u), 1339-1362. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u13391362
  • Linhares, E., Mestrinho, N., Branco, N., Santos, R., Cavadas, B., Martins, M. C., & Correia, M. (2019). CreativeLab_Sci&Math: Open educational resources in teacher education. Journal of the Comenius Association, 28, 23-25. Available here.
  • Correia, M., & Cavadas, B. (2019). As implicações dos ambientes educativos inovadores para as práticas dos professores. Revista de Investigación Educativa Universitaria, 2(3), 143-159.
  • Linhares, E., Cavadas, B., Guimarães, C., Maurício, D., Rosário, D., Alves, I., Dias, M., Santos, M. P., Mota, M. L., José, M., Santos, N. (2019). A research about food habits done by higher education students with special educative needs. European Journal of Public Health, 29, Issue Supplement_2.doi.org
  • Cavadas, B. (2019). From the contracting earth to continental drift: Wegener’s influence on portuguese and spanish science textbooks through the twentieth century. Earth Sciences History, 38(1), 74-93.doi.org.
  • Mestrinho, N., & Cavadas, B. (2018). Innovation in teacher education: An integrative approach to teaching and learning science and mathematics. Proceedings 2(21), 1343; doi.org.
  • Cavadas, B. (2017). «On the Origin of Species»: Didactic transposition to the curriculum and Portuguese science textbooks (1859-1959). Espacio, Tiempo y Educación, 4(2),143-164. doi.org.
  • Cavadas, B. (2016). O mecanismo da visão: o percurso da luz através do olho humano nos manuais escolares portugueses de Ciências Naturais (1900-1950). Scientiae studia, 14(2), 357-386. doi.org.
  • Cavadas, B. (2015). Dos pombos descoordenados às rãs sem rumo: O ensino do encéfalo através dos manuais escolares de Ciências Naturais (1900-1950).Espacio, Tiempo y Educación, 2(1), 41-68. doi.org.
  • Cavadas, B. (2013). O corpo diferente: representações das raças humanas nos manuais escolares de zoologia. Revista de História da Educação, 17(39): 189-212. Available here.
  • Linhares, E., & Cavadas, B. (2013). Aprender a investigar: uma proposta de trabalho na formação inicial de professores. Nuances: estudos sobre Educação, 20 (3): 47-66. Available here.
  • Glória, A. C., Rosa, C., & Cavadas, B. (2012). Conceções dos alunos do 1.º CEB sobre o lobo-ibérico. Revista Electronica de Enseñanza de las Ciencias, 11 (3): 620-634. Available here.
  • Cavadas, B. (2011). O ensino do evolucionismo em Portugal, nas primeiras décadas do século XX, através dos programas e manuais escolares de Zoologia. Aula. Revista de Pedagogia de la Universidad de Salamanca, 17: 109-131. Available here.
  • Cavadas, B. (2009). O darwinismo nos manuais escolares portugueses de Zoologia (1859-1909). Cadernos de Investigação Aplicada, 3, 63-95.

Articles in national journals

  • Cavadas, B., Branco, N., Nunes, J., D’Oliveira, M., Rucha, R., & Ferro, V. (2021). Abelhas STEM: Uma proposta de trabalho interdisciplinar entre a matemática e as ciências no 2.º ciclo. Educação e Matemática, 159, 3-6.
  • Branco, N., Cavadas, B., Nunes, J., D’Oliveira, M., Rucha, R., & Ferro, V. (2021). Materiais para a aula de matemática. Abelhas STEM. Educação e Matemática, 159, 14-16.
  • Cavadas, B., & Mestrinho, N. (2019). Rede Curricular Interdisciplinar: uma proposta para a integração entre a matemática e as ciências. Educação e Matemática, 154, 2-8.
  • Mestrinho, N., & Cavadas, B. (2019). Inquiry-Based Learning: Uma ponte para a interdisciplinaridade? Educação e Matemática, 154, 14-15.
  • Branco, N., Cavadas, B., & Linhares, E. (2019). Explorar matemática através das pegadas de animais. Educação e Matemática, 154, 35-40.
  • Cavadas, B., & Linhares, E. (2019). Uma investigação sobre hábitos alimentares com a colaboração de estudantes do ensino superior com necessidades educativas.Interacções, 15(50), 55-179.Available here.
  • Cavadas, B., Correia, M., Mestrinho, N., & Santos, R. (2019).CreativeLab_Sci&Math | Work Dynamics and Pedagogical Integration in Science and Mathematics.Interacções, 15(50), 6-22.Available here.
  • Cavadas, B., Linhares, E., Martins, M. C., Correia, M., Mestrinho. N., Branco, N., Santos, R. & Colaço, S. (2019). Editorial. Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências.Interacções, 15(50), 1-5.Available here.
  • Mestrinho, N., & Cavadas, B. (2018). Práticas interdisciplinares em matemática e ciências naturais na formação inicial de professores. Educação e Matemática, 147, 33-37. Available here.
  • Mestrinho, N., & Cavadas, B. (2018). Corrida no Jurássico. Rev. Ciência Elem., 6 (1):018. doi.org.
  • Correia, J., & Cavadas, B. (2013). A promoção da autonomia dos alunos do ensino básico nas atividades experimentais de ciências. Revista da UIIPS, 3(1), 116-137. Available here.
  • Cavadas, B.(2010).As teorias da origem das espécies nos manuais escolares portugueses de Ciências Naturais (1905 – 1959). Revista da Educação, XVII, 1. Available here.

Books

  • Ribeiro, N., Cavadas, B., & Sousa, B. (2021). ADN7. Aprende a descobrir a natureza. Vol. 1. Ciências Naturais. 7.º ano. ASA.
  • Ribeiro, N., Cavadas, B., & Sousa, B. (2021). Caderno do aluno. ADN. Aprende a descobrir a natureza. Ciências Naturais. 7.º ano. Edição do professor. ASA.
  • Cavadas, B., & Marques, R. (2015). Manual de Metodologia do Ensino das Ciências Naturais e Sociais. Formação inicial Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian/República Democrática de São Tomé e Príncipe.
  • Cavadas, B., & Marques, R. (2015). Guia de Apoio à Metodologia do Ensino das Ciências Naturais e Sociais. Formação contínua. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian/República Democrática de São Tomé e Príncipe.
  • Cavadas, B., & Ribeiro, N. (2014). Preparar os testes Ciências Naturais. 5.º ano. Segundo ciclo. Areal Editores.
  • Mimoso, A., & Cavadas, B. (orgs.) (2013). Os congressos pedagógicos do ensino secundário oficial (1927-1931). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. ISBN: 978-989-851-2550

Book chapters

  • Linhares, E., & Cavadas, B. (2021). ‘Bad Plastics – Oceans Free of Plastic’: the role of education. In W. L. Filho, A. L. Salvia, & F. Frankenberger (Eds.), Handbook on teaching and learning for sustainable development (pp. 62-74). Edward Elger Publishing. https://doi.org/10.4337/9781839104657.00011
  • Cavadas, B., Durão, C., Mestrinho, N., & Laranginha, R. (2019). Predação jurássica. In M. de J. Fernandes, M. J. Martins & O. Martins, 175 milhões e 40 anos depois. Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. By the Book.
  • Cavadas, B., Linhares, E., Martins, M. C., Correia, M., Mestrinho, N., Branco, N., Santos, R. & Colaço, S. (Org.) (2019). IEMC2019 – Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2019. Santarém: Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém. ISBN: 978-989-54541-0-5 Available here.
  • Cavadas, B. (2017). Parecer externo sobre o modelo de observação de pares multidisciplinar. In A. Mouraz, & J. P. Pêgo (Orgs.), De Par em Par na Universidade do Porto (pp.117-127). Porto: U. Porto Edições.
  • Cavadas, B. (2013). O Corpo Negro vs O Corpo Branco: Estereótipos Raciais nos Manuais Escolares de Zoologia. In J. V. Brás & M. N. Gonçalves (orgs.) O Corpo – Memória e identidade (pp.77-87). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. ISBN: 978-989-8512-68-0.
  • Alves, C., Bento, D., Paulino, V., Soares, V., Correia, V., & Cavadas, B. (2012). Um olhar sobre as memórias dos professores. Póster apresentado nas XIII Jornadas da Prática Profissional, subordinadas ao tema Investigar em Educação (Escola Superior de Educação de Santarém; Santarém).
  • Cavadas, B., Pereira, D., Borges, S., & Jesus, V. (2012). Memórias do brincar e dos brinquedos. Póster apresentado no I Seminário Brincar em Portugal. A psicologia e a pedagogia por detrás do brincar. (Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Leiria). Available here.
  • Cavadas, B. (2012). O corpo diferente: representações das raças humanas nos manuais escolares de Zoologia. Seminário O corpo. Memória e identidade. (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa).
  • Cavadas, B., & Guimarães, F. (2012). Práticas inovadoras nos manuais escolares de Zoologia: a introdução das atividades laboratoriais. In J. B. Duarte, S. Claudino & L. Carvalho (Orgs.), Os manuais escolares e os jovens: tédio ou curiosidade pelos saberes (pp. 117-134). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. Available here.
  • Linhares, E., & Cavadas, B. (2012). O papel da investigação na formação de professores e educadores: Um estudo de caso. Póster apresentado no III Encontro Nacional de Educação Básica. Formação de Educadores e de Professores do 1.º e 2.º CEB (Universidade de Aveiro, Aveiro). Available here.
  • Moreira, D., Almeida, L., Lopes, M., Veiga, V., & Cavadas, B. (2012). Conceções dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre o sistema digestivo. Póster apresentado no SeminárioO corpo. Memória e identidade. (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa). Available here.
  • Rosário, M., Almeida, S., & Cavadas, B. (2012). A abordagem das educadoras à educação sexual. Póster apresentado no Congresso Investigação e Desenvolvimento no IPS. (Escola Superior Agrária de Santarém, Santarém).
  • Cavadas, B. (2011). A transposição didáctica dos mecanismos de evolução darwinista para os manuais escolares portugueses de zoologia (1887-1907). In J. M. Hernández Díaz (Coord.), Influencias Inglesas en la Educación Española e Iberoamericana (1810-2010) (pp. 597-613). Salamanca: Hergar Ediciones Antema Y Alexia Cachazo Vasallo.
  • Cavadas, B. (2011). O ensino liceal da higiene na 1.ª República através dos manuais escolares de Zoologia. In J. V. Brás & M. N. Gonçalves (Orgs.), O imperativo republicano em debate (pp. 143-167). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
  • Cavadas, B., & Guimarães, F. (2011). Os manuais liceais de ciências da 1.ª República. In J. B. Duarte (Org.), Manuais Escolares: mudanças nos discursos e nas práticas (pp. 57-72). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. Available here.
  • Cavadas, B. (2009). A evolução dos manuais escolares de Ciências Naturais do ensino secundário em Portugal 1836-2005. In Joaquim Pintassilgo, et al. (Orgs.). A história das Disciplinas Escolares de Matemática e de Ciências. CDrom. Lisboa: Escolar Editora.
  • Cavadas, B.; Guimarães, F. (2009). As ilustrações dos manuais de Botânica de Seomara da Costa Primo. In José B. Duarte (Org.). Manuais escolares e dinâmica da aprendizagem, (pp. 117-142). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
  • Cavadas, B.; Franco, D. (2009). A Teoria da Deriva dos Continentes de Alfred Wegener nos manuais escolares de Ciências Naturais Portugueses. In Hernández Díaz (coord.). Influencias Alemanas en la Educación Española e Iberoamericana (1809-2009), (pp. 503-517). Salamanca: Globalia Ediciones Anthema y José Luis Hernández Huerta.
  • Guimarães, F., & Cavadas, B. (2009). A especificidade de ser professor de Ciências da Natureza: Reflexões em torno do conhecimento científico/escolar e dos manuais escolares. In Atas do IV Encontro de Investigação e Formação do CIED. Formar Professores Investigar as Práticas (Escola Superior de Educação de Lisboa; Lisboa). Available here.
  • Cavadas, B. (2008). A influência dos naturalistas franceses nos manuais escolares portugueses de Ciências Naturais: o caso das teorias da origem das espécies. In J. M. Hernández Díaz (Coord.), Influencias Francesas en la Educación Española e Iberoamericana (1808-2008). Actas de las III Conversaciones Pedagógicas de Salamanca 15, 16, 17, 18 de Octobre de 2008 (pp. 567-584). Salamanca: Globalia Ediciones Anthema y José Luis Hernández Huerta.

Communications at international events

  • Correia, M., Silva, P. S. S., & Cavadas, B. (2021, July 15-16). Challenges and opportunities of the transition for online teaching on a Portuguese School of Education [Paper presentation] INNTED – II Congreso Internacional de Innovación y Tendencias Educativas, Universidad de Sevilla, Spain. Online.
  • Cavadas, B., & Linhares, E. (2021, April 08). Using a PBL approach to develop sustainability competencies in higher education students [Paper presentation] 3rd World Symposium on Sustainability Science and Research, Hamburg University of Applied Sciences, Germany.
  • Cavadas, B., Branco, N., Rézio, S., & Robert, J. (2021, 01 september). Using PBL as a context to identify preservice teachers’ integration performance of science and mathematics. [Paper presentation]. Fostering scientific citizenship in an uncertain world, ESERA 2021 (Online), University of Minho, Braga, Portugal. (certificado)
  • Cavadas, B., Branco, N., Rézio, S., & Robert, J. (2021, 09 september). Colaboração entre professores do Ensino superior e Inquiry Learning Spaces interdisciplinares [Paper presentation]. 11º Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias (Online), University of Lisbon, Lisbon, Portugal.
  • Cavadas, B., & Marisa, C. (2019). Teachers’ Conceptions about Innovative Learning Environments. Communication presented in SIIE2019: XXI International Symposium on Computers in Education (21-23 nov 219), In Polytechnic Institute of Tomar, Portugal.
  • Cavadas, B., Neusa, B., Lopes, N., & Dias, M. (2019). Relato de uma atividade interdisciplinar inclusiva sobre Educação Ambiental. Comunicação apresentada no VI Congresso Internacional Educação Inclusiva: olhares pelo caminho, que decorreu entre 24 e 26 de outubro 2019, na Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal.
  • Cavadas, B., & Correia, M. (2019). Ambientes Educativos Inovadores: Relato de um percurso de formação de professores. Comunicação apresentada no Congresso Internacional Profissionalidade Docente: Desafios na formação de professores, que decorreu nos dias 23 e 24 setembro 2019, no Instituto de Educação da Universidade Lusófona, Portugal.
  • Cavadas, B., & Santos, R. (2019). CreativeLab_Sci&Math: Estatísticas da frequência cardíaca. Comunicação apresentada no XVIII Encontro Nacional de Educação em Ciências& III International Seminar in Science Education, que decorreu de 05 a 07 setembro 2019, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal.
  • Pessoa, P., Sá-Pinto, X., & Cavadas, B. (2019). O conhecimento da seleção natural de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de estudantes em formação inicial de professores. Comunicação apresentada no XVIII Encontro Nacional de Educação em Ciências& III International Seminar in Science Education, que decorreu de 05 a 07 setembro 2019, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal.
  • Cavadas, B., Linhares, E., & Branco, N. (2019). Interdisciplinary lesson study about an inquiry of biodiversity through animal footprints. Comunicação apresentada no ICRE.19 Porto International Conference on Research in Education, que decorreu de 17 a 19 julho 2019, no Instituto Superior de Engenharia do Porto. Available here
  • Cavadas, B., & Correia, M. (2019). As implicações dos Ambientes Educativos Inovadores para as práticas dos professores. Comunicação apresentada no II Seminário Internacional Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Educativas, que decorreu nos dias 13 e 14 junho 2019, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.
  • Cavadas, B. (2019). A transposição didática da deriva dos continentes de Wegener para os manuais de ciências portugueses e espanhóis do século XX. Comunicação apresentada na 1.º Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino, que decorreu nos dias 30 e 31 maio e 01 junho de 2019, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
  • Guimarães, C., Maurício, D., Rosário, D., Alves, I., Dias, M., Santos, M. do P., Mota, M. L., José, M., Santos, N., Linhares, E., & Cavadas, B. (2019). Investigação sobre os hábitos alimentares de estudantes da Escola Superior de Educação de Santarém. Comunicação oral apresentada no I Congresso Internacional em Liter@cia para a Saúde, que decorreu de 16 a 17 maio 2019, na Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal.
  • Cavadas, B., & Sacramento, S. (2019). Mudanças nas conceções de estudantes do curso de Educação Básica sobre o sistema digestivo. Comunicação apresentada na VIII Conferência Internacional, Práticas e Contextos em Educação, que decorreu de 03 a 04 maio de 2019, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.
  • Cavadas, B., Martins. C., Linhares, E., Correia, M., Mestrinho. N., Branco, N., Santos, R., & Colaço, S. (2019). CreativeLab_Sci&Math: Inovação no ensino da matemática e das ciências. Conferência plenária apresentada no evento Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências_2019, que decorreu de 15 a 16 março 2019, na Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal.
  • Cavadas, B., Linhares, E., & Branco, N. (2019). Investigar as pegadas dos animais – Relato de uma experiência de formação de professores em Matemática e Ciências no 2.º ciclo do ensino básico. Comunicação apresentada no evento Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências_2019, que decorreu de 15 a 16 março 2019, na Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal.
  • Cavadas, B., & Linhares, E. (2018). CreativeLab_Sci&Math | Bad plastics. Oceanos livres de plástico: Participar na mudança. Comunicação apresentada no V Encontro Internacional da Casa das Ciências, que decorreu de 09 a 11 julho 2018, em Guimarães.
  • Cavadas, B., Mestrinho, N., & Mateus, O. (2018). Jurassic race: A collaborative pedagogical activity between palaeontologists, mathematics and science education teachers. Comunicação apresentada no XVI Annual Meeting of the European Association of Vertebrate Palaeontologists, que decorreu de 26 junho a 01 julho 2018 na Faculdade de Ciências Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa.
  • Mestrinho, N., & Cavadas, B. (2018). Innovation in teacher education: An integrative approach to teaching and learning science and mathematics. Comunicação apresentada no 2nd ICETIC (Innovative and Creative Education and Teaching International Conference), que decorreu de 20 a 22 junho 2018 na Faculdade de Educação da Universidade da Extremadura, Espanha.
  • Cavadas, B. (2018). CreativeLab_Sci&Math. Comunicação apresentada no painel "Cruzando perspetivas sobre Educação em Ciências para o tempo atual", no I Encontro Supervisão e Avaliação na Vida das Escolas, organizado pelo Instituto Politécnico de Castelos Branco e pela Associação Portuguesa de Educação em Ciências (APEduC), que decorreu de 08 a 09 junho 2018 na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
  • Cavadas, B., Mestrinho, N., Cunha, J., Sousa, M. C., & Laranjinha, R. (2018). CreativeLab_Sci&Math: A porosidade dos solos. Comunicação apresentada na Conferência Internacional Investigação e Práticas em Contextos de Educação, que decorreu de 04 a 05 maio 2018 na Escola Superior de Educação de Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.
  • Correia, M., & Cavadas, B. (2017). CreativeLab_Sci&Math. Teaching new ways of learning science & mathematics. Póster apresentado no SIIE-CIED 2017. XIX International Symposium on Computers in Education. VIII CIED Meeting – III International Meeting, que decorreu de 09 a 11 novembro 2017 na Escola Superior de Educação de Lisboa. Available here.
  • Cavadas, B. (2017). Criação, organização e currículos de formação de educadores e professores da Escola Superior de Educação de Santarém (1979 – 2016). Comunicação apresentada no Congresso Internacional O tempo dos Professores, que decorreu de 28 a 30 setembro 2017 na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.
  • Cavadas, B. & Mestrinho, N. (2017). A medida do tempo geológico. Comunicação apresentada no XVII ENEC 2017 / I SIEC: Educação em Ciências em múltiplos contextos, que decorreu de 14 a 16 setembro 2017, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
  • Mestrinho, N., & Cavadas, B. (2017). Corrida no Jurássico – Uma experiência didática interdisciplinar. Comunicação apresentada no IV Encontro Internacional da Casa das Ciências, que decorreu de 10 a 12 julho 2017, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
  • Cavadas, B., & Mestrinho, N. (2017). Uma experiência de inquiry no ensino da matemática e das ciências naturais. Comunicação apresentada no II Encontro Internacional de Formação na Docência, que decorreu de 05 a 06 maio 2017, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança.
  • Cavadas, B. (2016). Os programas de Ciências Naturais da 1.ª República. XI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Investigar, intervir e preservar: Caminhos da História da Educação Luso-Brasileira. Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal, 20 a 23 junho 2016
  • Cavadas, B., & Branco, N. (2016). Avaliação na prática de ensino supervisionada em matemática e ciências naturais do 2.º CEB: contributos da observação de aulas. In C. Mesquita, M. V. Pires & R. P. Lopes (Eds.) Livro de resumos do 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE). Bragança, Portugal: Instituto Politécnico de Bragança. http://hdl.handle.net/10198/11434
  • Farinha, B., Gonçalves, C., Vasques, D., Silva, E., Costa, V., & Cavadas, B. (2015). O que faz bem e o que faz mal aos dentes? As ideias das crianças do jardim-de-infância sobre a saúde oral. I Congresso Internacional de Investigação em Saúde da Criança “Refletir o presente … projetar o futuro”. Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho, Braga, Portugal, de 19 a 20 novembro 2015. Available here.
  • Linhares, E., Cavadas, B., Coelho, A., Freitas, L., Batista, M, Petra, F., & Pedro, S. (2015). A problemática da poluição da água: a visão de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. III Congresso Internacional de Educação Ambiental dos países e comunidades de língua portuguesa. Torreira (Murtosa), Portugal, de 08 a 11 julho 2015
  • Linhares, E., Cavadas, B., Lopes, A. R., Esteves, J., Quitério, C, & Gomes, M. C. (2015). Conceções sobre o ciclo natural e urbano da água de futuros professores e educadores. III Congresso Internacional de Educação Ambiental dos países e comunidades de língua portuguesa. Torreira (Murtosa), Portugal, de 8 a 11 julho 2015.
  • Cavadas, B. (2015). The transition of Portuguese science textbooks from dictatorship to democracy: From textbooks to memorize to textbooks that stimulate reflection. International Symposium Education in Periods of Political Transition, in Centro Internacional de la Cultura Escolar (CEINCE). Berlanga de Duero, Soria, Spain, from 13 to 15 april 2015.
  • Cavadas, B., & Linhares, E. (2013). A elaboração de pósteres como método de iniciação à investigação na formação inicial de professores de educação básica. Comunicação apresentada no II Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente e Formação: Políticas, práticas e investigação: pontes para a mudança. (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto,1 – 3 de novembro de 2013). Available here.
  • Cavadas, B., & Linhares, E. (2013). Sai da concha e investiga caracóis. Comunicação apresentada no Workshop “Actively learning evolution: methods and resources” do XIV Congress of the European Society for Evolutionary Biology realizado de 19 a 24 de agosto 2013. (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa).
  • Cavadas, B., Linhares, E., Pires, F., Blindorro, J., Comes, M., Clemente, R., & Santos, S. (2013). Conceções dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre a origem das espécies. Póster apresentado no Workshop “Actively learning evolution: methods and resources” do XIV Congress of the European Society for Evolutionary Biology realizado a 19 de agosto 2013. (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa). Available here.
  • Cavadas, B., & Freitas, A. (2012). A discussão em torno dos manuais escolares nos Congressos Pedagógicos do Ensino Secundário Oficial (1927-1931). Comunicação apresentada no IX Congresso Luso-brasileiro de História da Educação, dedicado ao tema Rituais, Espaços e Patrimónios Escolares, que decorreu entre 12 e 15 de julho (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; Lisboa).

Communications at national events

  • Cavadas, B., & Mestrinho, N. (2021, September 07). A colaboração entre professores de matemática e ciências na abordagem STEM [Plenary conference]. Encontro Regional de Professores de matemática (online), Núcleo do Algarve da Associação de Professores de matemática, Agrupamento de Escolas Dra. Laura Ayres, Quarteira, Portugal.
  • Cavadas, B., & Santos, R. (2021, July 17). Missão a exoplanetas: uma proposta STEM para a formação de professores de Ciências e Matemática [Conference presentation]. I Conferência Nacional Educação STEM (online), Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal.
  • Cavadas, B., & Mestrinho, N. (2021, July 16). Demonstrações interativas de atividades STEM [Conference presentation]. I Jornadas Academi@ STEM Mangualde (online), Academia STEM Mangualde, Edufor, Mangualde, Portugal.
  • Branco, N., & Cavadas, B. (2021, July 15). Práticas de ensino online em Ciências Naturais e Matemática no 2.º ciclo em contexto de estágio [Paper presentation]. 10.º Seminário de Matemática e Ciências Naturais. Inovação, Tecnologia e Currículo (online), Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal.
  • Branco, N., & Cavadas, B. (2021, July 3). O conhecimento de futuras professoras de 2.º ciclo sobre o pensamento dos alunos em matemática numa proposta de trabalho interdisciplinar com as ciências [Paper presentation]. XXXI Seminário de Investigação em Educação Matemática – SIEM (online), promovido pela Associação de Professores de Matemática, Santarém, Portugal.
  • Mestrinho, N., & Cavadas, B. (2021, July 02). Percursos da interdisciplinaridade [Conference with discussion]. XXXVII ProfMat. Encontro Nacional de Professores de Matemática, Associação de Professores de Matemática (online), Portugal.
  • Cavadas, B., & Branco, N. (2019). Sensibilizar para a sustentabilidade: uma experiência sobre a política dos 3R com estudantes com dificuldades intelectuais na Escola Superior de Educação de Santarém. Comunicação apresentada no XXVII Colóquio da AFIRSE Portugal “Educação e Bem-estar”, que ocorreu nos dias 30 e 31 de janeiro e 01 fevereiro de 2020, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
  • Cavadas, B., & Sá-Pinto, X. (2019). Conceptions of Portuguese teacher education students about evolution and the origin of life. Comunicação apresentada no XV Encontro Nacional de Biologia Evolutiva, que decorreu de 14 a 15 novembro de 2019 no CIIMAR, Porto Leixões Cruise Terminal (Matosinhos).
  • Cavadas, B., & Mestrinho, N. (2019). Integração da matemática e das ciências através da Rede Curricular Interdisciplinar. Comunicação apresentada no Colóquio CIDInE: Inovação em educação: balanços e perspetivas futuras, que decorreu de 25 a 26 de outubro 2019, na Escola Superior de Educação de Santarém, no Porto.
  • Mancas, M., Delgado, J., Halchenko, V., Durão, C., Cavadas, B., Mestrinho, N., & Laranginha, R. (2019). Predação jurássica. Comunicação apresentado no Congresso Cientistas de Palmo e Meio, que decorreu no dia 08 de outubro de 2019, na Escola Básica de Alcanede, em Santarém.
  • Cavadas, B., & Mestrinho, N. (2019). Práticas interdisciplinares em matemática e ciências. Comunicação com discussão apresentada no XXXV ProfMat e XXX SIEM, que decorreu de 10 a 13 de julho 2019, na Escola Secundária Amato Lusitano, em Castelo Branco.
  • Cavadas, B., & Mestrinho, N. (2019). Rede curricular interdisciplinar: uma abordagem à integração curricular no ensino superior. Comunicação apresentada no 6.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES.19), que decorreu nos dias 11 e 12 de julho 2019, no Instituto Politécnico de Santarém.
  • Cavadas, B., & Mestrinho, N. (2019). Utilização das tecnologias e metodologias ativas. Participação num painel do 8.º Seminário de Matemática e Ciência Experimenta. Metodologias ativas, desafios e interpelações, que decorreu no dia 09 de julho de 2019, na Escola Superior de Educação de Lisboa.
  • Branco, N., & Cavadas, B. (2019). Investigar as pegadas dos animais. Relato de uma experiência de Estudo de Aula na formação de professores em Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Comunicação apresentada no II Seminário sobre Estudos de Aula, que decorreu no dia 06 de junho de 2019, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
  • Cavadas, B., & Linhares, E. (2019). CreativeLab_Sci&Math | Bad plastics: Empowerment de crianças sobre a problemática dos plásticos nos oceanos. Comunicação apresentada no I Encontro Temático da Casa das Ciências: A água – Um tema transversal, que decorreu de 11 a 12 abril de 2019, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
  • Sá-Pinto, X.,Pessoa, P., Cavadas, B., Nogueira, T., Pinto, A., Bernardino-Lopes, J., Realdon, G.,Mavrikaki, E.(2019). A evolução nas aprendizagens essenciais do 1º CEB.Comunicação apresentada no 1.º Seminário – O 1.º Ciclo do Ensino Básico: Que identidade(s)? Currículo, Práticas e Formação Docente, que decorreu de 10 a 11 de abril de 2019, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal.
  • Cavadas, B., & Mestrinho, N. (2019). CreativeLab_Sci&Math: A interdisciplinaridade entre as ciências e a matemática na formação inicial de professores. Comunicação apresentada no Matemática e História da Matemática, que decorreu no dia 23 de fevereiro de 2019, na Escola Superior de Educação do Instituto Piaget.
  • Cavadas, B., & Branco, N. (2019). Ambientes educativos inovadores na formação inicial de professores da Escola Superior de Educação de Santarém. Comunicação apresentada no XXVI Colóquio da AFIRSE Portugal, que ocorreu nos dias 31 de janeiro e 01 e 02 fevereiro de 2019, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
  • Cavadas. B., & Mestrinho, N. (2018). Changing teaching in mathematics and science: The didactical approach of CreativeLab_Sci&Math. Comunicação apresentada no SATHE 2018 | Ensino Superior: O clube dos Poetas vivos, que decorreu de 24 a 26 outubro 2018, no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Instituto Politécnico de Coimbra.
  • Cavadas. B., & Mestrinho, N. (2018). CreativeLab_Sci&Math: Inovação no ensino da matemática e das ciências físico-naturais na formação inicial de professores. Sessão plenária apresentada no 7.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais. Metodologia de trabalho de projeto: potencialidades e desafios, do JI ao 2.º ciclo, que decorreu no dia 12 julho 2018, na Escola Superior de Educação de Lisboa.
  • Branco, N., & Cavadas, B. (2018). Ambientes inovadores de aprendizagem na formação de professores/educadores. Comunicação oral apresentada no Encontro Flexibilidade Curricular- Uma escola em mudança, que decorreu no dia 02 julho 2018, na Escola Secundária Sá da Bandeira.
  • Cavadas. B., & Mestrinho, N. (2018). CreativeLab_Sci&Math: Relato de uma metamorfose da prática letiva na formação inicial de professores. Comunicação oral apresentada no I Encontro de Educação “Metamorfose – A emoção como impulso de inovação, aprendizagem e criatividade”, que decorreu no dia 27 junho 2018, no Município da Chamusca.
  • Cavadas. B., Linhares, E., Mestrinho, N., Correia, M., & Santos, R. (2018). CreativeLab_Sci&Math: Inovação no ensino da Matemática e das Ciências Físico-Naturais. Comunicação oral apresentada no II Encontro a formação de educador@as e professor@as da UniverCidade de Évora, que decorreu de 22 a 23 fevereiro 2018, no Colégio Espírito Santo da Universidade de Évora.
  • Mestrinho, N., & Cavadas. B. (2017). CreativeLab_Sci&Math. Comunicação oral apresentada no painel plenário do XX Encontro Nacional da Associação de Professores de Matemática, subordinado ao tema A Matemática nos primeiros anos, que decorreu de 03 a 04 novembro 2017, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
  • Cavadas, B., & Mestrinho, N. (2017). Sementes criativas. Comunicação oral apresentada no 6.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais. Criatividade em Educação, que decorreu a 04 julho 2017, na Escola Superior de Educação de Lisboa.
  • Costa, A. L., Cipriano, E., Silva, J. F., Inácio, J., Bettencourt, M., & Cavadas, B. (2016). As estratégias utilizadas pelas educadoras para dinamizar a literatura infantil. Póster apresentado no Congresso Língua e Cultura Portuguesas. Memória, Inovação e Diversidade que decorreu entre 18 e 19 novembro 2016 na Universidade Lusófona.
  • Cavadas, B. (2016). Inquiry in science textbooks. 7.º Colóquio Internacional Manuais Escolares e Atividades. Universidade Lusófona, Lisboa, 15 julho 2016.
  • Cavadas, B., & Mestrinho, N. (2016). Project Inquiry in Science & Mathematics: Creative seeds, presented in Atelier of Practice Based Research Projects, promoted by Program for Modernization and Valorization of Polytechnics (Ministry of Science, Technology and High Education). that occurred, in School of Tourism and Maritime Technology, Peniche, Portugal. from 12 to 13 July 2016
  • Cavadas, B., & Mestrinho, N. (2016). Projeto Inquiry in Science & Mathematics: Creative seeds. Projeto apresentado no #V Artibytes: Ideas to re(use), secção E. Educação e Formação, que decorreu a 31 maio 2016 na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém.
  • Cavadas, B. (2015). As aulas abertas como forma de comunicação científica em saúde. Póster apresentado no Congresso de Comunicação de Ciência SciCom 15. Centro Cultural de Lagos.que decorreu entre 28 e 30 maio 2015 no
  • Cavadas, B., Galinha, S., Madeira, A. R., Pardal, A. S., Cardoso, A., Sobral, J., & Faria, M. (2015). As estratégias utilizadas por professores e educadores para prevenir comportamentos de indisciplina. Póster apresentado na Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação que decorreu entre 08 e 09 maio 2015 na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.
  • Tavares, M., Libânio, S., Valadas, S., Rebelo, S., Cavadas, B., & Galinha, S. (2015). Conceções dos alunos do 1.º CEB sobre a segurança rodoviária dos peões e ciclistas. Póster apresentado na Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação que decorreu entre 08 e 09 maio 2015 na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria
  • Amaral, C., Chipenda, C., Carvalho, S., Ferreira, S., Linhares, E., & Cavadas, B. (2014). Sexualidade e contraceção: crenças e atitudes de alunos do 6.º ano de escolaridade. Comunicação apresentada no Congresso da UIIPS “Investigação, Inovação e Tecnologia: novos desafios” (Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Santarém, 6 e 7 de fevereiro de 2014).
  • Vilhena, A. R., Correia, I., Borges, J., Rosa, S., Cavadas, B., & Linhares, E. (2014). Conceções das crianças do jardim-de-infância sobre os órgãos dos sentidos. Póster apresentado no Congresso da UIIPS “Investigação, Inovação e Tecnologia: novos desafios”, que decorreu nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2014, na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Santarém, Santarém.
  • Cavadas, B., & Linhares, E. (2013). O processo tutorial e as competências investigativas na formação inicial de estudantes da licenciatura em Educação Básica. XX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE. Formação Educacional: Investigação Educacional sobre teorias, políticas e práticas. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
  • Felizardo, A., Bento, J., Noné, L., Conde, M. & Cavadas, B. (2013). As conceções dos alunos do 1.º CEB sobre a Roda dos Alimentos. Póster apresentado na Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação que decorreu entre 10 e 11 maio 2013 na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Available here.
  • Mimoso, A., & Cavadas, B. (2013). O ensino da língua portuguesa e da biologia nos Congressos Pedagógicos do Ensino Secundário Oficial (1927-1931). Comunicação apresentada no Seminário História das Disciplinas Escolares que se realizou a 11 de maio 2013. (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa).
  • Mimoso, A., & Cavadas, B. (2013). Revisitar o ensino da língua e literatura portuguesa. O pensamento pedagógico dos docentes participantes nos Congressos Pedagógicos do Ensino Secundário Oficial (1927-1931). Comunicação apresentada no III Encontro Internacional do Português. III Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa. (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém; Santarém).

Other publications

  • Cavadas, B., & Correia, M. (2019). Teachers’ Conceptions about Innovative Learning Environments. 2019 International Symposium on Computers in Education (SIIE). IEEE Xplore. Retrieved from Available here.
  • Cavadas, B., & Mestrinho, N. (2019). Ensinar matemática numa perspetiva interdisciplinar. Educação e Matemática, 154 (Editorial). Available here.
  • Cavadas, B., Linhares, E., Martins, M. C., Correia, M., Mestrinho. N., Branco, N., Santos, R. & Colaço, S. (2019). Edição do número especial da revista Interações, 15(50). Available here.
  • Linhares, E., & Cavadas, B. (2018). Bad Plastics: Oceanos livres de plástico: Participar na mudança. Publicado no portal da Casa das Ciências. Available here.
  • Cavadas, B. (2017). Tectónica de Placas (CreativeLab_Sci&Math). Inquiry que visa a exploração da dinâmica da litosfera através de um recurso educativo digital: a aplicação Plate Tectonics do projeto PhET Interactive Simulations of the University of Colorado Boulder. publicado no portal da Casa das Ciências. Available here.
  • Cavadas, B. (2013). À descoberta da água no Parque das Nações. Documento de introdução às ciências para o 1.º CEB publicado no portal da Casa das Ciências. Available here.