Publications

Articles in international journals

  • Galego, C. (2016). Políticas Educativas e Ensino Superior: análise da internacionalização no contexto de trabalho da profissão académica em Portugal. RIESup – Revista Internacional de Ensino Superior, 1, (II), 10-30. doi: https://doi.org/10.22348/riesup.v2i1.7528
  • Galego, C. e Gomes, A. A. (2005). Emancipação, Ruptura e inovação: o «focus groups» como instrumento de investigação. Revista Lusófona de Educação, 5, 173-184.

Articles in national journals

  • Gomes, A. A. & Galego, C. (2006). Emancipação, ruptura e inovação: O focus group como instrumento de investigação. Educação & Linguagem, 13, 196-209.2005

Books

  • Galego, C. (Ed.) (2020). Profissionalidade Docente Desafios na Formação de Professores. Atas do Congresso Internacional Projeto T0-INN. Edições Universitárias Lusófonas.
  • Galego, C., Ricardo, M. M. C. &, Teodoro, A. (Org.) (2018). A Educação Comparada para além dos números: contextos locais, realidades nacionais e processos transnacionais. Lisboa: Edições Lusófonas.
  • António, A. S.; Estrela, E.; Galego, C. & Teodoro, A. (Eds.) (2009). Educando o Cidadão Global: Globalização, Educação e Novos Modos de Governação. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. ISBN 978 972 8881 63 4 (eBook)

Book chapters

  • Teodoro, A., Galego, C., & Fraga, N. (2019). Teaching Comparative Education in Portugal. In M. Peters (Ed.), Encyclopedia of Teacher Education (1-4). Springer Singapore. https://doi.org/10.1007/978-981-13-1179-6_312-1 SPI 1
  • Galego, C., & Teodoro, A. (2019). Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. In A. Montané-Lopez, & I. Calduch (Eds.), Dimensión social. Datos sociodemográficos, datos universitarios, ámbito motivacional, vida y participación académica y social de los estudiantes de Educación (140-184). Institut de Creativitat i Innovacions Educatives de la Universitat de València.
  • Galego, C. (2018). Políticas educativas e ensino superior. A análise da internacionalização no contexto de trabalho da profissão académica em Portugal. In A. Teodoro (Ed.), O outro lado do espelho: percursos de investigação (CeiED 2013-2017) (pp.155.175). Lisboa: Edições Universitárias Lusófona.
  • Teodoro, A., Galego, C. &, Pires, C. G. (2018). Educación Superior y Formación del profesorado. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Alejandra Montané López (Coord.), Educación Superior y Formación del profesorado: Governaza y Política, dimension social, pertinencia curricular e innovación docente (1126-1154). Valencia: Institut de Creativitat i Innovacions Educatives de la Universitat de València.
  • Teodoro, A., & Galego, C. (2018). Universidade Lusofona de Humanidades Tecnologias. In A. Montané-Lopez (Ed,), Educación Superior y Formación del Profesorado: Gobernanza y Política Social, Pertinencia Curricular e Innovacíon Docente (1142-1169). Institut de Creativitat i Innovacions Educatives de la Universitat de València.
  • Galego, C., & Pires, C. G. (2017). Construção do Espaço Europeu de Ensino Superior: os sistemas de avaliação e a profissão académica em Portugal e Espanha. In A. A. Fávero, & G. Tauchen (orgs.), Avaliação do Ensino Superior: perspectivas mundiais (Vol.1) (65-84). Editora CRV. DOI:10.24824/978854441722.5

Communications at international events

  • Santiago, C. F. M., & Galego, C. (2021, 12-15 dezembro). Evasão no curso de graduação em Gastronomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro: contributos weberianos para a compreensão do fenómeno. Congresso Internacional “Paulo Freire: Um Centenário de Atualidade” online.
  • Galego, C. (2021, 1 outubro). Investigação e ensino no atual contexto das universidades. (Oradora convidada- Mesa 22 – Pesquisa Científica e Sociedades). 15º Congresso de Programa de Pesquisas Globais e 6º Congresso Internacional NUTECA. Fundação Hermínio Ometto, Brasil, online.
  • Dantas, L., Galego, C. Koppe, B., Almeida, E., Gonçalves, M. N., & Brás, J. (2021, 18-20 outubro). Ensino de língua materna e desenvolvimento de competências. Uma análise comparada de programas de ensino de 6 países [Sessão paralela]. 4th WCCES Symposium | Virtually through Zoom. final_detailed_schedule_v5.pdf (theworldcouncil.net)
  • Galego, C. (2021, 15-17 setembro). O lugar da Educação Comparada em Portugal: análise da investigação produzida e publicada em revistas científicas das ciências sociais. XIV Congresso Luso-Afro-Brasileiro 2021, online. https://ailpcsh.org/conlab2020
  • Galego, C., Dantas, L., Koppe, B., Almeida, E. S., Gonçalves, M. N. & Brás, J. (2021, 2-3 setembro). Skills and Curricular Programs: a Comparative Analysis of Mother Tongue Programs in the Last Year of Secondary School in Six Countries. ECER 2021, Genève, online. https://eera-ecer.de/ecer-programmes/conference/26/contribution/51567/
  • Dantas, L., Galego, C., Koppe, B., Almeida, E. S., & Brás, J. (2021, 5-6 julho). How can mother language teaching contribute to the development of 21st century skills? EDULEARN21 |13th annual International Conference on Education and New Learning Technologies, Spain, online. https://iated.org/conferences
  • Galego, C., Dantas, L., Koppe, B., Brás, J. & Almeida, E. S. (2021, 5-6 julho). Promoting skills through mother language teaching: a comparative curricular analysis of skills development models in secondary school in six countries. EDULEARN21 |13th annual International Conference on Education and New Learning Technologies, Spain, online. https://iated.org/conferences
  • Dantas, L., Galego, C. Koppe, B., Almeida, E. S., Gonçalves, M. N. & Brás, J. (2021, 11-14 março). Mother language teaching and skills development: an analysis of the curricula of the last year of secondary education in European countries and Brazil. EDUCATIONCONF | 3rd International Conference on Advanced Research in Education, online.
  • Galego, C. & Teodoro, A. (2020, Apr 17 – 21) Comparative Education in Graduate and Postgraduate Courses Programs in Portugal [Symposium]. AERA Annual Meeting San Francisco, CA Disponível aqui. (Conference Canceled)
  • Galego, C. (2020, novembro, 24-25). O impacto da pandemia no ensino superior [Conferencista]. Seminário Virtual – Gestão do trabalho em tempos de pandemia. Rio de Janeiro, Brasil. https://sites.google.com/view/seminariovirtual-gttp
  • Galego, C., Canário, S., & Teodoro, A. (2019, setembro, 3-6). PISA and Literacy Concept: Analyse of the Centrality of Literacy as the Main Operative Concept in Student Assessment [Apresentação em conferência]. ECER 2019 | Education in an Era of Risk – the Role of Educational Research for the Future. Hamburg, Alemanha. https://eera-ecer.de/previous-ecers/ecer-2019-hamburg/
  • Galego, C. (2019, setembro, 23-24). A dimensão social da educação superior na formação docente [Apresentação em painel]. Congresso Internacional Profissionalidade Docente Desafios na Formação de Professores. Lisboa Portugal. https://www.ceied.ulusofona.pt/pt/congresso-internacional-profissionalidade-docente-desafios-na-formacao-de-professores/
  • Rodrigues, P. H. M., & Galego, C. (2018, janeiro 29-31). As representações sociais emergentes nas narrativas de professores universitários: um modelo de intervenção na educação superior privada [Apresentação em conferência]. II Conferência Internacional de Educação Comparada: O Professor do Século XXI em perspetiva comparada: Transformações e Desafios para a construção de sociedades sustentáveis, Funchal-Madeira, Portugal. https://ciec2018.site123.me/
  • Galego, C. (2018, janeiro 29-31). Reconfiguração da profissão académica em Portugal e Espanha: do professor que investiga ao investigador que ensina [Apresentação em conferência]. II Conferência Internacional de Educação Comparada: O Professor do Século XXI em perspetiva comparada: Transformações e Desafios para a construção de sociedades sustentáveis, Funchal-Madeira, Portugal. https://ciec2018.site123.me/
  • Galego, C. (2017, junho, 21-23). Políticas Educativas e a Internacionalização da Universidade: estratégias e desafios institucionais [Apresentação em Mesa Temática]. V Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, III Encontro de Políticas e Processos de Educação Superior e a XI Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Catarina, Brasil. http://coral.ufsm.br/seminariopoliticasegestao/2017/?page_id=17
  • Galego, C. (2017, maio, 24-27). Sistemas de avaliação e acreditação da educação superior: modalidades e tendências. As experiências do Brasil, Colômbia, Portugal e Uruguai [Coordenação e apresentação em Mesa Temática]. 2º Congresso Ibero-americano de Educação Comparada e do 7º Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Educação Comparada, com o tema Processos e Efeitos nas Políticas, Metodologias e Práticas da Educação. João Pessoa-Paraíba, Brasil. http://www.educacaocomparada.com.br/
  • Galego, C. (2016). Academic Profession in the EHEA context: academic freedom and production of knowledge in Portugal and Spain. Comunicação apresentada na 29ª Conferência anual do Consorcio de Investigadores em Educação Superior (CHER), com o tema The University as a Critical Institution? Universidade de Cambridge-Queens College, de 5-7 setembro.
  • Galego, C. (2016). A profissão académica na Europa: da alta formação e qualificação para a precarização do trabalho académico. Coordenação e apresentação de mesa temática com o mesmo título na 1ª Conferência Internacional da SEC-SPCE, com o tema Educação Comparada para além dos números: contextos locais, realidades nacionais e processos transnacionais. Centro Cultural de Belém/ULHT, de 25-27 de janeiro.
  • Galego, C. (2014). A europeização da educação superior e a construção do Espaço Europeu de Educação Superior: contexto, percurso e mecanismos. Comunicação apresentada no XIV Congreso Nacional y Iberoamericano de Educación Comparada – Educación, Supranacionalidade y Ciudadanía. Educación de ciudadanos en contextos supranacionales: aportaciones desde la Educación Comparada. Madrid, Espanha, 18-21 de novembro.
  • Galego, C., & Teodoro, A. (2014). National Educational Systems and Academic Profession: Portuguese and Spanish Cases. Comunicação apresentada no XVIII ISA World Congress of Sociology – Facing an Unequal World: Challenges for Global Sociology. Yokohama, Japão, 13-19 de julho.

Communications at national events

  • Santiago, C. F. M., & Galego, C. (2021, 16-17 abril). Evasão no curso de graduação em Gastronomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro: contributos weberianos para a compreensão do fenómeno. V Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, online. https://enjie.pt/2021/
  • Santiago, C. F. M., & Galego, C. (2020, julho 22-24). Causas de evasão no curso de graduação em gastronomia na Universidade Federal do Rio de Janeiro: percepções do aluno evadido [Apresentação em conferência]. 10º Encontro de Investigadores CeiED, Lisboa, Portugal. https://www.ceied.ulusofona.pt/pt/10o-encontro-de-investigadores-do-ceied/
  • Braça, A. F., & Galego, C. (2020, julho 22-24). Orçamento geral do estado da educação em Angola: impacto no desenvolvimento da educação no ensino geral no município do Huambo de 2012-2015 [Apresentação em conferência]. 10º Encontro de Investigadores CeiED, Lisboa, Portugal. https://www.ceied.ulusofona.pt/pt/10o-encontro-de-investigadores-do-ceied/
  • Amorin, A., & Galego, C (2020, fevereiro 8-9). Educação profissional: intervenção social e a condições de vulnerabilidade [Apresentação em conferência]. IV ENJIE – IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, Évora, Portugal. https://enjie.pt/2020/index.php/iv-enjie/
  • Amorin, A., & Galego, C (2020, fevereiro 8-9). Evasão escolar profissionalizante: educação social e condições de vulnerabilidade dos cursos Técnicas em segurança do trabalho e Técnico em enfermagem do Instituto Federal de Pernambuco [Apresentação em conferência]. IV ENJIE – IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, Évora, Portugal. https://enjie.pt/2020/index.php/iv-enjie/
  • Galego, C. (2017, junho, 21-23). Políticas Educativas e a Internacionalização da Universidade: estratégias e desafios institucionais [Apresentação em Mesa Temática]. V Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, III Encontro de Políticas e Processos de Educação Superior e a XI Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Catarina, Brasil. http://coral.ufsm.br/seminariopoliticasegestao/2017/?page_id=17
  • Rodrigues, P. H. M., & Galego, C. (2017, junho, 2-3). Empoderamento de aluno em sua formação no contexto de instituições de ensino superior privadas no Brasil e em Portugal [Apresentação em conferência]. II ENJIE 2017 – II Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação. Minho, Portugal. http://eventos.ciec-uminho.org/enjie/
  • Galego, C. (2016). Educação comparada e seus dilemas. Comunicação integrada na Mesa Redonda com o título A Educação Comparada: debates, agendas e perspetivas, apresentada no XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, sob a temática Fronteiras, Diálogos e Transições. Viseu: Escola Superior de Educação, de 6-8 de outubro.
  • Galego, C. (2015, novembro). Processo de Bolonha e a Construção do Espaço Europeu de Educação Superior: experiências vividas e narradas por professores universitários. Comunicação apresentada no Congresso O Ensino Superior Pós Bolonha. Tempo de Balanço, Tempo de Mudança. Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra.
  • Galego, C. (2015, junho). A Universidade e os desafios da profissão académica em Portugal e Espanha: vozes vividas, vozes sentidas em tempos de crise. Comunicação apresentada no Simpósio I – Crise, Austeridade e Educação: análise das consequências e antecipação de alternativas, da I Conferência Ibérica de Sociologia da Educação. A Educação na Europa do Sul: Constrangimentos e desafios em tempos incertos. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Other publications

  • Santiago, C. F. M., & Galego, C. (2020). Causas de evasão no curso de graduação em gastronomia na Universidade Federal do Rio de Janeiro: percepções do aluno evadido. In V. Rosa, & L. Dantas (Eds.), Livro de Ata do 10º Encontro de Investigadores CeiED: A ciência em tempos de turbulência: cidade, memória, educação (p.72-74). Edições Universitárias Lusófonas.
  • Braça, A. F., & Galego, C. (2020). Orçamento geral do estado da educação em Angola: impacto no desenvolvimento da educação no ensino geral no município do Huambo de 2012-2015. In V. Rosa, & L. Dantas (Eds.), Livro de Ata do 10º Encontro de Investigadores CeiED: A ciência em tempos de turbulência: cidade, memória, educação (p.59-62). Edições Universitárias Lusófonas.
  • Rodrigues, P. H. M., & Galego, C. (2017). Empoderamento de aluno em sua formação no contexto de instituições de ensino superior privadas no Brasil e em Portugal. In G. S. de Carvalho, & M. de L. Dionísio (Orgs.), II ENJIE – II Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação | Livro de Resumos (301-305). Universidade do Minho | Instituto de Educação.
  • Galego, C. &, Teodoro, A. (2016). 1ª Conferência SPCE-SEC A Educação Comparada para além dos números: contextos locais, realidades nacionais, processos transnacionais (Reseña). Revista Latinoamericana de Educación Comparada, 9, pp. 104-107.
  • Galego, C. et al (2016). Educação 2016: transição e expectativas (Relatório). Lisboa: Op-Edu.
  • Galego, C. et al (2015). Menos Estado Social, uma Escola mais Desigual – 2015 (Relatório). Lisboa: OP-EDU.
  • Galego, C. (2015). A Universidade e os desafios da profissão académica em Portugal e Espanha: vozes vividas, vozes sentidas em tempos de crise. In M. G. Alves, L. L. Torres, B. Dionísio &, P. Abrantes (Orgs.). A Educação na Europa do Sul: Constrangimentos e desafios em tempos incertos. Lisboa: FCSH/UNL.
  • Galego, C. & Teodoro, A. (2014). Sistemas de Educação Nacional e a profissão académica em universidades públicas: os casos de Portugal e Espanha. Comunicação apresentada no V Encontro de Investigadores do CeiED. (Lisboa: ULHT 4 de Julho).
  • Galego, C, (2014). Profissão Académica e o contexto e condições de investigação em Portugal: encruzilhada de um futuro incerto. Ensino Superior – Revista SNESup, nº 50, 28 – 38.